De olho no Chelsea: Treino do Palmeiras é focado na parte tática e nas bolas paradas

Atletas durante treino do Palmeiras no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi-EAU.
Fabio Menotti

Após testar negativo para Covid-19, Vinicius foi a novidade no treino do Palmeiras

Nesta quinta-feira, no Zayed Sports City Stadium, o técnico Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram mais uma sessão de treinamentos visando à decisão do Mundial de Clubes, contra o Chelsea – o treino do Palmeiras durou cerca de uma hora e meia.

Na primeira parte do treinamento, o foco foi a parte tática. A comissão técnica separou o grupo em duas equipes e passou orientações sobre posicionamentos e as movimentações que fazem parte do plano para o duelo diante dos ingleses.

Na sequência, o elenco praticou algumas jogadas de bola parada e realizou atividade técnica em campo reduzido, com o intuito de aprimorar a posse de bola, trocas de passes e finalizações.

O goleiro Vinicius Silvestre, que havia testado positivo para a Covid-19 na chegada a Abu Dhabi, voltou a treinar ao lado dos companheiros após seus novos exames apontarem um resultado negativo para a doença. Por ter sido infectado com o vírus, o arqueiro foi cortado da lista de inscritos e Mateus, do Sub-20, entrou no seu lugar.

Danilo concede entrevista após treino do Palmeiras

Atletas durante treino do Palmeiras no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi-EAU.
Fabio Menotti

Destaque do Verdão e com seu contrato renovado até o final de 2026, o meio-campista Danilo falou com a TV Palmeiras/FAM após as movimentações em campo e projetou a final contra os ingleses.

“Enfrentar um time da Europa é outro estilo de jogo, eles tem jogadores de alto nível. O Chelsea é um time que gosta de ter a bola, os laterais apoiam bastante. Mas como o Abel fala, o maior desafio está dentro de nós. Fizemos um bom treino hoje e acredito que vamos surpreender o Chelsea. Vamos em busca desse título”, declarou o atleta de 20 anos.

Amanhã, às 11h do horário de Brasília, o Palmeiras fará o último treinamento antes da decisão; a atividade acontecerá no estádio da final, o Mohammed Bin Zayed. Em seguida, Abel Ferreira e Gustavo Gómez concederão entrevista coletiva.

Vinicius testa novamente positivo para Covid-19; Mateus é convocado e deve chegar a Abu Dhabi no final de semana

Vinicius Silvestre durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

De acordo com o Palmeiras, Vinicius está assintomático e isolado do restante do elenco

O goleiro Vinicius Silvestre realizou, nesta sexta-feira, o teste de contraprova para Covid-19 e seu exame apontou novamente positivo. O camisa 1 havia sido diagnosticado com o vírus na chegada do Palmeiras a Abu Dhabi, cidade onde a equipe disputará o Mundial de Clubes.

De acordo com o clube, o goleiro está assintomático e isolado do restante da delegação. Vinicius esperava o resultado do teste para saber se poderia ser reintegrado ao elenco, mas diante do resultado positivo, o jogador não será inscrito no torneio.

Os demais atletas e colaboradores do clube também realizaram o teste, porém todos os exames deram negativo e eles seguirão na preparação. Vinicius é o terceiro jogador do elenco palmeirense a ser infectado pela doença nos últimos dias. Pouco antes da equipe embarcar para Abu Dhabi, Piquerez e Gabriel Veron testaram positivo e ainda aguardam para saber se poderão viajar.

Com Vinicius fora, Mateus é convocado

Mateus do Sub-20 do Palmeiras, durante entrevista coletiva na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Sem poder contar com a presença de Vinicius na lista de inscritos, o arqueiro Mateus, campeão da Copinha pelo time Sub-20, foi convocado e deve chegar a Abu Dhabi no final de semana.

O regulamento do Mundial de Clubes obriga o clube a inscrever três goleiros no torneio. Mateus se juntará a Weverton e Marcelo Lomba – o Palmeiras deve encaminhar a relação dos inscritos até o dia 6, domingo.

O Palmeiras estreia na competição na terça-feira, contra Monterrey-MEX ou Al Ahly-EGI. O duelo está marcado para ocorrer às 13h30 (horário de Brasília), no Al Nahyan Stadium.

Novamente titular, Vinicius Silvestre despista sobre ser o 2º goleiro do Palmeiras

Vinicius Silvestre durante partida do Palmeiras contra o Athletico-PR, válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2021, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR.
Fabio Menotti

Após a saída de Jailson, Vinicius tem chances de ser o principal substituto de Weverton

O Palmeiras visitou o Athletico-PR na noite desta segunda-feira, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, e empatou o duelo em 0 a 0. Com os principais jogadores de férias, apenas dois atletas do elenco profissional foram relacionados para a partida: o goleiro Vinicius e o meio-campista Matheus Fernandes.

Em entrevista concedida na saída do gramado da Arena da Baixada, o camisa 1, escolhido para ser o capitão do time, despistou sobre ser o substituto de Jailson na posição de segundo goleiro do Palmeiras.

“Eu procuro manter os pés no chão. Procuro trabalhar no dia a dia, acho que não tem essa de posição. O Weverton é um cara fora de série. Eu vou continuar trabalhando para buscar o meu espaço”, disse.

Assim como na vitória sobre o Cuiabá na terça-feira passada, Vinicius foi novamente fundamental para que o Palmeiras não saísse derrotado de Curitiba. O arqueiro fez ao menos duas grandes defesas em cada tempo de jogo.

Vinicius agradece Jailson

O goleiro aproveitou a entrevista para também enaltecer Jailson, que deixou o Verdão após sete anos.

“Agradeço muito ao Jailson por tudo que ele acrescentou para minha vida. É um irmão que eu tenho, que vou levar para a vida toda”, finalizou.

No Palmeiras desde 2006, Vinicius tem 12 partidas pelo profissional no clube. Sua estreia aconteceu em 2016, mas depois chegou a ser emprestado para Ponte Preta (2018) e CRB (2019), retornando ao Verdão em 2020 para completar o quadro de goleiros.

Com ele em campo, o Palmeiras encerra a temporada na próxima quinta contra o Ceará. O jogo acontecerá na Arena Barueri, às 21h30.

Vinicius fala sobre Jailson e projeta reta final do Palmeiras no Brasileirão

Vinicius Silvestre durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Um dos atletas do profissional que ainda não saiu de férias, Vinicius espera passar boas referências aos mais jovens

O Palmeiras entra em campo na noite desta segunda-feira para enfrentar o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Tricampeão da Libertadores após vencer o Flamengo no último dia 27, o clube decidiu por antecipar as férias dos principais jogadores e também da comissão técnica, optando por escalar os atletas do Sub-20 nas últimas duas rodadas (contra Athletico-PR e Ceará). Do elenco principal, apenas o goleiro Vinicius, o zagueiro Kuscevic e o meio-campista Matheus Fernandes ficaram no elenco.

Há quase 16 anos no clube, Vinicius, que será o mais experiente da turma, espera contribuir com os mais jovens e comentou sobre a reta final palmeirense no Brasileirão.

“Fico lisonjeado de estar participando deste momento, com este grupo [de garotos]. Eu procuro aprender com todos do profissional e espero que os da base também possam aprender comigo, que eu consiga passar boas referências para eles. É um motivo de orgulho, estou há quase 16 anos no Palmeiras, é uma honra enorme desfrutar com esses meninos que têm uma qualidade incrível”, disse à TV Palmeiras/FAM.

“Estou concentrado para dar o meu máximo, como sempre procurei fazer. Fizemos uma excelente preparação e espero que a gente faça bons jogos. Vamos em busca dos resultados positivos”, acrescentou o camisa 1.

Com 62 pontos ganhos em 36 rodadas, o Palmeiras, terceiro colocado, não terá mais sua posição na tabela de classificação alterada até o fim do campeonato, independentemente dos resultados que irá obter.

Vinicius fala sobre Jailson

Além de projetar as duas últimas partidas do Verdão na temporada, Vinicius falou também sobre Jailson, que não renovou contrato e se despediu do clube após sete anos. O experiente goleiro deixou o Verdão com cinco títulos conquistados e 104 jogos disputados.

“Jailson é um cara muito querido, tenho uma admiração e um respeito grande por tudo que ele fez por mim. Por tudo que nós evoluímos juntos também. Ele é um espelho pra mim e pra todos. Gratidão resume o que eu sinto por ele”, finalizou.

Titular contra o Cuiabá, Vinicius agradece aos treinadores de goleiros do Palmeiras

Vinicius em jogo do Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2021, na Arena Pantanal.
Cesar Greco

Aos 27 anos, Vinicius falou sobre a convivência com os outros goleiros do clube

Campeão da Libertadores no último sábado ao ganhar do Flamengo por 2 a 1, o Palmeiras foi a campo na noite desta terça-feira e venceu o Cuiabá por 3 a 1, fora de casa, com o time formado por reservas e garotos do Sub-20.

Terceira opção para o gol, Vinicius Silvestre voltou a ser escalado como titular e foi um dos responsáveis pela vitória ao realizar uma grande defesa no final do jogo, em uma cabeçada do zagueiro Paulão.

Para o arqueiro, todos os méritos de sua defesa são dos treinadores de goleiros do clube: Rogério Godoy e Thales Damasceno.

“A gente treina muito esse lance. O Rogério e o Thales fazem um trabalho com o rebatedor com a gente e precisamos sempre estar parados para reagir bem nessas situações. Isso fez toda a diferença e o mérito é todo para eles”, contou o arqueiro, que também fez um relato do duelo: “Fizemos uma boa partida, mas ainda precisamos ajustar as coisas que erramos para o próximo jogo”.

A exibição do camisa 1 na Arena Pantanal o fez ser elogiado pelo ex-goleiro Marcos. Ativo nas redes sociais, o Santo usou seu perfil no Instagram para ressaltar Silvestre.

Vinicius fala da convivência com os outros goleiros do Palmeiras

Aos 27 anos, Vinicius, que chegou a ser emprestado para a Ponte Preta e para o CRB, vive a expectativa de ser mais utilizado e procura aprender com os outros goleiros do Palmeiras.

“O Weverton é nível mundial e é diferenciado, assim como o Marcos, o Prass e todos os goleiros que passaram no Palmeiras. Eu busco absorver o melhor de cada para por no meu jogo, sempre respeitando e admirando. Sou fã de todos, inclusive. Procuro respeitar e buscar meu espaço”, finalizou.

Com Vinicius novamente em campo, o Palmeiras enfrentará na próxima segunda-feira, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR, em Curitiba.