Empolgado e ambicioso: conheça Wesley, atacante de 15 anos que vai disputar a Copinha pelo Palmeiras

Empolgado e ambicioso: conheça Wesley, atacante de 15 anos que vai disputar a Copinha pelo Palmeiras.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Wesley está no Palmeiras desde 2021 e vai disputar sua primeira competição Sub-20

Assim como nas últimas edições da Copinha, o Palmeiras conta com um jogador de 15 anos na lista de inscritos para a edição de 2024. Depois de Endrick e Luis Guilherme, em 2022, e Estêvão, em 2023, chegou a vez do atacante Wesley.

Atleta mais novo da lista palmeirense, o jovem jogador nasceu no ano de 2008, em Riachão, no Maranhão. Aos 11 anos, ele deixou sua cidade natal, passou três dias dentro de um ônibus e chegou a Americana, no interior de São Paulo, para jogar no Rio Branco.

Em 2021, Wesley disputou um torneio na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, e chamou a atenção do Palmeiras. Pelo Verdão, ele ganhou duas vezes o Campeonato Paulista Sub-15 (2022 e 2023) e o Marveld Tournament, disputado nos Países Baixos. No estadual do ano passado, ele marcou seis gols em 22 jogos.

“Será uma oportunidade incrível para mim, tendo a chance de disputar uma competição com jogadores incríveis, times grandes e em uma categoria acima da minha idade. O Palmeiras dá muitas oportunidades para a gente, e estou preparado para jogar”, disse o jogador sobre ser inscrito para a Copinha.

Canhoto, Wesley tem o drible como a principal característica. Ele atua pelos lados do campo, com facilidade para carregar a bola ao centro do campo. “Gosto de jogar pela beirada, busco o um contra um e finalizar no gol”, relatou o atacante, que já sonha em ser campeão pelo profissional.

“Espero ser campeão da Copinha, ajudar minha equipe no torneio. Quero ganhar vários títulos pelo profissional do Palmeiras também. Ser campeão do Mundial e da Libertadores”, concluiu.

O Palmeiras estreia na Copinha nesta quinta-feira, contra a Queimadense, às 17h30, na Arena Barueri.

Prazer, Wesley:

Nas redes sociais, Wesley se despede e agradece ao Palmeiras

Wesley comemora seu gol pelo Palmeiras contra a Chapecoense
Cesar Greco

Após seis anos de clube, Wesley se transferiu para o Cruzeiro

O atacante Wesley não faz mais parte do elenco do Palmeiras. O jogador, de 23 anos, foi anunciado ontem como reforço do Cruzeiro, time pelo qual assinou por quatro temporadas. O Verdão receberá cerca de R$ 17 milhões com a transação.

Nas redes sociais, o atleta publicou um breve texto de despedida e de agradecimento ao Palmeiras. “O Wesley que chegou ao clube ainda mlk, sai carregado de boas experiências e de ensinamentos, sai com gols, partidas e uma história no Palmeiras”, escreveu.

Natural de Salvador, o atacante foi captado pelo Verdão em 2016 e realizou 126 jogos ao todo pelo time profissional, além de sete títulos conquistados. O jogador acabou perdendo espaço com Abel Ferreira na reta final da última temporada e já não fazia mais parte dos planos do treinador.

Confira o post de Wesley na íntegra:

Vendido pelo Palmeiras, Wesley é oficializado no Cruzeiro

Wesley em jogo do Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela terceira rodada do Brasileirão 2022, na Arena Barueri.
Cesar Greco

Cria da Academia, Wesley se despede do Palmeiras após seis anos e sete títulos conquistados

O Palmeiras acertou a venda do atacante Wesley para o Cruzeiro. O jogador, que viajou a Belo Horizonte no início da semana passada, realizou exames médicos e foi anunciado pela equipe mineira na tarde desta terça-feira.

A transferência de Wesley para o Cruzeiro renderá cerca de 17 milhões aos cofres palmeirenses, por 50% dos direitos econômicos do atleta – o Verdão manterá ainda 20%. A forma de pagamento será parcelada. O ex-palmeirense assinou por quatro temporadas com o time mineiro.

O jogador foi perdendo espaço com Abel Ferreira no final da temporada de 2022. Seu último jogo pelo clube foi no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no dia 10 de outubro, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em 2022, disputou 49 jogos e marcou três gols.

Além de Wesley, o Palmeiras também acertou a saída de Jorge, que foi para o Fluminense. Até o momento, o clube não realizou nenhuma contratação, apenas renovou os contratos de jogadores importantes do elenco, como Dudu, Raphael Veiga, Luan e Marcelo Lomba.

Passagem de Wesley pelo Palmeiras

Wesley comemora seu gol pelo Palmeiras contra a Chapecoense
Cesar Greco

Natural de Salvador, Wesley foi captado pelo Palmeiras em 2016 vindo da Jacuipense. O atacante chegou para reforçar o time Sub-17 e logo no ano seguinte foi promovido ao Sub-20 e participou da campanha do título do clube do Brasileiro da categoria. Ainda pelo Sub-20, conquistou a Copa do Brasil, em 2019, e os Paulistas de 2017, 2018 e 2019.

Com o intuito de finalizar o processo de formação do jogador, o Palmeiras emprestou Wesley ao Vitória em junho de 2019. Pela equipe baiana, jogou a Série B daquele ano e foi um dos destaques. Em janeiro de 2020, subiu ao time principal do Verdão ao lado de Patrick de Paula, Gabriel Menino, Gabriel Veron e Lucas Esteves.

A passagem pelo time profissional do Palmeiras foi de altos e baixos. Em seu principal momento pelo clube, no final de 2020, lesionou o joelho e ficou mais de 30 jogos afastado. Após o retorno, passou o maior período de jogos como um reserva utilizado. Ao todo, a Cria da Academia deixa o clube com 126 jogos disputados, 13 gols marcados e sete títulos conquistados.

Abel freia empolgação após vitória no Derby e elogia jogadores: “Fomos inteligentes e os justos vencedores”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela vigésima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Itaquerão.
Cesar Greco

Em entrevista coletiva, Abel também fez questão de ressaltar individualmente Wesley, que participou do lance do gol palmeirense

A vitória do Palmeiras sobre o SCCP por 1 a 0 na noite deste sábado, fora de casa, fez com que a equipe aumentasse a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro para nove pontos neste início de rodada. Apesar do triunfo e da distância para o segundo colocado, o técnico Abel Ferreira freou a empolgação palmeirense na entrevista coletiva pós-jogo.

“É preciso baixar a empolgação porque hoje estamos sendo tratados como os melhores, mas se amanhã não ganhar um jogo seremos chamados de porcaria. Vamos manter o foco, isso é o que eu peço a todos, e continuar o nosso caminho”, iniciou o comandante.

“Não ganhamos absolutamente nada. Jogamos da nossa maneira, somos competitivos e é isso que queremos, jogar com coragem. O futebol é feito de vitórias, derrotas, elogios e críticas. Vivo de forma equilibrada”, destacou.

O Palmeiras chegou aos 48 pontos, números que significam a melhor campanha do clube até a 22ª rodada do Brasileirão na era dos pontos corridos. A equipe, ainda, tem o melhor ataque da competição (37 gols) e a defesa menos vazada (14 gols sofridos).

“Não me foco em recordes. O nosso foco é sermos melhores a cada dia. Peço aos jogadores que sejam a melhor versão deles. O resto é consequência. Isso [os números no campeonato] não me preocupa. O que me preocupa é que os jogadores sejam felizes em jogar da nossa maneira e que sejam capazes de jogarem sempre para vencer. Isso que me dá orgulho”, disse Abel Ferreira.

Abel analisa confronto

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela vigésima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Itaquerão.
Cesar Greco

Sobre o triunfo palmeirense na casa do rival, Abel destacou a inteligência dos atletas e viu o resultado final como justo.

“Atuamos em um estádio cheio e os nossos jogadores merecem atuar em locais assim, lotados. Eles foram capazes de impor o nosso jogo, de defender bem e ter a bola. Fomos inteligentes e justos vencedores. Poderíamos ter vencido por mais, mas infelizmente o juiz marcou erroneamente uma falta do Navarro, que sairia na cara do gol”, declarou.

“O SCCP é um grande rival, com excelentes jogadores e bem treinado pelo Vítor Pereira, que conheço muito bem. O primeiro tempo foi equilibrado, mas tivemos a coragem de vir à casa do adversário e brigar pela vitória. Tivemos personalidade e calma para sairmos da pressão. Impusemos o nosso jogo em muitos momentos do jogo”, completou o treinador, que revelou a conversa que teve com os atletas no intervalo.

“Disse para eles que ganharíamos esse jogo com os atletas que entrassem no segundo tempo, então não queria que ninguém [dos titulares] se poupasse, era para dar o máximo”.

Elogios a Wesley

Por fim, o treinador fez questão de falar sobre Wesley e fez elogios ao camisa 11, que participou diretamente do gol palmeirense da noite.

“Gostaria de enaltecer o Wesley, que muitos vêm criticando. O futebol é isso, nem sempre estaremos no nosso melhor. Ele entrou muito bem e participou de forma direta do gol. Aqui gostam de individualizar, achar culpados, e o futebol não é assim. Parabéns para ele por hoje, tem muito potencial quando está focado, sério”, enalteceu.

O Palmeiras volta a campo somente no domingo da semana que vem para enfrentar o Flamengo, no Allianz Parque.

Palmeiras aprimora parte tática às vésperas de jogo decisivo na Copa do Brasil

Atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Palmeiras precisa vencer por dois gols de diferença no tempo regulamentar para avançar de fase

Em preparação ao confronto diante do SPFC, que acontece nesta quinta-feira à noite no Allianz Parque, pela Copa do Brasil, Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram mais de uma hora de treinos táticos na Academia de Futebol do Palmeiras.

Com duas equipes divididas no gramado, a comissão técnica orientou posicionamento, movimentações e ensaiou jogadas específicas para o clássico. Por fim, alguns jogadores praticaram cobranças de pênaltis.

Para o duelo de amanhã, a comissão técnica pode contar com o retorno de Gabriel Veron, recuperado de lesão no pé, e Gabriel Menino, que estava suspenso contra o Fortaleza. Já a presença do atacante Rony ainda é incerta – no último domingo, o camisa 10 foi substituído após sentir um incômodo na coxa esquerda.

A comissão técnica deve comandar na manhã de quinta-feira o último treino antes do confronto decisivo contra o SPFC.

Wesley projeta Palmeiras x SPFC

Ao final do treinamento, o atacante Wesley falou sobre o Choque-Rei. “É um jogo de extrema importância, não só para a competição como também para a temporada. Além de ser uma eliminatória de Copa do Brasil, é um clássico e trabalhamos muito para estarmos sempre vencendo e nos fortalecendo cada vez mais. A gente vem acompanhando o apoio da torcida e a gente sabe que terá casa cheia mais uma vez. Fizemos uma semana boa de preparação para conseguirmos a classificação”, disse o camisa 11, que briga por espaço na equipe titular.

“O Abel deixa bem claro para a gente que temos de estar sempre preparados e prontos. A concorrência aqui no Palmeiras é grande, a qualidade do elenco é alta e precisamos de todos para quando entrar poder corresponder da melhor forma possível”, completou.

Após o revés por 1 a 0 no jogo de ida, no Morumbi, o Palmeiras precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar às quartas-de-final – em caso de vitória por um gol, o duelo será decidido através das penalidades máximas.