Brasileirão 2022: planejamento de pontos – fim do segundo quartil

Com o segundo quartil do Campeonato Brasileiro encerrado, o Palmeiras fez sua melhor campanha em toda a História do campeonato no atual formato, desde 2006. Mesmo assim, ao chegar a 39 pontos ao fim da rodada 19, o Verdão ficou a três pontos de cumprir a meta estipulada no planejamento ajustado ao fim do primeiro quartil.

Isso não necessariamente é um problema, diante do desempenho dos concorrentes. A projeção inicial, de 80 pontos, foi ajustada para 79 ao fim do primeiro quartil, e agora pode ser reposicionada para 76. É bem pouco provável que o SCCP, Fluminense, Atlético-MG, Atletico-PR, Flamengo e Inter cheguem a esta pontuação.

Para isso, seria necessário que o SCCP fizesse nos 19 jogos do segundo turno mais 41 pontos, jogando ainda Libertadores e Copa do Brasil. O Fluminense precisaria fazer mais 42. O Galo, 44. O Athletico, 45; Flamengo e Inter precisariam marcar mais 46. Já dá pra dizer que 76 é uma pontuação bem segura.

Para chegar ao número mágico, o Palmeiras então precisa fazer 37 pontos no segundo turno, tendo ainda a Libertadores no meio do caminho (duas, quatro ou cinco partidas) – mas já com seis semanas livres (a primeira, em andamento) com a eliminação da Copa do Brasil. Vamos ao caminho para o décimo-primeiro título:

Terceiro Quartil

Após a primeira semana livre em dois meses, o Palmeiras encara o Ceará no Castelão, pensando no jogo de quarta-feira contra o Galo, pela Libertadores. O Vozão tem compromisso pela Sul-Americana e também deve poupar seus principais valores – assim, o maior problema deve ser mesmo o gramado da arena cearense. Um empate fica de bom tamanho.

O jogo seguinte será contra o Goiás, no Allianz Parque, novamente com Libertadores à vista. Não dá pra pensar em perder pontos aqui, mesmo com time completamente alternativo. Tem que ganhar, nem que seja com gol do Atuesta.

Por conta da rivalidade e da ajuda de sempre, jogo em Itaquera é sempre complicado. Dá pra ganhar, mas empate não é ruim. Já o jogo contra o Flamengo, no Allianz Parque, tem que ser uma vitória daquelas, não só pelos pontos, mas pelo moral. Lembrando que esses jogos antecedem semanas livres e podemos ir com força máxima sem preocupação; os dois adversários, se sobreviverem na Copa, ainda terão mais com o que se preocupar – e poupar.

Fluminense e Bragantino fora, antes de possíveis jogos de Libertadores, são jogos para zero ponto; o que vier será totalmente lucro. Mas a reta final, em jogos contra Juventude e Santos, em casa; Galo e Botafogo, fora, exige 10 de doze pontos possíveis.

Quarto Quartil

Os últimos nove jogos serão de dedicação quase completa ao Brasileirão – teremos “apenas” a final da Libertadores, se chegarmos lá. Lembrando que nosso incrível calendário retirará dos times os jogadores da Copa do Mundo nas quatro últimas rodadas – certamente jogaremos sem Weverton, no mínimo, e provavelmente Piquerez.

Uma arrancada com vitórias sobre Coritiba (C), Atlético-GO (F), SPFC (C) e Avaí (C) nos dará a tranquilidade para poupar tudo às vésperas da final, na Arena da Baixada, onde uma derrota será perfeitamente aceitável.

A reta de chegada prevê ainda vitórias em casa contra Fortaleza e América, e duas partidas fora onde podemos buscar pontos perdidos no meio do caminho. Um empate contra Cuiabá ou Inter deve bastar, mas caso seja necessário, temos margem para buscar mais pontos.

Conclusão

O desempenho do Palmeiras, associado ao dos outros times e ao calendário que restou para todos os concorrentes nos deixou numa posição bastante confortável. A projeção tem trechos difíceis, mas outros bem fáceis e temos até margem para manobra

Cumprindo o plano, chegaremos à última rodada já inalcançáveis – o que seria bastante desejável, já que o jogo é contra o Inter, no Beira-Rio, um cenário que não costuma nos trazer boas lembranças. Mas se precisarmos desses pontos, dá pra buscar.

O Brasileirão é traiçoeiro e já protagonizamos algumas campanhas muito decepcionantes depois de nos destacarmos no primeiro turno. Mas em nenhuma delas tínhamos um sistema tão consolidado e um time tão encaixado com o sistema do treinador.

Depois de 2002 e 2012 trágicos, que 2022 acabe com essa sina. VAMOS PALMEIRAS!

6 comentários em “Brasileirão 2022: planejamento de pontos – fim do segundo quartil

  1. Quarto quartil começando e o verdão 6 pontos acima da projeção, e vou dizer que poderia ser mais se não fossem os desgastes, e se não fosse a arbitragem.

    Palmeiras poderia sair com as 3 taças esse ano e foi roubado em todas as competições e segue sendo prejudicado, (alô Leila) mas enfim, vamos ser campeões, espero que contra o Avai, com uma avalanche verde fulminante no estádio apoiando do início ao fim.

    Minha passagem já está comprada e vou pra SP pra acompanhar o verdão.

    Avanti!

  2. Palmeiras está muito bem, se ganha do Fluminense e Bragantino, acho bem difícil desse título escapar. Estamos acima da projeção, isso logo após ao empate contra o cheirinho.

  3. Excelente as projeções.

    Alguns pontos:

    37 pontos corresponde a ganhar todas em casa e empatar todas fora.

    Como o Palmeiras tem 6 desafios fortes fora de casa com postulantes ao título, naturalmente os jogos em casa são com equipes de meio de tabela e portanto com menor risco de surpresas.

    O período de convocação para copa do mundo tende a desfalcar mais os nossos adversários direto.

  4. Se o desempenho do primeiro turno for mantido (e de acordo com o texto tudo indica que há grandes chances disso) o título pode ser assegurado em Cuiabá!

Deixe uma resposta