Conmebol chuta o balde e muda a regra com a competição em andamento

ConmebolNuma decisão repentina, a Conmebol anunciou na noite desta quinta-feira uma mudança no regulamento de suas duas principais competições: a Libertadores e a Sulamericana. A alteração diz respeito às regras para substituições de jogadores na lista de inscritos. No texto original, estava prevista a troca de três jogadores para as oitavas-de-finais; com a mudança, seis jogadores poderão ser substituídos, desde que obedeçam às regras de registro definidas anteriormente.

Não há nada que dê sustento a mais esta estupidez da entidade sulamericana. Quando um regulamento é alterado, é de se supor que seja sempre em busca de melhorias e avanços. E quando é feita numa competição em andamento, precisa obrigatoriamente corrigir alguma questão grave e urgente, sob pena de destruir a credibilidade do torneio e da própria entidade. A alteração anunciada não contém nada neste sentido.

Casuísmo

A medida, de fato, só depõe contra a Conmebol porque fica claro que foi tomada para socorrer o River Plate, que teve divulgados esta semana exames antidoping positivos de três jogadores em partidas da Libertadores.

É notório e histórico o favorecimento da entidade a clubes argentinos. Por mais que queiramos enxergar a “nova Conmebol” com bons olhos, é impossível que esta repentina e injustificada decisão não tenha relação com a suspensão preventiva dos atletas argentinos. “Nova Conmebol” é o caramba.

Sorriso verde-amarelo

Por vias tortas, o Palmeiras acaba sendo beneficiado com a decisão. Um sorriso verde, com um tom amarelado, estampa a face de Cuca e de todos os palmeirenses. Após inscrever dois juniores (Vitão e Léo Passos) na Libertadores, “guardando lugar” para os lesionados Moisés e Thiago Martins; o Palmeiras perdeu mais três atletas, negociados: Vitor Hugo, Alecsandro e Rafael Marques.

Foram contratados nesse meio tempo Mayke, Luan, Juninho e Bruno Henrique. Nossa comissão técnica precisaria escolher três entre eles mais os dois lesionados originais, que entrariam nas vagas dos três negociados, e o Palmeiras ainda precisaria manter os dois juniores na lista, mais Vitinho, que está em vias de sair. Com a nova determinação, o Verdão conseguirá fazer todas as substituições que precisa, a não ser que venham novos reforços. O prazo para efetuar a troca é até 48 horas antes da primeira partida da fase; ou seja, 21h45 de segunda-feira, dia 3 de julho.

O Palmeiras estava disposto a arcar com as consequências das baixas sofridas na lista inicial dentro do que havia sido estipulado originalmente. Se a Conmebol alterou a regra para ajudar o River, não há por que o Palmeiras, mesmo com algum constrangimento, declinar da possibilidade. Fica o temor em imaginar o quão mais longe pode ir a Conmebol para ajudar o time argentino nos jogos que estão por vir.

Libertadores - Trocas

  • Acho que na lista entra Diego Souza no Lugar do Thiago martins, e o jogo de ontem me lembrou o jogo em que o Palmeiras ganhava do vasco de 3 x 0 e depois o Vasco virou de 3 x 4, é claro com ajuda das Euricadas que deu uma canetada para o Edmundo jogar, vamos verdão provou que tem raça, só não pode entrar com as laterais tão fragilizadas assim como ontem.

  • Um leitor aqui deu a ideia de abandonar essa liga amadora, essa organização tendenciosa chamada Conmebol e ir pra cima do continente, buscar profissionais que não favorecem ninguém, mesmo que não de acesso ao mundial de clubes (por agora) com os times brasileiros lah, outra nacionalidades vão querer subir e o mundial sera apenas tempo. e fora que a Concacaf eh seria, vai ser outra pegada, outra visibilidade pras marcas…

      • isso eh verdade, mas eu prefiro que sejamos os primeiros para ir, e depois os tonto vão querer seguir, não me importa não jogar libertadores, prefiro pegar um campeonato que ajuda financeiramente e visivelmente…ta mto descarada essa conmebol e cbf tudo maracutaia e não da nada, td brasil mesmo

  • por falar em libertadores, podemos ficar sem o Allianz nas quartas, parece que vai ter mais um show…PQP

  • Achei meio errado não inscrever o Moisés e o Thiago Martins, sabendo que eles voltariam para as oitavas. O Vitão e o Léo Passos acabaram nem sendo relacionados. Desse jeito só sobraria lugar para mais uma contratação, o que é bem arriscado vendo que temos o Mattos destruindo o mercado.

  • Por isso acho que temos que manter o foco no BRA e tirar os GAM da ponta. Existe coisa mais deliciosa que isso?

  • Que realmente a regra ficou obsoleta em virtude do torneio passar de ser de um para dois semestres, isso estava…

    Especialmente se levar em conta a dificuldade de segurar elencos dos times da América do Sul frente ao poderio econômico de outros continentes, e que as chances de devassa dos principais jogadores na janela do meio do ano (a principal pros Europeus, por ser a de mudança de temporadas) e a consequente necessidade dos participantes de repor esse êxodo.

    Alias, ainda me parece estar errada a regra, pois a não ser que haja a possibilidade de novas trocas após as 8as, é bem possível um time ser desmontado após a data limite e antes do fechamento da janela europeia…

    Agora, apesar de precisar ser corrigida em virtude desse problema, não vejo como justificável a alteração com o torneio em andamento. Deveria ter mudado antes, (quando decidiram alterar o calendário já deveriam levar isso em conta), ou só pra próxima edição!!!

    • Mas isso nunca foi levado em conta. O que foi levado em conta é que o River perdeu 6 jogadores por doping. Ah, e vão continuar na competição, apesar disso.

  • Acho sempre errado mudar a regra durante a competição, mas será que não fizemos lobby para isso tb? Nossa diretoria e presidente fizeram inúmeras visitas à Conmebol esse semestre.

    • Prefiro pensar que não participamos de atitudes imorais.
      Vai contra o espírito Palestrino.

      Não que eu ponha a mão no fogo pela ética de nossos dirigentes… mas à não ser que haja um bom motivo pra acreditar o contrário, prefiro pensar que não!!!

  • Eu fico pensando como pode o mundo passar por tantas transformações, com as coisas ficando cada vez mais claras duvido á velocidade que as informações tomam, mas ainda assim esse cancer chamado Conmebol continua agindo como se fosse uma província de 1920.

  • Deveríamos mesmo ganhar essa Liberta e, no ano que vem, articular nosso ingresso como convidados na Concacaf. Americanos e mexicanos tem muito mais potencial financeiro, perspectivas melhores de crescimento, visibilidade e profissionalismo. É a combinação perfeita para o projeto de internacionalização da marca do Palmeiras. Que a Libertadores fique com argentinos e uruguaios e quem daqui estiver disposto a continuar se sujeitando à Conmebol.

  • É uma grde ilusao pensar q trocar as moscas e deixar a merda vai mudar alguma coisa. O problema da conmebol é estrutural, só demolindo e criando outra.

  • É notório e histórico o favorecimento da entidade a clubes argentinos. Por mais que queiramos enxergar a “nova Conmebol” com bons olhos, é impossível que esta repentina e injustificada decisão não tenha relação com a suspensão preventiva dos atletas argentinos. “Nova Conmebol” é o caramba.

    Perfeito, a Conmebol não passa de uma “sub-confederação” Argentina!

    • A frase do Conras só não foi mais perfeita porque esqueceu de mencionar também que sempre consideraram os uruguaios como co-irmãos argentinos. Fora isso foi perfeita!!!

  • Queria que o Palmeiras fosse com força máxima contra a ponte, aquele chocolate na semi do paulista ainda está preso na garganta, todavia, o mais importante seria a 3ª vitória consecutiva para chegarmos ao pelotão de frente do campeonato. Se ganharmos, temos grandes possibilidades de alcançar a 5ª colocação, o que seria maravilhoso! Mas, tenho certeza que Cuca escalará um time misto, haja a vista a proximidade dos jogos das duas copas, algo que compreendo. Sendo assim, meu Palmeiras para domingo seria:

    Prass, Fabiano (mais defensivo, cobrindo os avanços do lat.esquerdo), Luan, Juninho, Egídio(pouparia o Zé para a libertadores), Bruno Henrique, Tchê Tchê, Veiga, Michel Bastos pela ponta direita, Bigode e Keno na ponta esquerda!

    Se jogar com vontade, da pra pescar 3 pontos em Campinas!

  • Isso é Conmebol! Enfim, essa balburdia irá perdurá por muito tempo em razão da passividade dos clubes, principalmente brasileiros.

  • isso vai impulsionar o clube na busca por um centroavante, podem esperar…nao precisamos mais 3 zagueiros inscritos, ja temos outros 3

  • Uma piada de mal gosto essa mudança pra favorecer um time com 3 jogadores que fizeram merda dentro da propria competição. Se fosse time brasileiro era capaz de ser desclassificado, isso sim.

  • Alguém sabe se assim como no paulistão os pontos da fase de grupo acumulam com os da fase mata mata? (Para definir mando de campo)

    • Marcelo, pelo que informaram e pelo que li, neste ano os pontos da fase de mata mata não acumulam com os pontos da fase de grupo. O que vale para a classificação geral são apenas os pontos da fase de grupo.

      • Exato!! Mas o Sorteio acabou nos ‘favorecendo’, pois as 4as, se passarmos decidiremos em casa de certeza. Só não decidiremos em casa a semifinal se ntre Gremio, Godoy, Bota e Nacional, quem chegar na Semi seja o Gremio. E a Final, pra ser no Allianz, só não pode ser contra Atl. MG, Lanús Fluminense, ou River.

          • é eu sei, mas jogaremos no Porcoembú abarrotado!!!

            Eu coloquei o ‘favoreceu’ entre parenteses, pois com gol qualificado, muitas vezes quem joga o 2o em casa sofre pra caramba, pois no jogo decisivo os gols do adversário ‘valem mais’… Mas o fator torcida a favor, independente de ser no Allianz ou Porcoembú, é sempre forte!!!

      • Valeu! Decidimos oitavas e quartas em casa. Semi decidimos fora apenas se for contra o Grêmio.

  • Apesar da perda da credibilidade do torneio e da entidade que muda regras no meio do torneio, a mudança acabou nos favorecendo.

    Quanto as quartas de final da Libertadores, vocês já estão sabendo que não jogaremos no Allianz caso passemos de fase ? Terá show na data em que jogaríamos lá.

    Que venha o Pacaembu…

  • Essa COMEBOL…..uma pergunta para todos ou até mesmo para o Conrado: tem algum motivo este atraso para a renovaçao do contrato do Prass?? Valeu!