Torneio Rio-SP 1964

O Torneio Rio-São Paulo foi disputado entre março e maio por dez times, cinco de cada estado, em sistema de pontos corridos, em turno único.

O Palmeiras havia feito algumas modificações no elenco para a temporada e tinha acabado de retornar de uma excursão pelas Américas Central e do Sul. Mesmo assim, iniciou a disputa com duas boas vitórias sobre o Bangu e a Portuguesa. Após uma rápida passagem pelo Recife, onde fez dois amistosos – um deles como parte do acordo para a vinda do ponta Rinaldo, do Náutico – o Verdão sofreu duas derrotas no Pacaembu, para Vasco e Santos.

Esses resultados foram fatais para as pretensões do Palmeiras, diante da fórmula do campeonato. As duas vitórias nos clássicos contra SPFC e SCCP penas prolongaram a sobrevivência matemática. Na rodada 7, um empate com o Fluminense tirou qualquer chance do Palmeiras alcançar o líder.

Assim, os dois jogos finais contra Botafogo e Flamengo foram apenas para cumprir tabela. E o Verdão terminou a competição com o terceiro lugar. Santos e Botafogo empataram na ponta e pelo regulamento precisariam decidir o título numa série melhor-de-três. No entanto, após disputarem o primeiro jogo, decidiram excursionar para arrecadar mais fundos e concordaram em dividir o título.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores