1
X
1
04/08/2024 - 17:00
Ufa! O Palmeiras conseguiu interromper a sequência negativa de 3 jogos com derrotas e sem marcar gols ao empatar com o Inter no Beira-Rio, graças a um gol de Rony aos 42 minutos do segundo tempo, após belo passe de Marcos Rocha. Mesmo sem chegar à vitória e tendo sido dominado no primeiro tempo, o Verdão finalmente mostrou um futebol aceitável na segunda etapa, o suficiente para restabelecer a confiança dos jogadores e da torcida para o duelo decisivo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, na quarta-feira.
O gol saiu dos pés de dois dos jogadores mais criticados pela Enzolândia, o que pode reforçar ainda mais a união dos jogadores. Abel Ferreira mudou o esquema tático de forma radical, o que coloca uma porção de dúvidas na cabeça do treinador adversário. No final das contas, o saldo ainda pode ser considerado positivo.
Com três zagueiros e os laterais Giay e Vanderlan jogando como alas, com apenas um volante, Abel radicalizou mesmo quando decidiu dar a Lázaro a função de ser a referência no ataque, com um trio a abastecê-lo: Mauricio, Veiga e Dudu. Infelizmente o camisa 7 fez uma partida horrível e foi um peso morto em campo, o que fez com que o time fosse quase inofensivo no primeiro tempo – apenas nos primeiros dez minutos o Verdão deu a impressão que levaria vantagem sobre o time da casa com essa formação.
E poderia ter dado certo mesmo: aos 7, Lázaro aproveitou uma bola centrada de cabeça por Gustavo Gómez após bola aérea e encheu as redes de Rochet, mas o paraguaio estava impedido por dois dedos. Infelizmente, a presença ofensiva do Palmeiras ficou só nisso no primeiro tempo.
O Inter conseguiu, através das jogadas de Wesley, mais uma vez inspirado, levar vantagem e criar algumas chances no primeiro tempo. Nosso sistema defensivo estava razoavelmente seguro e as finalizações não eram claras. Até que aos 31 Bruno Henrique pegou um chute daqueles, do meio da rua, num rebote da zaga, e a bola foi na câmera que fica na quina da rede, indefensável. Quando a nossa fase é ruim, eles acertam tudo.
O gol abalou o mental de nosso time, que já estava com a confiança baixa. E dá para dizer que ir para o vestiário com 0x1 no placar foi lucro.
Felipe Anderson entrou no lugar de Dudu e foi para a direita, com Mauricio caindo para a esquerda e o time melhorou bastante, passando a criar várias chances de gol. Rochet passou a trabalhar, bem como a dupla de zaga colorada.
A bola seguia não entrando, e Abel foi mudando o time. Marcos Rocha, melhor no apoio, entrou no lugar de Giay. Depois, Abel piorou o time ao trocar Aníbal e Veiga por Zé Rafael e Gabriel Menino, que entrou na função de 10 – e para piorar, inverteu Maurício e Felipe Anderson de lado, mandando o camisa 9 para a esquerda.
O Palmeiras caiu de rendimento, e só voltou a melhorar quando Rony entrou no lugar de Murilo, assumindo o comando do ataque; Lázaro recuou para a 10 e rapidamente Vitor Reis foi às redes, mas Rony, que cruzou a bola por baixo, estava impedido.
A pressão prosseguiu e aos 43 Marcos Rocha acertou um belo passe por elevação para Rony, que saiu na frente da zaga e tocou com muita classe, por cima de Rochet, empatando o jogo.
Os dois times tentaram a vitória nos minutos finais, mas o juiz queria o empate e amarrou o jogo até o tempo se encerrar.
A frustração pela falta de vitórias continua, mas pelo menos vimos que há uma saída para a má fase. Isso se aplica a nós, torcida, e aos jogadores. Dá pra produzir mais, dá para incomodar. Num confronto historicamente desfavorável, num estádio complicado, vindos de uma fase tenebrosa, marcamos 3 gols – dois foram corretamente anulados, por centímetros. Há um caminho.
O foco agora se volta para a decisão da vaga na Copa. Uma virada no confronto seria mais um feito histórico. As dificuldades estão aí para serem vencidas, são as grandes oportunidades que o esporte dá aos atletas. E no futebol, sabemos, as coisas mudam muito rápido. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Internacional
Primeiro tempo
UFA! Bruno Hernique recebeu na entrada da grande área e bateu firme para o gol; com desvio, a bola passou com perigo à esquerda da meta e saiu em escanteio.
GOL ANULADO! Raphael Veiga cobrou falta na intermediária, alçou a bola e encontrou Gustavo Gómez; o paraguaio deu a casquinha e Lázaro completou para o fundo das redes, mas Gómez estava impedido e o gol não valeu.
Bernabéi serviu Enner Valencia dentro da área, o camisa 13 encarou Weverton e finalizou, mas o goleiro do Palmeiras cresceu muito e desviou para escanteio.
Wesley disparou pelo lado esquerdo do ataque, levou para dentro e cruzou na área para Enner Valencia, que dominou e bateu firme, meio sem ângulo, e Weverton defendeu em dois tempos.
Gol do Internacional. Aníbal Moreno afastou o perigo da zaga e a bola sobrou com Bruno Henrique na intermediária; o camisa 8 dominou e disparou um foguete, no ângulo direito de Weverton, sem chance de defesa.
Wesley fez boa jogada individual pelo lado esquerdo, se livrou da marcação de Victor Reis e bateu firme para o gol; Weverton teve certa dificuldade, mas conseguiu defender em dois tempos.
WEVERTON, SENSACIONAL! Bustos recebeu no lado direito do ataque e cruzou rasteiro para Wesley, que bateu firme no contra-pé de Weverton, mas o goleiro pegou no reflexo.
Wagner do Nascimento Magalhães encerrou a primeira etapa após seis minutos de acréscimo.
Segundo tempo
Entrou: Felipe Anderson
Saiu: Dudu
UUUHHH! Rômulo tentou sair jogando pelo Inter, Veiga chegou pressionando e escorou em direção ao gol; no susto, Rochet conseguiu espalmar para escanteio.
BOA CHANCE! Em cobrança de escanteio pela direita, Raphael Veiga jogou na área, a defesa do Internacional afastou e a bola sobrou com Felipe Anderson pelo meio; o camisa 9 virou um voleio de perna esquerda, mas a bola passou à esquerda de Rochet.
Entrou: Marcos Rocha
Saiu: Giay
Felipe Anderson recuperou bem a bola no ataque e ela sobrou com Raphael Veiga; o camisa 23 tocou para Aníbal Moreno, que se livrou da marcação e finalizou da entrada da área, mas não pegou bem e ela subiu demais.
Entraram: Zé Rafael e Gabriel Menino
Saíram: Aníbal Moreno e Raphael Veiga
Marcos Rocha descolou passe por elevação para Lázaro, dentro da área; bem marcado, o camisa 17 deu um chapéu, se desequilibrou e improvisou com um “peixinho”, mas a bola ficou fácil para Rochet.
Entrou: Rony
Saiu: Murilo
MAIS UM IMPEDIDO! Lázaro tocou de primeira, em profundidade para Rony; o camisa 10 partiu com liberdade pelo lado esquerdo do ataque e cruzou rasteiro para Victor Reis, que bateu em cima da marcação, mas pegou o rebote e marcou o gol. O lance foi anulado porque Rony estava impedido.
UUUUHHHH! Pela meia direita, Gabriel Menino cruzou no segundo pau para Rony; o camisa 10 se esticou para desviar e levou muito perigo ao gol de Rochet, que espalmou para escanteio.
QUASE! Pela meia esquerda, Zé Rafael cortou para o meio e bateu firme para o gol, mas a bola passou com perigo à direita de Rochet.
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Marcos Rocha avançou pelo lado direito e descolou belo lançamento para Rony, que saiu cara a cara com Rochet e tocou por cima do goleiro, empatando o jogo para o Verdão.
O bandeirinha assinalou o impedimento de Rony, mas o VAR entrou em ação e corrigiu o erro, validando o gol.
Lázaro pegou a sobra no meio campo, dominou e finalizou de longe, mas pegou mal e bola saiu sem força e sem direção. Felipe Anderson pedia a bola, livre, no lado esquerdo do ataque.
Fim de papo no Beira-Rio.