1
X
1

Pré-Jogo

Palmeiras x Ferroviária - pré-jogo

Na tarde deste sábado, a Sociedade Esportiva Palmeiras recebe a Ferroviária, em partida válida pela nona rodada do campeonato estadual.

Visando o próximo jogo da Libertadores, Vanderlei Luxemburgo deve poupar sete titulares e a partida vai servir para o treinador fazer mais testes e observar o comportamento dos atletas em situações específicas.

Palmeiras

PalmeirasDESFALQUES
Lesionado:
Mayke
Suspenso: Felipe Melo
Poupados: Viña, Ramires, Bruno Henrique, Dudu, Willian e Luiz Adriano
Dispensado: Emerson Santos

Pendurado: Gustavo Gómez

Luxa vai aproveitar uma partida pouco ou nada importante para fazer mais observações em atletas com baixa minutagem em 2020, casos de Rony e principalmente Luan Silva, que terá sua primeira chance e provavelmente será o centroavante.

A boa notícia é a volta de Marcos Rocha, que vai jogar para recuperar ritmo após se recuperar de uma lesão no tornozelo. O time que Luxemburgo treinou na véspera e deve sair jogando é Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Patrick de Paula, Zé Rafael e Lucas Lima; Gabriel Veron, Luan Silva e Rony.

Ferroviária

FerroviáriaUm dos times mais tradicionais do interior paulista, a Ferroviária virá reforçada para a partida no Allianz Parque. O técnico Sérgio Soares vai contar com os reforços do zagueiro Elton e do volante Tony, que cumpriram suspensão na vitória diante do Botafogo. Outro que volta ao time é o atacante Felipe Ferreira, que se recuperou de uma lesão no tornozelo.

O desfalque segue sendo Patrick, que fez uma cirurgia após quebrar o nariz. Assim, Sérgio Soares deve escalar a Ferroviária com Saulo; Lucas Mendes, Max, Elton e Bruno Recife; Mazinho e Tony; Henan, Claudinho e Hygor; Felipe Ferreira.

Números

  • Em 93 jogos desde 1953, o Palmeiras já venceu a Ferroviária 55 vezes, concedeu o empate em 25 jogos e só foi derrotado em 13 confrontos – nove deles nos anos 60, quando o time do interior era realmente forte e revelou nomes como Dudu e Nei.
  • Jogando como mandante, o Verdão ganhou 33 dos 47 jogos disputados; houve 9 empates e a Ferroviária venceu 5 vezes.
  • Uma dessas vitórias como visitante foi conseguida pela Ferroviária em 2016, quando Marcelo Oliveira estava à beira da demissão. No ano seguinte, na estreia de Borja, o Palmeiras venceu por 4 a 1. Hoje será a terceira partida da Ferroviária no Allianz Parque.

No calendário

O Palmeiras já disputou 11 jogos no dia 7 de março e ganhou sete. Veja a lista completa clicando neste link.

Arbitragem

Douglas Marques das FloresÁrbitro Principal:
Douglas Marques das Flores

Parpite

Mesmo todo remendado, o Verdão vem com um time forte e deve passar mais uma vez pelo tradicional time do interior. Para 21.987 pagantes, dá Verdão: 2 a 0, com gols de Gabriel Veron e Gustavo Gómez. VAMOS PALMEIRAS!

Transmissão

PFCPFC

Pós-Jogo

Palmeiras 1x1 FerroviáriaCesar Greco/Ag.Palmeiras

Com a chance de assumir a liderança do campeonato após a derrota do Santo André, o Palmeiras acabou desperdiçando a oportunidade ao apenas empatar por 1 a 1 com a Ferroviária no Allianz Parque.

Sem sete titulares, o time fez um jogo razoável, abriu vantagem no segundo tempo, mas num lance infeliz acabou tomando o empate já perto do final e não teve tempo para buscar a vitória. Com o resultado, o time segue na segunda colocação do grupo e do campeonato, a três rodadas do fim.

Primeiro tempo

1'
Palmeiras

Patrick de Paula arriscou lançamento na área e Luan Silva disputou com Elton para testar para o gol – a bola saiu mascada e Saulo defendeu no chão.

10'
Ferroviária

Claudinho arriscou de muito longe e mandou uma bola que foi quicando no gramado até chegar nos braços de Weverton.

17'
Palmeiras

Rony recebeu uma bola longa na esquerda e atravessou a bola para o lado direito; Gustavo Scarpa aparou a bola dentro da área e rolou para a chegada de Lucas Lima, que emendou rasteira, mas Saulo estava bem colocado e defendeu.

24'
Palmeiras

Luan Silva aparou na intermediária defensiva, percorreu 40 metros com a bola dominada e abriu para Scarpa; o centro veio forte, mas Luan Silva ainda conseguiu aparar com o peito, para a chegada de Lucas Lima, que bateu com força – Saulo teve trabalho, mas conseguiu fazer a defesa.

26'
Palmeiras

Marcos Rocha aparou na direita e recuou para Gustavo Scarpa, que sentiu o espaço e bateu forte de canhota; Saulo defendeu para cima e Rony aproveitou o rebote para cabecear no canto, para o chão – Saulo defendeu de novo quase dentro do gol e a bola ainda bateu na trave.

28'
Ferroviária

Após escanteio da direita, a bola sobrou no bico da área para Claudinho, que bateu colocado, tentando surpreender Weverton, mas a bola saiu à esquerda.

30'
Palmeiras

Luan Silva arrancou sozinho no contra-ataque e tentou por baixo; Saulo rebateu com as pernas e Gustavo Scarpa tentou emendar o rebote de primeira, sem goleiro, mas pegou mal na bola e mandou por cima.

34'
Palmeiras

Após tabela com Lucas Lima, que deixou Diogo Barbosa na cara do goleiro, o lateral tentou o passe para o meio em vez de fuzilar e entregou a bola nos pés da zaga, recebendo uma enorme vaia das arquibancadas. Faltou confiança.

37'
Palmeiras

Após lançamento longo na esquerda, Rony partiu com a bola dominada e rolou para Scarpa; o camisa 14 tentou o lance de puxar para dentro e chutar, mas foi travado – Patrick de Paula fechava pelo meio e era a melhor opção.

42'

Luan Silva sentiu o posterior da coxa esquerda e deu lugar a Willian. Saiu muito aplaudido – mas desolado.

46'

O irritante Douglas Marques das Flores terminou o primeiro tempo com um minuto de acréscimo. Mais um árbitro da péssima escola da FPF: inseguro, tenta se impor sobre os atletas com excesso de autoridade e de rigor; assim, aparece muito mais do que devia.


Segundo tempo

O time voltou com Dudu no lugar de Gustavo Scarpa.

3'
Palmeiras

Rony tocou de letra para Willian, que arrancou, chegou perto da área e foi desarmado parcialmente; a bola sobrou para Rony que disparou de primeira, por cima.

6'
Ferroviária

Lucas Mendes foi acionado na direita e cruzou no segundo pau; Patrick Brey surgiu por trás de Marcos Rocha e escorou, mas pegou mal na bola e mandou para fora. Desatenção.

8'
Palmeiras

Rony foi lançado em velocidade pela esquerda, passou fácil por Lucas Mendes e rolou para o meio, onde chegavam Willian e Dudu, mas Mazinho se antecipou e cortou para escanteio – se a bola fosse um pouco mais para dentro era gol.

11'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Dudu acionou Lucas Lima dentro da área, o toque para trás encontrou Zé Rafael que completou a triangulação devolvendo para Dudu, que limpou e bateu de frente; a bola explodiu na zaga e Willian pegou o rebote para chutar no canto esquerdo de Saulo, indefensável.

16'

Patrick de Paula bateu uma falta da direita, de média distância, mas escorregou com o pé de apoio e pegou muito mal. Na sequência, Luxa mandou Bruno Henrique em seu lugar. A torcida aplaudiu muito o garoto, dando força.

17'
Palmeiras

Bruno Henrique roubou na saída de bola e enfiou para Willian, que abriu para Dudu, entrando em diagonal; o chute veio da entrada da área, mas com muita força e saiu por cima.

25'
Palmeiras

Lucas Lima levantou a bola na área da direita com extrema precisão – ela passou por cima do zagueiro e chegou na medida para o mergulho de Willian, que acabou testando para fora. Talvez a melhor opção fosse dominar e bater de chapa no canto.

Em lance casual, Hygor tropeçou no pé de Luan e foi ao chão; o juiz marcou falta e amarelou Luan pela falta e Gustavo Gómez pela reclamação. Tá de parabéns, a FPF.

32'
Ferroviária

Gol da Ferroviária – No passe forçado, o time do interior roubou a bola e saiu em velocidade; Caio Rangel tocou para dentro, muito fechado; o lance não teria consequências mas a bola resvalou na cabeça de Lucas Lima e chegou em Tony, de frente; ele tirou de Bruno Henrique para bater forte, vencendo Weverton.

44'
Palmeiras

Após escanteio da direita, a zaga afastou e Rony pegou de primeira, de fora da área, e mandou um foguete – a bola saiu perto da trave direita.

47'
Palmeiras

Após bola alçada na direção de Gustavo Gómez, a zaga rebateu e Dudu tentou finalizar da entrada da área, mas pegou mal na bola e mandou por cima.

49'

Após quatro minutos de acréscimo, o fraquíssimo Douglas Marques das Flores terminou a partida.





Fim de jogo

Durante quase 80 minutos o Palmeiras foi superior e não foi sequer atacado. Construiu a vantagem e estava próximo do segundo gol. Mas num lance fortuito, em que o time do interior teve seus méritos, aconteceu o gol de empate e nosso time não teve concentração suficiente para se impor e chegar à vitória e à liderança.

Com Luan Silva no ataque no primeiro tempo, se movimentando muito, o time conseguiu lances interessantes a partir do momento em que Zé Rafael e principalmente Lucas Lima encaixaram no jogo. O empate sem gols não refletiu o volume de jogo do Palmeiras.

As entradas de Willian e Dudu desequilibraram mais ainda o jogo; o Verdão chegou ao gol mais uma vez com Willian, e num lance de pressão no meio campo foi pego de surpresa já perto do fim do jogo. Possivelmente nem o banco da Ferroviária esperava  que a reação acontecesse.

Nos minutos finais, o time do interior se animou com o gol e passou a procurar a vitória, não deixando que nosso time ficasse com a bola e que o estádio se incendiasse. De forma inteligente, a Ferroviária neutralizou nosso ânimo e conseguiu o empate.

O lado divertido é que o SCCP agora é o lanterna isolado de seu grupo.

O foco, claro, segue sendo na Libertadores. Na terça-feira, o time recebe o Guaraní do Paraguai e este tropeço não pode, de maneira alguma, afetar o clima a ser criado no Allianz Parque. Acidentes acontecem. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Ferroviária

Saulo
Lucas Mendes
Elton
Max
Bruno Recife
Higor Meritão
Mazinho
Tony
Hygor
Claudinho
Léo Artur
Patrick Brey
Henan
Caio Rangel
Sérgio Soares
TÉCNICO

Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Quase não teve trabalho - o gol foi à queima-roupa.
6
Marcos Rocha
Ainda pegando ritmo, levou as famosas bolas nas costas. Mas sua qualidade é inegável.
6
Luan
Bem colocado em todo o jogo - inclusive no lance do gol.
6.5
Gustavo Gómez
Nem parecia um jogo secundário; entrou em todas as divididas sem aliviar. No lance do gol, cercou Rangel e o cruzamento não teria consequências.
7
Diogo Barbosa
Nitidamente sem confiança, sempre vaiado pela torcida. Entrou num círculo vicioso difícil de sair.
5.5
Patrick de Paula
Joga de cabeça erguida, com autoridade, e teve o desempenho reconhecido pela torcida.
6.5
Bruno Henrique
Partida extremamente infeliz, desde a entrada. Errou quase tudo o que tentou.
4
Zé Rafael
Começou retraído, mas foi se soltando e foi importante na movimentação ofensiva sem perder a pegada na proteção.
6
Lucas Lima
Estava escondidinho até a metade do primeiro tempo. Passou a se apresentar, tomou a iniciativa e foi responsável por belíssimos passes por trás da zaga. Se fosse assim de forma mais constante...
6.5
Gustavo Scarpa
Muito aberto na direita, numa posição onde não lhe é favorável. Precisa ser posicionado mais pra dentro, até para facilitar as passagens de Marcos Rocha.
5
Dudu
Entrou jogando muito, infernizando o lado esquerdo da Ferroviária e parecia questão de tempo para criar mais um ou dois gols. De repente, começou a errar tudo.
6.5
Luan Silva
Uma pena a lesão. Movimentou-se em todos os lados do ataque, com qualidade. É forte, tem domínio e passe. Faltou finalizar.
7
Willian
Chega a ser redundante mencionar sua regularidade. Mas teve a bola do jogo em seus pés - preferiu meter de cabeça e errou.
7
Rony
Cada vez mais solto com nossa camisa, vai ganhando espaço e mostrando que pode ser uma arma muito perigosa na temporada.
7
Vanderlei Luxemburgo
Vanderlei Luxemburgo
Diante das limitações de escalação, armou um bom time e as chances foram criadas, sem perder a segurança na defesa. O gol sofrido foi claramente um acidente.
6





  • Sem dúvida alguma Lucas Lima foi o melhor, junto com Gustavo Gomes. Uma pena Willian ter perdido o gol no lançamento do LL …seria um daqueles para estampar o potencial e qualidade da equipe em uma ação de Mkt. Diogo Barbosa já deu … é queimar o que sobra do jogador. Particularmente acho que seria um jogo e uma ótima oportunidade para o Veron ao invés do Dudu, que ao meu ver foi muito mal … matando uns 5 contra ataques. É o nosso craque … mas está devendo ainda neste ano.

  • Não entendi porque o pofexô colocou o BH. Com a sua entrada, nossa intermediária voltou a ter os buracos de sempre. Marcos Rocha e D. Barbosa não poderiam mais vestir a camisa do Palmeiras. Laterais medíocres que já tiveram mais de 100 oportunidades. Willian, mais um vez, mostrou porque precisa ser sempre titular, seja de falso 9 ou jogando pela ponta. Que seja de falso 9 enquanto não vem um que assuma a titularidade.

    • Também não entendi a do BH. Ele está muito pesado na marcação. O time com ele sempre tem que correr atrás. Marcos Rocha ainda vou dar um desconto, pois acabou de voltar de lesão e ainda teve alguns bons lances no ataque, mas o D. Barbosa meu Deus!!!!! Não acerta um cruzamento. Perde lances bobos no meio. Faz faltas desnecessárias.

    • Você vê a imprensa inteira porque quer. Tente filtrar.
      Aqui a gente tenta fazer esse papel de descrever e comentar o jogo sem aquele veneno que a imprensa tradicional sempre coloca.

  • LL nunca desemprendeu a jogar bola, só precisa de regularidade. Precisamos ver esse domínio acontecer em alguns grandes jogos, time foi muito bem hoje.

  • Realmente foi o único lance da Ferroviária no jogo, mas o Palmeiras precisa ter mais apetite para fazer mais gols e matar o jogo.

    Quanto à Scarpa, ele não ė meia, é ponta de lança e, infelizmente, não tem força física suficiente para jogar de forma competitiva…

  • Cara, verdade, acho que a frustrada negociação deixou o jogador sem confiança, típico de jogador de Florminence, kkk