0
X
0

22/01/2023 - 16:00

O Palmeiras ficou no empate sem gols com o SPFC, no primeiro clássico do ano, para um Allianz Parque mais uma vez lotado. A segunda partida seguida sem gols diante de nossa torcida acende um sinal de alerta, mesmo ainda nos primeiros movimentos da temporada.

Antes das críticas, é preciso pontuar alguns atenuantes. Além da já referida falta de ritmo típica de início de temporada, fazia um calor equatorial na zona oeste da capital paulista. A árbitra Edina Batista decidiu todos os lances discutíveis a favor do adversário, inclusive um pênalti sobre Piquerez.

Mas mesmo com tudo isso, o Palmeiras ficou devendo futebol. A cada jogo que passa, a falta de ritmo soa pior como justificativa, e vemos pouquíssima evolução – na verdade, o primeiro jogo, contra o São Bento, foi bem melhor que os dois últimos, contra Botafogo e SPFC.

Nosso time não encontra Endrick, que segue dando carrinhos doidos para tentar repetir a roubada de bola que o consagrou na Arena da Baixada, ano passado. O jogo não flui por dentro, não flui pelas pontas. A fluidez de 2022 ficou em 2022.

Apesar da defesa ainda estar sem sofrer gols, nosso time está sendo muito mais atacado que ano passado. As ausências de Danilo e Gustavo Scarpa estão gritando.

Scarpa, por sinal, deixou lacunas que parecem impossíveis de preencher. A qualidade de sua batida na bola resolvia jogos renhidos, como o de ontem. Sem o camisa 14, a bola parada do Palmeiras é comum.

Nem Jailson, nem Atuesta, nem Menino parecem estar hoje à altura da titularidade do Palmeiras – ao menos no nível que queremos. Nesta partida, Gabriel Menino sofreu para achar seu posicionamento e deixou muitos espaços entre as linhas.

Rony segue mostrando uma dedicação inigualável, mas ao mesmo tempo continua com problemas técnicos, tanto com a bola no pé quanto no posicionamento para se manter dentro das linhas de jogo – mais uma vez, um impedimento tirou um gol do Palmeiras.

Abel não conseguiu ainda mostrar um caminho. As inversões de lado, soltando Marcos Rocha e segurando Piquerez, passando Dudu para a esquerda, são apenas ensaios muito simples de variações que não surtiram resultado algum. Rafinha, supostamente o elo fraco da defesa do SPFC, não teve nenhum problema na partida.

Enquanto isso, nossa diretoria enfrenta talvez sua pior crise desde que assumiu. Leila Pereira parece mais preocupada com a política do clube, onde segue queimando pontes e cometendo erros seguidos – algo mais do que esperado para uma neófita no ambiente – do que em reforçar o elenco. A presidente nunca enfrentou tantas cobranças como agora. A ver como sua personalidade “pronunciada” reagirá diante das pressões.

Nossa comissão técnica segue buscando soluções, mas o material humano à disposição não responde como gostaríamos. Com o tempo, o desempenho tende a melhorar – o problema é que, no futebol, muitas vezes o tempo não é suficiente e as crises chegam antes.

Os tempos de bonança parecem ter chegado ao fim; quem desfrutou, desfrutou. A temporada 2023 ainda promete protagonismo, mas neste momento, com muito mais dificuldades que nos anos anteriores. A torcida, ou parte dela, está aqui para fazer sua parte e ajudar. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

SPFC

Rafael
Rafinha
Orejuela
Ferraresi
Beraldo
Arboleda
Wellington
Rodrigo Nestor
Jhegson Méndez
Luan
Luciano
Wellington Rato
Pedrinho
Calleri
David
Marcos Paulo
Rogério Ceni
TÉCNICO


Primeiro tempo

2'
SPFC

Wellington Rato bateu falta frontal, rasteira – Weverton foi no canto esquerdo e espalmou para o lado.

4'
Palmeiras

Raphael Veiga bateu forte de fora da área; Rafael espalmou a escanteio.

19'
Palmeiras

Após roubada de bola no campo de ataque, o Palmeiras trabalhou a bola com Dudu, que inverteu para Marcos Rocha, que cruzou na cabeça de Zé Rafael, que testou para fora.

26'
Palmeiras

Gabriel Menino aproveitou bola rebatida pela defesa e emendou um canudo de meia distância; Rafael espalmou para a frente e Rony tentou aproveitar, mas estava impedido.

27'
Palmeiras

Raphael Veiga bateu falta da intermediária; a bola pingou na risca da pequena área e saiu com perigo à esquerda de Rafael.

33'
SPFC

Wellington Rato  levantou falta na área e Arboleda ganhou de Piquerez para testar por cima, com muito perigo.

43'
Palmeiras

O Palmeiras entrou na área do SPFC tocando bola; Dudu acionou Raphael Veiga junto à linha de fundo e o camisa 23 cruzou rasteiro para a pequena área, mas ninguém apareceu para colocar o pé e Rodrigo Nestor afastou.

48'

Edina Batista, que deixou o pau comer, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações dos vestiários.

9'
SPFC

David tabelou com Calleri e finalizou da entrada da área, à esquerda do gol de Weverton.

10'
Palmeiras

Dudu acionou Endrick dentro da área, o camisa 16 cruzou e Rony escorou para o gol, mas estava um pouquinho avançado e a auxiliar marcou o impedimento.

12'
Palmeiras

Endrick conduziu por dentro e bateu rasteiro; Rafael espalmou a escanteio.

16'
Palmeiras

Dudu fez a jogada dentro da área em cima de Ferraresi  e cruzou no segundo pau; Rony subiu no terceiro andar e testou por cima do gol.

18'

Saiu: Gabriel Menino
Entrou: Atuesta

O SPFC não tinha nenhuma vergonha de fazer cera igualzinho a todos os times pequenos que vêm nos enfrentar no Allianz Parque e não estão perdendo o jogo. Igualzinho!

24'

Saiu: Endrick
Entrou: Breno Lopes

32'
SPFC

Wellington Rato rolou falta do bico da área para a chegada de Rodrigo Nestor, que bateu por cima.

33'
Palmeiras

Breno Lopes fez jogada individual pela meia esquerda e bateu rasteiro da entrada da área; Rafael pegou firme.

38'

Saiu: Rony
Entrou: Rafael Navarro

Saiu: Raphael Veiga
Entrou: Bruno Tabata

Saiu: Dudu
Entrou: Flaco López

39'
SPFC

Rodrigo Nestor levantou na área; Arboleda escorou e Wellington Rato disputou dentro da pequena área, mas Gustavo Gómez salvou o Verdão.

 

 

47'
Palmeiras

Rafael Navarro brigou na ponta esquerda e acionou Breno Lopes, que bateu rasteiro, cruzado, para fora.

54'

Edina Batista encerrou a partida, “coberta de glórias”.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Não teve muito trabalho, as defesas que fez foram fáceis.
6
Marcos Rocha
Parece estar bem a fim de dar uma chance para o Mayke.
5
Gustavo Gómez
Mais uma vez se destacou, salvando um lance fatal dentro da pequena área.
8
Murilo
Ainda parece estar com aquele cheiro de férias no corpo. Precisa engrenar logo.
5.5
Piquerez
Partida comum. Nada que qualquer outro lateral mediano do futebol brasileiro não pudesse fazer.
6
Gabriel Menino
Perdido no posicionamento, Luciano teve bastante liberdade entre nossas linhas.
5
Atuesta
Oscilou com bons e maus momentos. Mas a torcida parece só prestar atenção nos erros.
6.5
Zé Rafael
O motorzão do time mais uma vez liderou o meio-campo do Palmeiras.
8
Dudu
Partida típica de "Dudu em começo de temporada". Esperamos por um ritmo mais intenso.
6
Rafael Navarro
s/n
Raphael Veiga
Respondeu bem às primeiras atuações do ano, mais tímidas. Deu uma boa demonstração de evolução.
6.5
Bruno Tabata
s/n
Rony
Rony, aprenda a não ficar impedido. Rony, aprenda a não ficar impedido. Rony, aprenda a não ficar impedido.
6
Flaco López
s/n
Endrick
Ainda não encontrou seu lugar no campo. Tem a paciência em dobro da torcida a seu favor. Mas precisa de gols.
6.5
Breno Lopes
Mais uma vez entrou bem no ataque, criando oportunidades e finalizando. Fez sua parte.
7
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Percebeu que ainda há muita evolução pela frente. Além da parte técnica que os jogadores precisam readquirir, o time precisa encontrar novas formas de jogar e desenvolver jogadas na bola parada sem o Scarpa. E Abel precisa fazer substituições mais assertivas, mais cedo. Três mudanças aos 38 do segundo tempo não têm muitas chances de mudar um jogo.
5.5




2 comentários em “22-01-2023 – Palmeiras 0x0 SPFC – Campeonato Paulista 2023

  1. Tá ficando difícil de justificar a não utilização das crias e a insistência em Atuesta, Navarro, Tabata, B. Lopes etc. Esses jogadores já mostraram até onde podem chegar, se não vai ter contratacões, então tá na hora de apostar nos mlks.

Deixe uma resposta