0
X
1
23/11/2024 - 19:30
O Palmeiras venceu de novo e finalmente assumiu a liderança do Brasileirão, a três rodadas do fim. A vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO foi na conta justa para conseguir os 3 pontos e o time claramente dosou as energias visando a partida de terça-feira, contra o Botafogo do Rio, que certamente será a mais importante do ano, já que o time carioca apenas empatou em casa com o Vitória.
Sobre um gramado muito pesado, que sofreu com chuvas que caíram durante toda a tarde em Goiânia, o Verdão tinha que abrir vantagem o mais rápido possível. E mesmo com a duvidosa escalação de Rony no comando do ataque, o Palmeiras começou a construir boas chances de gol: Richard Ríos finalizou por cima, depois Raphael Veiga exigiu boa defesa de Ronaldo após roubada de bola no ataque, até que, aos 19, Estêvão levou dois marcadores de vencida e rolou para Veiga, que dominou, girou e colocou a bola no canto direito de Ronaldo. E parece que o jogo terminou – o Verdão ainda criou mais 2 ou 3 chances no primeiro tempo, e foi só.
A dianteira no placar permitiu ao Palmeiras administrar a parte física, principalmente no segundo tempo. De volta ao 4-2-3-1 que acompanha o time há várias temporadas, o Verdão soube ocupar os espaços em campo e Weverton foi apenas um espectador da partida – a rigor, fez duas defesas extremamente fáceis, com a bola indo duas vezes, sem força, ao encontro de seu peito.
As alterações de Abel Ferreira não faziam sentido para matar o jogo. Nosso treinador claramente poupou os principais jogadores, como Aníbal Moreno e Raphael Veiga. Calculou o risco de ver a vitória escorrer pelos dedos, assumiu-os, e ganhou a aposta. Com isso, o Palmeiras chega mais forte para a grande partida de terça-feira no Allianz Parque.
Mais uma vez, o Palmeiras esteve longe de praticar um futebol envolvente, que inspira confiança, mas quem se importa? Buscar consistência de jogo é uma missão para início e meio de temporada. A esta altura do campeonato, jogar bem é detalhe. Precisamos é vencer, somar 3 pontos em todos os jogos e levar mais um campeonato. E para isso, podemos até nos dar ao luxo de empatar o próximo jogo – desde que vençamos as duas partidas finais.
Quando o Derby terminou, há três rodadas, tudo parecia perdido. Mas no futebol, as coisas mudam muito rápido; ganhamos os 3 jogos seguintes e o Botafogo do Rio empatou seus 3; os 6 pontos viraram pó e o Verdão tem mais vitórias e mais saldo de gols. Agora é manter o foco, segurar a vantagem, porque as coisas podem mudar de novo. MAS NÃO MUDARÃO! VAMOS PALMEIRAS!!!
Ficha Técnica
Escalação
Atlético-GO
Primeiro tempo
UUUHHH! Raphael Veiga recebeu na entrada da área e abriu na direita com Estevão, que cortou para o meio, pedalou e tocou atrás para Richard Ríos; o colombiano dominou e bateu de chapa, com muito perigo, e a bola passou raspando a trave direita de Ronaldo.
GOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Estêvão disparou pela direita, invadiu a área, driblou dois marcadores e rolou no meio para Raphael Veiga; com muita frieza, o meia dominou e bateu de canhota, no cantinho direito de Ronaldo, que só assistiu.
NA TRAVE! Rony recebeu a bola na meia esquerda, carregou em velocidade e soltou o pé, de canhota; a bola explodiu na trave direita de Ronaldo e saiu em tiro de meta.
QUE CHAAANCE! Richard Ríos descolou belo passe em profundidade para Marcos Rocha, que invadiu a área com muita liberdade e bateu firme para o gol, mas Ronaldo fez boa defesa, espalmando para escanteio.
Luiz Fernando recebeu pela direita, encarou a marcação de Marcos Rocha, puxou para o meio e bateu firme para o gol, mas Weverton encaixou facilmente.
Jonathan Benkenstein Pinheiro encerrou a primeira etapa.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem substituições.
Entraram: Gabriel Menino e Flaco López
Saíram: Raphael Veiga e Rony
ERA PRA MATAR O JOGO! Felipe Anderson recebeu na ponta esquerda, cortou para o meio e tocou em profundidade para Gabriel Menino; o camisa 25 saiu na cara do gol e teve uma chance incrível, mas bateu na rede pelo lado de fora.
Entraram: Zé Rafael e Vanderlan
Saíram: Aníbal Moreno e Caio Paulista
Entrou: Fabinho
Saiu: Estêvão
Em meio ao pasto do Estádio Antônio Accioly, o Palmeiras cadenciou o jogo, criando poucas jogadas, mas correndo poucos riscos.
FINALMENTE! Jonathan Benkenstein Pinheiro apitou o fim da partida.