0
X
0

Palmeiras 0x0 Deportivo Pereira

O Palmeiras apenas empatou, sem abertura de contagem, com o Deportivo Pereira, no jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores, e se classificou para as semifinais, que serão contra o Boca Juniors – os jogos acontecem no dia 27 de setembro na Bombonera e no dia 3 de outubro, no Allianz Parque.

Jogando com uma formação diferente da habitual, com três zagueiros, o Verdão teve pouca inspiração e não se viu nenhum dos movimentos automáticos que nos acostumamos a ver – os jogadores tinham que pensar muito para tomar as decisões e estavam pouco inspirados. Além disso, o confronto já definido tirou aparentemente a motivação dos jogadores, que ainda tinham no pensamento a proximidade da disputa de mais um Derby. O empate sem gols acabou sendo um resultado bastante lógico.

Abel armou um 3-5-2, com Marcos Rocha quase abrindo mão das descidas, o que enfraqueceu o lado direito. No lado esquerdo, Rony se movimentou muito pouco para ajudar nas triangulações com Veiga e Piquerez e desta forma ficou muito difícil estabelecer as superioridades numéricas nos dois flancos.

O Palmeiras passou a depender do apoio de Zé Rafael, que quase não se arriscou – até porque, não podia abusar de deixar a defesa desguarnecida. Com os esquemas espelhados e com os times assumindo poucos riscos, o jogo ficou travado taticamente e só um erro, uma roubada de bola, uma jogada de talento individual ou uma bola parada resolveria o problema.

Nada disso aconteceu e o Palmeiras sequer chegou a criar um grande volume de boas chances – Flaco López, no primeiro tempo, e Artur duas vezes, no segundo, tiveram as melhores chances. O Deportivo Pereira ameaçou menos, mas foi quem criou a chance mais aguda, com Angelo Rodríguez acertando o pé da trave direita de Weverton.

No intervalo, Abel trocou os dois laterais, e o Verdão ficou um pouco mais ofensivo, mas não o suficiente para criar aquela pressão que desestabilizaria a defesa colombiana. Depois, tentou melhorar a dinâmica por dentro com entradas de Artur e Endrick.

É fato que o time foi melhorando com o desenrolar do segundo tempo, mas também é verdade que ninguém estava muito a fim – nem a torcida, com mais de 37 mil presentes, parecia se incomodar muito com o zero no placar.

No final, o árbitro, que até tentou mostrar seus cartões para evitar, inutilmente, as entradas fortes dos jogadores do Deportivo Pereira, terminou a partida que todos estavam torcendo para que chegasse logo ao fim. E assim o time colombiano finalizou de forma bastante digna sua primeira participação na Libertadores, como quadrifinalista.

É Derby no domingo e a sombra do Boca a partir de segunda-feira. A temporada está quase entrando na reta final e os grandes jogos começam a pipocar de todos os lados. A ver se Abel insistirá neste esquema com 3 zagueiros, que na primeira tentativa não deu frutos.  A apreensão da torcida é natural, mas a confiança no plano do patrão é ainda maior – é claro que ele tem um plano. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

37.785

R$ 3.641.343,19

Cristian Garay

Alejandro Molina

Escalação

Deportivo Pereira

Aldair Quintana
Carlos Garcés
Juan Quintero
Carlos Ramírez
Jordy Monroy
Juan Zuluaga
Kener Valencia
Ewil Murillo
Jimmy Congo
Johan Bocanegra
Maicol Medina
Jimer Fory
Adrián Balboa
Geisson Perea
Angelo Rodríguez
Alejandro Restrepo
TÉCNICO


Primeiro tempo

4'
Palmeiras

Flaco López recebeu na intermediária do ataque, dominou de letra cortando para o meio e tentou passe longo para Rony; o camisa 10 se esforçou para chegar, mas o goleiro Quintana cortou.

15'
Palmeiras

Após pressionar na marcação, Flaco López recuperou a bola, carregou em velocidade e saiu cara a cara com Quintana; o atacante bateu colocado de perna esquerda, mas o goleiro saltou e espalmou para escanteio.

32'
Palmeiras

Pelo lado esquerdo do ataque, Raphael Veiga fez cruzamento por baixo; Flaco López apareceu na primeira trave e desviou com perigo, mas a bola saiu pelo lado direito de Quintana.

33'
Deportivo Pereira

Bocanegra recebeu na entrada da área, ajeitou e bateu forte, para boa defesa de Weverton; no rebote, Ângelo Rodríguez bateu para o gol para nova defesa do paredão, mas já não valeria – Rodríguez estava impedido.

40'
Palmeiras

Piquerez cruzou no segundo pau visando Flaco López, que brigou pelo alto, mas Quintero afastou e a bola sobrou para Rony; na pequena área, o atacante dominou mal e chutou em cima da marcação.

42'
Deportivo Pereira

Após disputa pelo alto dentro da área, Zuluaga tentou bater de primeira e furou; na segunda tentativa, ele acertou chute perigoso e Weverton defendeu.

43'
Deportivo Pereira

Angelo Rodríguez recebeu pelo lado esquerdo, cortou para o meio, venceu Gustavo Gómez em duelo e bateu firme, na trave.

47'
Palmeiras

Richard Ríos recebeu pelo lado direito do ataque e atrasou para Marcos Rocha; o lateral cruzou de trivela na cabeça de Murilo, que desviou com perigo, para boa defesa de Quintana.

47'

Cristian Garay encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

Entraram: Vanderlan e Mayke
Saíram: Piquerez e Marcos Rocha

1'
Palmeiras

Pelo lado direito do ataque, Mayke cruzou para Raphael Veiga, na entrada da área; Veiga dominou e bateu de direita, cruzado e rasteiro; a bola saiu fraca e Quintana defendeu.

16'

Entraram: Endrick e Artur
Saíram: Rony e Raphael Veiga

20'
Palmeiras

Ríos tocou para Flaco López, no lado direito do ataque, e o argentino cruzou de perna direita no segundo pau para Artur, que bateu de primeira, para grande defesa de Quintana.

26'
Palmeiras

Mayke fez grande jogada pelo lado direito, entrou na área e cruzou rasteiro para Artur; da marca do pênalti, o camisa 14 bateu por cima do gol.

37'
Palmeiras

Vanderlan fez lançamento pelo alto para Endrick; pelo lado esquerdo do ataque, o camisa 9 ganhou na velocidade e bateu de voleio, obrigando Quintana a espalmar para escanteio.

39'
Palmeiras

Mayke carregou em velocidade pela direita e cruzou rasteiro para Endrick, que desviou no primeiro pau, mas a bola saiu pelo lado direito de Quintero.

41'

Entrou: Kevin
Saiu: Flaco López

48'

Cristian Garay encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Algumas boas defesas - mais do que esperávamos que seria necessário.
7
Luan
Não precisou zagueirar muito, mas encaixou um passe extraordinário para a projeção de Mayke.
6.5
Gustavo Gómez
Começou meio desligado, lento, mas depois pegou no tranco.
6
Murilo
O mais exigido do trio, e respondeu muito bem, ganhando quase todos os duelos.
7
Marcos Rocha
Sonolento, o jogo era pequeno demais pra ele.
5
Mayke
Entrou ligado, dando mais vida ao flanco direito.
6.5
Zé Rafael
Jogou na experiência, preenchendo espaços e só subindo na boa.
6.5
Richard Ríos
Quando decidiu apoiar saiu coisa boa. Foi novamente caçado em campo, apanhou bastante.
6.5
Raphael Veiga
Modo pré-Derby, ficou só se poupando; nem sombra do jogador decisivo do jogo anterior.
6
Artur
Entrou com vontade, mas pouca decisão; teve uma bola À mercê para abrir o placar, mas ela caiu no pé direito e aí complicou.
6
Piquerez
Começou agredindo bastante, mas foi caindo, caindo...
6
Vanderlan
Entrou bem, com bastante disposição - mais do que esperado para um reserva que quer mostrar serviço.
6.5
Rony
Ficou preso no meio de Garcés e Quintero e não saiu para buscar a bola.
6
Endrick
Deu outra dinâmica ao time, com bastante movimentação e iniciativa. Expulsou Quintero.
7
Flaco López
Noite pouco inspirada, apesar de ter buscado bastante o jogo. Perdeu um gol feito, de frente, era só tirar do goleiro.
5.5
Kevin
s/n
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Tentou um esquema diferente. Não deu muito certo. Vai insistir ou vai abortar?
6.5




3 comentários em “30-08-2023 – Palmeiras 0x0 Deportivo Pereira – Libertadores da América 2023

  1. Se Artur não ser mais decisivo e render mais tecnicamente agora, não sei quando haverá outra oportunidade. Ou vai ou racha, está bem fraco nas ações ofensivas. Precisa tomar partido de uma parcela de responsa pela ausência do Dudu. Para ontem!

  2. Discordo que o Flaco perdeu o gol. Ele bateu certo. Foi mais mérito do goleiro, que fez uma bela defesa.
    E sobre o esquema de 3 zagueiros, acho que foi algo pontual para essa partida. O time ainda não rendeu nessa formação.

  3. Jogo tecnicamente bem abaixo . Abel pelo amor de Deus ,para com esse negócio de 3 zagueiros !!!! Já não tinha dado certo em outros jogos , espero que tenho desistido depois de ontem .

Deixe uma resposta