Lista de inscritos do estadual dá dicas importantes sobre as ambições do Palmeiras na temporada

Pedrão
Cesar Greco/Ag.Palmeiras

O Palmeiras registrou na FPF na tarde desta terça-feira os inscritos para a disputa do campeonato paulista. Como já é de conhecimento amplo, o regulamento delimita duas listas: uma com atletas oriundos da base, que precisam atender a diversos pré-requisitos, sem limite na quantidade, mas da qual somente cinco podem entrar em campo simultaneamente; e outra com os atletas em geral, limitados a 26.

Vitor Hugo e Gustavo Scarpa, que eram dúvida, estão inscritos. O primeiro recupera-se de uma cirurgia na região inguinal e sua presença na lista é sinal de que a recuperação está caminhando bem. Já o meia teve as negociações com o Almería encerradas e volta a ficar à disposição da comissão técnica.

Um detalhe, no entanto, deixa a torcida desconfiada: o zagueiro Pedrão e o atacante Angulo poderiam ter sido inscritos na lista A, mas ficaram apenas de sobreaviso. As vagas foram “guardadas”, o que só pode ter um significado, diante da disponibilidade de atletas: todas as cinco vagas podem ainda ser preenchidas por jogadores que ainda não fazem parte do elenco atual. Do contrário, não haveria nenhuma necessidade de deixar Pedrão e Angulo de fora.

O Palmeiras tem claras necessidades no comando do ataque e também pode precisar de reforços na zaga, e na lateral esquerda. Além disso, foi revelada uma proposta do clube pelo atacante Ronny, do Athletico-PR. É para a torcida ficar desconfiada mesmo. As ambições do Palmeiras, afinal, podem não ser tão modestas como pareciam.

Timing

Anderson Barros
Fabio Menotti/Ag. Palmeiras

Antes tarde do que nunca, claro. Mas o momento que a força de contratação do Palmeiras parece entrar em cena não é exatamente uma demonstração de planejamento consistente.

Luxemburgo já começou a montar seu plano tático. A comissão técnica já tem os atletas com o preparo físico razoavelmente homogeneizado.

Eventuais chegadas, importantes para finalmente equilibrar setores do elenco que estavam claramente deficientes, não deixam de ser uma evidência de falhas no planejamento.

De qualquer forma, Luxemburgo parece não estar se importando muito com isso e vai trabalhando com o que tem. Receberá os eventuais reforços de braços abertos. Nós, também.

Listas

Abaixo, as listas com os inscritos no estadual:

Lista A
Goleiros
: Weverton, Jailson e Vinicius
Laterais: Marcos Rocha, Mayke, Diogo Barbosa e Victor Luis
Zagueiros: Vitor Hugo, Felipe Melo, Gustavo Gómez, Luan e Emerson Santos
Volantes: Bruno Henrique e Ramires
Meias: Lucas Lima, Raphael Veiga, Zé Rafael e Gustavo Scarpa
Atacantes: Dudu, Luiz Adriano e Willian

Lista B
Lateral
: Esteves
Volantes: Gabriel Menino e Patrick de Paula
Meia: Alan
Atacantes: Gabriel Veron e Wesley


O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Conheça mais clicando aqui: https://www.catarse.me/verdazzo.

  • E o planejamento para 2019?! Muito melhor e caro. E o resultado? Senhores vamos fechar as cornetas. Muito mais sábio identificar as reais necessidades. Janela da Europa abre no meio do anos. Jogador de melhor nível. Fazer leilão por pé de rato?! Tá certo o Palmeiras, pés no chão e gastar cirurgicamente. Torcendo palmeirenses é mto chato, insensato. Muitos falam sem informação. Depreciam o próprio time sem fundamento. Aqui é um canal que tem muitos palmeirenses que roxos e que acompanham o dia a dia do time. E por isso tem poucos comentários nonsense. Mas em outros sites, dá até raiva. Enfim a realidade de 2019 e diferente de 2020, e na minha opinião o Palmeiras está traçando sim uma boa estratégia. Se adiantar ao mercado e trazer muitos nomes não nós outros nenhum ou pouco resultado. Pq não usar de estratégia diferente, já que temos um treinandor q pode pedir outros jogadores e dispensar o que temos. Para mim isso é racionalidade, ser racional com os recursos.

  • Discordo do Timing das contratações. O Luxa teve um tempo de treinamento para analisar os jogadores e agora sim apresenta as necessidades reais de contratação.

  • Palmeiras pode estar usando uma estrategia ousada, porem assertiva em meu modo de ver. Estão olhando o mercado, esperando as coisas se normalizarem e aguardando um feedback mais preciso do Luxa e da nova comissão. Vale lembrar que o Profexo somente começou a trabalhar com o grupo no dia 3 de janeiro. Antes, só conhecia por jogos contra e visto na TV.

    A ousadia em começar as contratações tardiamente pode nos fazer perder o Paulistão, mas vamos estar fortes para a sequencia da temporada sem duvidas. Basta agora esperar para ver se é isso mesmo, ou somente mais caneladas dessa Presidência/Diretoria.

  • A posição que mais precisamos de reforço é a de centro-avante, Luiz Adriano não é exatamente um e tem problemas com lesões, William é menos centro-avante ainda.

    Para as pontas acho o Rony um jogador interessante, só espero que não sinta o peso da camisa.

    • Cara, o Zé Rafael jogou muito bem de “falso” 9 no Bahia e nos últimos jogos do ano passado. Queria muito que ele tivesse mais oportunidades nessa função. Ataque do Cebola tava rápido demais, deu gosto de ver.

  • Na minha opinião o Palmeiras precisa mais de um volante do que de um zagueiro, mas urgente mesmo é centroavante e lateral esquerdo, tinha que ir forte pra cima de Arana e Pedro.

  • Por mais que eu também concorde com a evidência de falta de planejamento, chegou a hora de vestir o manto e apoiar.

    Entrei em 2020 com o mesmo sentimento de 2016: não eramos o time a ser batido. As coisas fluem melhor no Palmeiras assim!