Abel Ferreira rasga elogios ao elenco: “melhores do mundo”

Abel Ferreira dirige o Palmeiras em Caxias do Sul, em partida contra o Juventude
Cesar Greco

Treinador enalteceu também a partida do atacante Deyverson e destacou a atuação de Felipe Melo como volante

O Palmeiras voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Atuando fora de casa diante do Juventude, o Verdão balançou as redes adversárias três vezes e chegou à segunda vitória na competição. Depois da partida, na coletiva de imprensa, o técnico Abel Ferreira proferiu um forte discurso em defesa de seus jogadores.

“Tenho que dar aqui os parabéns aos jogadores que sobretudo foram menos utilizados e estão aproveitando as oportunidades. Hoje ganhamos, e somos os melhores; quando perdemos, somos os piores. Não podemos viver assim. Temos que saber aquilo que fazemos e sermos os primeiros a acreditarmos em nós próprios”, disse.

“Não quero saber o que os outros dizem da minha equipe e de mim. O que eu quero saber é como trabalhamos no CT, no dia a dia. Seja o Scarpa, o Veiga ou o Zé Rafael, eles são os meus jogadores e são os melhores do mundo. Para fora, eu os defendo até a morte. Lá dentro, eu faço o que tiver de fazer para transformá-los nos melhores atletas”, acrescentou.

Antes de comentar a boa vitória, o comandante começou elogiando as condições do gramado do Alfredo Jaconi: “Primeiro gostaria de parabenizar o Juventude pela qualidade do gramado. Parabéns. Para mim, ter uma boa partida de futebol necessariamente precisa de um bom gramado. Não foi por acaso que o Messi criticou o Nilton Santos. Quando joga em um campo como de hoje, é muito mais fácil de dar um ritmo melhor ao jogo.”

Já sobre o desempenho da equipe, prosseguiu: “Nós jogamos exatamente igual [ao jogo de sábado], já disse que fazemos sempre a saída a três, não importam [quais são] os jogadores. Até temos tema aqui para discutir a noite inteira, mas eu não tenho tempo para explicar o nosso modelo de jogo. As pessoas de casa gostam de saber só se a equipe jogou bem e ganhou. Portanto, hoje, na minha opinião, fomos bem e ganhamos. O centroavante fez o mesmo que o Rony e o Luiz no último jogo. Criamos chances suficientes para ganhar do SCCP e não vencemos, hoje criamos e fizemos. Estão todos de parabéns.”

“Em função de todas as ausências, sem Danilo Barbosa, Patrick, Danilo, Gómez, Viña… a equipe tem sempre dado uma boa resposta e estamos criando oportunidades. E isso é o que me enche de confiança: ver a equipe criar jogadas para fazer gol. Seja em bola parada, contra-ataque ou ataque posicional”, afirmou.

Abel Ferreira elogiou Deyverson e Felipe Melo individualmente

 Para enfrentar o Juventude, Abel mudou a escalação e promoveu a estreia de Deyverson na equipe titular pela primeira vez após seu retorno ao clube. Questionado sobre a atuação do jogador, que marcou um gol, o treinador elogiou sobretudo a entrega do atacante.

 “O Deyverson tem algo para mim que é obrigatório em um jogador. Ele dá tudo dentro de campo. No final do jogo, numa transição do Juventude, ele correu muito e fez uma falta na entrada da nossa área. É isto que eu quero. Outra coisa que ele nos dá é algo que nenhum dos nossos centroavantes tem: jogo aéreo fortíssimo. Quando o Deyverson voltou, conversei com os capitães da equipe e disseram que ele é um homem de caráter”, disse.

Outro atleta destacado pelo treinador na coletiva foi Felipe Melo. Com 200 jogos completados com a camisa do Palmeiras, o camisa 30 começou o jogo como volante; a partir da lesão de Luan, foi recuado para atuar como zagueiro e agradou.

“Já tinha conversado com o Felipe sobre ele atuar nesta posição [de zagueiro]. Ele disse: ‘professor, estou aqui para servir ao Palmeiras e fazer o que for para a equipe’. Hoje eu tinha o Kuscevic, mas ele não joga há muito tempo. Eu fiquei na dúvida se colocava ele ou o Zé Rafael, principalmente por causa do ritmo. Então, como sabia que o Felipe podia atuar ali, escolhi pelo Zé. O Felipe jogou muito bem, liderou a defesa, fez grandes coberturas e distribuiu passes. Gostei. Se precisar novamente, [já que] não sei o que acontecerá com o Luan, ele pode jogar”, enalteceu.

Com a vitória, o Palmeiras chegou a sete pontos na competição e segue mirando o topo da tabela. O próximo compromisso da equipe acontece neste domingo às 11h, contra o América-MG, no Allianz Parque.