Palmeiras lidera o Ranking Nacional de Clubes da CBF pelo segundo ano consecutivo

Sede da CBFA CBF divulgou no início da tarde o Ranking Nacional de Clubes, com as informações atualizadas após o final das competições de 2018. Decacampeão brasileiro, o Palmeiras lidera o ranking com 16.914 pontos, 1.092 pontos a mais que o Cruzeiro, que é o segundo colocado.

O RNC tem como critérios pontuar todas as equipes que participam dos campeonatos brasileiros das séries A, B, C e D, e da Copa do Brasil. Ao final do ano, cada equipe recebe uma pontuação pela colocação obtida nessas competições, depois de ponderar por tempo: o ano atual tem peso 5; o ano anterior tem peso 4, e assim por diante – até chegar nas colocações de cinco temporadas atrás, que tem peso 1.

No ano passado o Palmeiras já era o líder do ranking, rigorosamente empatado com o Cruzeiro. Na atualização deste ano, além de ter obtido pontuação maior que o time mineiro, o Palmeiras teve menos pontos expirados referentes a 2013 – foram descontados o título da Série B e as oitavas-de-finais da Copa do Brasil; já o Cruzeiro perdeu os pontos do título do Brasileirão e também das oitavas da Copa do Brasil daquele ano.

Atualmente, o Ranking Nacional de Clubes serve apenas para auxiliar no chaveamento da Copa do Brasil, colocando nas fases mais adiantadas os clubes mais bem colocados; e para a seleção de clubes que disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro.

Ranking Nacional de Clubes

  • Sou igual você Conrado. Também não encho o saco de ninguém. E não deixo ninguém me encher.