Sem apoio da CBF, Palmeiras vê Conmebol carregar contra si nos relatórios

Portão do estádio Campeón Del Siglo
Reprodução Fox Sports

A Conmebol suspendeu preventivamente Felipe Melo, além dos jogadores do Peñarol Nández, Mier e Lucas Hernandez, por três jogos, como consequência dos episódios pós jogo na última quarta-feira. Esta é a pena mínima prevista para situações como a que se viu no estádio Campeón Del Siglo. Os jogadores ainda serão julgados formalmente pelo tribunal disciplinar da Conmebol, de onde sairá a pena definitiva.

Nosso departamento jurídico já preparou a defesa e Leonardo Holanda, advogado do Palmeiras, entregou pessoalmente a documentação na Conmebol na manhã de ontem. Mas pelo visto a tarefa será dificílima: os documentos emitidos pelo árbitro e principalmente pelo delegado do jogo fazem relatos patéticos do que realmente aconteceu e que estão registrados nas câmeras, praticamente canonizando os jogadores do Peñarol e imputando a Felipe Melo a culpa do ocorrido. Diz o relatório do juiz:

“Ao final do jogo, o senhor Felipe Melo, com a camisa 30 do Palmeiras, faz um gesto supostamente de saudação ao céu, gerando reação tanto de jogadores titulares como de reservas do Peñarol, na qual pode se individualizar o senhor Matías Mier, camisa 10 da equipe do Peñarol, que, em atitude provocativa, perseguiu o senhor Felipe Melo. Em um dado momento, ocorre uma agressão mútua entre ambos os jogadores com golpes de punho, o que motiva a reação de outros jogadores de ambas as equipes. Foi difícil identificar quem estava envolvido”

Os pontos destacados apontam que
1) foi a comemoração de Felipe Melo, que pelos vídeos não apontam nenhuma provocação, que geraram reação dos uruguaios; e
2) que o soco desferido por Felipe Melo por estar sendo perseguido por Mier motivou a confusão geral, quando está claro que o pau já estava quebrando – Fernando Prass foi agredido por três uruguaios ao mesmo tempo antes do soco de Felipe Melo.

Para piorar, o relatório do delegado do jogo Mario Campos destaca que Felipe Melo fez o gesto se dirigindo ao banco do Peñarol – o que é claramente uma mentira. Já o relatório do oficial de segurança relata ter mandado fechar os portões de acesso ao vestiário colocando a culpa em quatro seguranças do Palmeiras que invadiram o campo para proteger nossos jogadores.

Ainda nesse relatório, o funcionário da Conmebol diz que os santos jogadores do Peñarol tentavam acalmar seus torcedores, que estavam envolvidos em outro conflito com nossa torcida – depois de atirarem bombas e objetos o tempo todo. Não é mencionada a agressão sofrida por Willian dentro da área nos segundos finais da partida, ainda com a bola em jogo, nem o cerco de Nandez e Quintana sobre Felipe Melo assim que o juiz deu o apito final, nem a agressão tripla sofrida por Fernando Prass.

A Conmebol historicamente defende os clubes de língua espanhola contra os brasileiros. Os relatórios fazem o possível para abrandar a responsabilidade do Peñarol – jogadores e clube – e carregam contra tudo que estava vestindo verde.

Em meio a tudo isto, é estarrecedor o posicionamento de parte da imprensa brasileira, que reverbera a versão de que Felipe Melo foi o causador da confusão, embora exista uma porção importante que isente o jogador e o Palmeiras de qualquer responsabilidade.

Cadê a CBF?

Pior do que a já esperada perseguição da ala clubista da imprensa é o silêncio absoluto da CBF, entidade cuja existência está apoiada na defesa dos interesses dos clubes brasileiros interna e externamente. Não houve nenhuma menção, muito menos repúdio aos ocorridos no site oficial ou nas redes sociais da entidade. Diante desta omissão, o Palmeiras fica completamente à mercê da vontade do tribunal da Conmebol, dependendo apenas de sua própria capacidade de defesa.

Sem apoio da CBF, sendo atacado pelos clubistas da imprensa, o Palmeiras segue seu caminho rumo a conquista da Libertadores, um campeonato que tem tudo para ser o mais legal do planeta, mas que segue capengando pela falta de profissionalismo dos dirigentes da Conmebol, incapazes de garantir seriedade compatível com a quantia de dinheiro que movimentam. Na várzea é muito mais organizado.

Esperem para ver as arbitragens de nossos próximos jogos.

  • Márcio S

    Já passou da hora dos clubes brasileiros darem um ponta pé no traseiro dessa entidade. Não é de hoje que os times brasileiro são prejudicados na competição.

    Se esquecem que o $$$$$ gigantesco que entra em seus cofres é na maioria através dos times brasileiros que ela trata dessa forma.

    Deveriam cobrar mudanças de postura, juntamente com o apoio dessa corja da CBF, ou caso contrário ignorar a competição, que sem os brasileiros viraria menos que uma Sulamericana da vida..

    • Minha opiniao tbm foi sempre essa, abandonar essa competição da comebosta que só prejudica os times brasileiros, mas vc
      acha que algum clube brasileiro vai apoiar o Palmeiras??
      Duvido, aqui é cada um por si, querem mais é q o outro se f….da.

      • Márcio S

        Acho dificil até mesmo o Palmeiras ou qualquer outro time sair, sem que tenha um campeonato “substituto” à altura.

        O clube vive de renda e a bilheteria dos jogos da Libertadores fazem boa receita. Por isso que os clubes se sujeitam à ditadura da Conmebol (que nem o patrocinador que dá nome ao nosso estádio pode ser exibido)…

        • Verdade, pensando por esse lado fica complicado mesmo. Mas que da raiva da!

  • Ighor Silva

    Isso tudo só pra ter um ingresso pra conseguir jogar contra um time europeu… Será que vale a pena? A conmebol é um lixo.

  • 9 – MARQUINHO

    Existem imagens e vídeos que mostram o juiz ao lado do Fernando Prass no momento em que ele é triplamente agredido.
    Existem imagens do soco no Willian.
    Existem imagens que comprovam que i Felipe em momento algum se dirige ao banco de reservas e que meramente está agradecendo a Deus.
    Se o tribunal desconsiderar tudo isso seria o caso de acionar a FIFA.

    • A comebosta autoriza utilização de imagens e vídeos como prova?

      • Rafael Capelini

        Não sei, mas se desconsiderar temos que ir ao CAS e atacar inclusive os dirigentes da Comenbola que se negarem a aceitar provas concretas.

    • Rafael Capelini

      Se o nosso Advogado quiser fazer zuada, pode até acusar os uruguaios e arbitragem de Discriminação Religiosa huauhauhauha

  • Claudinei José de Oliveira

    Me estranharia essa instituição que sempre preteriu clubes hispano-americanos ser, no mínimo isenta, ainda mais qdo o Verdão bateu na bola e no braço. E digo mais: os uruguaios são tão frouxos que, sem apertar muito, eles voltam a ser a Cisplatina… Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gabriel Paes Bernardinelli

    Que Várzea!!! esperar o que desta entidade corrupta e retrograda?! depois querem modernizar a libertadores vender para o mundo… ridículo.
    E vai sobrar para o Palmeiras, podem escrever.
    Completa inversão de valores, exemplo do pior da América Latina.

  • Carlos Maccari

    Cadê o periscazzo???

  • Jose Carlos

    Infelizmente nessa libertadores não temos mais chances.
    Vamos ser roubados até ser eliminado.

    Vão roubar a gente que nem fizeram com os Gambas pelo incidente com o sinalizador, o boca eliminado pelo jogo contra o river e etc.

    Infelizmente o Felipe Melo é um monstro dentro de Campo e fora tb (sabe brigar e se defender) e bateu na hora certa. Se ele tivesse caído no chão, tomado porrada e saído sangrando, seriamos o time de coitados, o penharol eliminado e ajudariam com o titulo.

    Monta o time para o Brasileiro e Copa do Brasil e ano que vem vamos de novo.

    ou pergunta quanto custa o titulo e paga, paga com gosto que dinheiro temos.

    • Antonio Frederico

      Se você for ficar esperando o pessoal não prejudicar a gente para começar a acreditar na gente, pode começar a procurar outro time. Porque o que vai fazer com a gente esse ano não é muito diferente do já fizeram todos os outros anos. Esse ano será só mais acintoso, mas veladamente sempre sabotaram a gente. Seguirei acreditando e quanto mais difícil for mais vou acreditar.

  • Old and Wise

    Qual a motivação para sermos perseguidos na esfera internacional? Acho que nenhuma…ali parece mais a proteção aos uruguaios e, mais exatamente o time do Penarol que disputa todos os anos (por causa da falta muitos adversários locais). O problema é mais a perseguição interna mesmo. A midia dos ” clubes do povão “. Como nao temos força politica para peitar essas duas vertentes: proteção ao Penarol e midia tendenciosa dos grandes grupos só nos resta o de sempre: JOGAR BOLA e atropelar quem aparecer dentro das quatro linhas…inclusive o homem de preto. Mais uma vez contra tudo e contra todos. Vamos nos abraçar ainda mais com nosso time e nossa comissao tecnica. Vamos parar de dividir forças e encarar a rapa toda!!!

  • Antonio Frederico

    eu tenho uma fonte que não posso falar quem é, que disse que o Palmeiras vai ser campeão assim mesmo.

    • Cristiano Ferrari

      Felipe Melo?

  • Contra tudo e contra todos, VAMOS PALMEIRAS! AVANTI PALESTRA!!!

  • Antonio Paulino

    Eu acho a Libertadores uma delícia, mas valorizo muito mais o brasileirão. O Palmeiras tinha focar na hegemonia nacional. Enfileirar, como a Juventus fez na Itália, uns 5 campeonatos. Libertadores seria só uma consequência desse sucesso. Eu fico muito preocupado com a energia que está sendo empregada nesse torneio.

    • Rafael Capelini

      Acho que o objetivo final deve ser obter hegemonia em todas as frentes. Nacional, Continental e Regional.

    • Cristiano Ferrari

      Devia ser igual os EUA, simplesmente dane-se os campeonatos internacionais. Que se valorize o que é nosso, se nos quiserem, que venham atrás pedir. Imaginem a Libertadores sem times brasileiros, a arrecadação da CONMEBOL talvez seria menor que o Campeonato Paulista.

  • Giuliano Varela

    O relatório tb diz que os portões foram fechados pela própria Conmebol, deixando a entender que nossos seguranças invadiram o campo.

    Vai ser difícil escapar da injustiça

    • Rafael Capelini

      Exato!!
      Quantos dirigentes do Peñarol estavam sentados próximos ao arbitro enquanto o mesmo redigia essa ‘súmula’ será hein??
      Acho que o Palmeiras tem que internamente fazer uma pressão muito forte na Comenbola, tentando resolver na diplomacia pra que não haja palhaçada, mas demonstrando claramente estar disposto a ir até as últimas instancias caso nos prejudiquem, inclusive ameaçando se desfiliar da mesma. (Já até vale a pena convidar alguns executivos da MLS pra tomar um cafezinho no Allianz, só pra gerar uns burburinhos, nada mais kkkk)

  • Carioca Verdão

    Infelizmente, o clubismo amador prevalece no futebol brasileiro. Só conseguiriam mudar esse cenário da Conmebol se os grdes clubes brasileiros se reunissem e fechassem questão em torno da moralização da Libertadores, ameaçando até mesmo não participar. Mas isso é um sonho, aqui cada um quer saber apenas como pode se dar bem e pimenta no ku dos outros é refresco.

  • Ary Mastromauro

    Lamentavel tudo o que está ocorrendo na Conmebol. E esperar um posicionamento do ladrão da CBF já é querer demais….

  • Ramon Voznak

    uma vergonha essa CBF, lamentável. e essa Conmebol também tá uma várzea que só.
    mas vejo o Palmeiras como massa de bolo, quanto mais batem, mais a gente cresce. Podem vir, vamos atropelar tudo que vier pela frente. O grupo tá unido e com sede de título, e não vai deixar escapar essa Libertadores. Dá-lhe dá-lhe porcoooooo.

  • Charles

    Desde quinta-feira, eu venho perguntando sobre a manifestação da CBF, porque tinha certeza que isso não ía acontecer. Mas esperar o que de uma entidade que tem ex-presidente “foragido”, outro que já foi preso e responde por corrupção e o atual que não pode sair do país sob pena de ser preso?
    Por incrível que pareça nosso maior aliado parece ser a imprensa uruguaia que ao contrário daqui é mais profissional e honesta.
    Quanto à Conmebol, não me surpreenderia se descobrissem que está envolvida em todos os acontecimentos ocorridos, não me surpreenderia mesmo.

  • Paulo Ponciano

    O que não dá pra entender (até dá pelo fato da Conmebol ir sempre contra brasileiros), é que mesmo que o relatório do juiz e do delegado tenha um peso importante, existem inúmeras imagens de todo o ocorrido que comprovam o contrário e que fomos vítimas da emboscada desses animais. Chega a ser ridículo com o tanto de material mostrando como os uruguaios mal-perdedores armaram tudo e mesmo assim saem da história como vítimas…

  • Rafael Capelini

    Tava sem nada pra fazer (meu moleke foi deitar mais cedo hoje) e puto com as súmulas, comecei só por brincadeira a compilar uma lista de imagens com comemorações iguais a do Felipe Melo, em menos de 10 minutos sem nenhum esforço encontrei centenas, desde os brasileiros, pra quem é uma celebração muito comum, incluindo ai Ronaldinho, Kaka, Neymar, Ribery, Sturidge, Lewandowiski, Iheanacho, Carlos Bacca, e ATÉ CRISTIANO RONALDO e MESSI!!!

    Só do Cavani (uruguaio) tem várias, e tem ohhhhhh até jogador do Peñarol agradecendo aos céus, e os caras vem me botar na súmula que isso que provocou, incitou, iniciou uma série de agressões!!!
    Oras façam-me um favor!!!

    E os muçulmanos saudando a Allah então?? também é provocativo???

    • Cristiano Ferrari

      Aos muçulmanos ninguém é macho para falar contra, só os cruzados, mas esses não existem mais. Hoje só existem coraçõezinhos e sentimentalismo penteca, que uma hora estão amorosos e noutra, quando veem um católico romano, soltam fogo pela boca.

  • Cristiano Ferrari

    Eu não entendo nada, mas não seria possível abrir uma ação contra a CONMEBOL na FIFA? Não sei porque a sede da CONMEBOL fica no Paraguai, assim do motivo da CBF ficar no Rio de Janeiro.

  • Cristiano Ferrari

    Brasileiro é lastimável, sempre uns sabotando os outros. São nessas horas que eu lembro daquele maçom protestante dinamarquês que supostamente cometeu um crime contra imigrantes africanos ou árabes por considerar que são invasores, depois quando foi preso disse que o mal do Brasil é o excesso de raças diferentes. Porém, ele não conhece o Brasil, pois um dia o Brasil foi unido, quando era um reino unido a Portugal, mas inventaram que fomos maltratados pelos portugueses, como se hoje fosse uma mar de rosas.

    • Erick Emerick

      você falou de futebol, xenofobia e história.

      errou nos três. parabéns.

  • Cristiano Ferrari

    Eu tive conhecidos que chegaram a ficar com ódio de mim porque o Palmeiras está muito bom, o ódio é tão grande, que partiram para a baixaria, então resolvi me afastar. Tenho nojo de brasileiros, mesmo sendo brasileiro também.

  • Marcos

    Se punidos, apoio a saída do Palmeiras desse campeonato.

    • Paulo Ponciano

      Se punidos, temos que jogar com mais vontade ainda pra ser campeão e mandar um sonoro CHUPA pra esses babacas… CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

      • Carlos Maccari

        Concordo

  • Wkocks

    Hora de começar a pensar na Liga das Américas, excluindo essas confederações

  • Antonio A. Alves

    Se fosse o timinho sccp e o flameeennnnngo sabemos como seria a postura da cbf. Infelizmente os clubes brasileiros são muito desunidos para formarem uma liga tanto aqui como nas Américas. Triste fato! Vamos aguardar os próximos capítulos. Estas atitudes temo que têm algum “cheirinho” no ar

  • greensemstress

    Desde a década de 60, jogos contra os sulamericanos principalmente Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile sempre fomos roubados e a cbf que é mantida por clubes brasileiros não se pronuncia. Não adianta correr para a Conmenbol pois é lá que está o ninho dos vermes. A cbf TERIA que recorrer a fifa, outro ninho de vermes. No Brasil os clubes considerados grandes são 4 de SP, 4 do RJ, 2 do RS, 2 de MG mais outros tantos de outros estados que estão muito perto desses 12. Em que país existem tantos times grandes? Então a conclusão é que aqui, cada um só olha pro próprio umbigo e querem que seu concorrente se ferre pra não dizer outra coisa. E pra piorar ainda mais, o poder econômico dos canais de mídia em sua ganância desmedida só apoiam 2 times, 1 de SP e outro do RJ quando deveriam ser NEUTROS e pior, quando de acontecimentos como esses do Penãrol (sempre eles), ainda falam aos quatro ventos que nós somos os provocadores e eles são as vítimas. É como está a situação política do país que se espalha por todos os setores. São todos lacaios do poder (econômico). Que mer……..!!!! Os clubes prejudicados míopes não conseguem enxergar o mais óbvio: que a união faz a força! O único que iniciou uma pequena reação a este estado de coisas foi o Pres. Paulo Nobre, penso eu, mas já está quase sufocado pelos lacaios que estão no poder.

    • Rodrigo Marques Carvalho

      Falou tudo meu caro. Repeteco da situação política do país. Bandidagem sendo protegida e o politicamente correto sendo aplicado pela imprensa.

  • Rodrigo Marques Carvalho

    A palavra do juiz vale mais que as provas? Então porque fazer defesa? CBF ou imprensa, pode esquecer. Galliott vai fazer o quê?

  • Rodrigo Marques Carvalho

    Mudando de assunto. Nova camisa do nosso time é horrível assim como a atual. Tudo lixo.
    Procurem no youtube as 10 piores camisas do Palmeiras e depois as 10 melhores.

    • Carioca Verdão

      Companheiro, uma camisa do Palmeiras, por mais fraco q seja o design, NUNCA é horrível, muito menos um lixo! Temos algumas mais bonitas e outras menos bonitas, só isso.

      • Rodrigo Marques Carvalho

        Tá feio colega. Tá até irritante. Até a camisa da Ponte teve mais atenção na criação que a nossa. Não gostei não. Tá muito ruim. O lixo a que me refiro é o trabalho que deve ser bem feito.

  • GustGiannella

    Infelizmente a Libertadores historicamente é assim. Procurem uma declaração do Celso Roth sobre a Libertadores de 2001. Fomos garfados contra o Boca na Bombonera, terminou 2 a 2. Ao final do jogo ele encontrou o Ubaldo Aquino no estacionamento e o ladrão falou pra ele ‘estamos todos bem agora, como é que íamos sair daqui?’.

    Libertadores é uma copa nojenta por esse tipo de coisa. Mas tenho esperança que os novos dirigentes da Conmebol tenham algum discernimento, isso uma hora tem que mudar!

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      Um dos jogos mais frustrantes da minha vida, final da liberta de 2000

  • UNeto

    Podem falar o que quiser… para mim a foto de 3 jogadores do Penarol descendo a bordoada no Prass e o Borja passando olhando, não desce…

    • Andre Luís Sousa Araújo

      Cara, não que ele devesse ir lá e dar voadora nos caras, porque aí seria punido também, mas deveria sim ir tentar “apartar”, ajudar o companheiro. Pegou muito mal pra ele.

  • Bussa

    Absurdo! Esta súmula do árbitro é uma prova irrefutável de que nosso time foi vítima de um cerco que envolveu não somente os uruguaios na lamentável batalha campal mas também a arbitragem e os organizadores locais do jogo.

  • Andre Luís Sousa Araújo

    É vergonhoso, mas já era de se esperar. Há total dissimulação dos fatos e manipulação das palavras, em favor do time uruguaio. Como assim o gesto de Felipe Melo provocou a reação dos uruguaios? Foi por acaso um gesto provocativo? O soco de Felipe Melo provocou a confusão generalizada? Como o cara é sínico de escrever isto? A confusão já estava generalizada, e ela era patrocinada pelos uruguaios. Palhaçada. As imagens não mentem. Contra fatos não há argumentos, ou, pelo menos, não deveriam haver. Se o tal tribunal vai se fazer de cego e comprar a versão do árbitro e do Delegado do jogo, pelo menos o Palmeiras tem que fazer barulho e escancarar essa situação pra todos verem.

  • Valter Reis

    Claro que a CBF vai sumir, não somos filhote deles….

  • DU PALESTRA PALMEIRAS

    1942

  • Tiago Moraes

    Na boa, podem até me ofender aqui. Mas, se em caso de uma cretina punição da Conmebol ao Palmeiras e uma isenção ao Peñarol, eu apoiaria o Palmeiras, caso o clube decidisse se retirar da competição.