Atuesta comenta qual foi a pior parte da recuperação e celebra volta aos gramados: “Só tento desfrutar”

Aníbal Moreno e Eduard Atuesta durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Atuesta lesionou o joelho em fevereiro do ano passado e passou 10 meses sem atuar

2024 é um recomeço para Atuesta no Palmeiras. O colombiano lesionou o joelho em fevereiro do ano passado e só voltou a jogar na última partida do Campeonato Brasileiro, no dia 6 de dezembro. Agora, o camisa 20 quer desfrutar e ter continuidade.

“O departamento médico, os fisioterapeutas, psicóloga, todos foram importantes para mim. Com a ajuda deles, é mais fácil entregar seu 100%. Agradeço a Deus por me permitir voltar e só tento desfrutar. O que eu mais gosto de fazer é jogar bola. O apoio de todos têm me ajudado a voltar bem na pré-temporada, começar o ano bem, e espero continuar desse mesmo jeito”, disse.

Para Atuesta, manter-se bem mentalmente foi um processo mais árduo do que recuperar fisicamente. “O ano passado foi muito difícil, de verdade. Não só fisicamente, mentalmente também. É ainda mais difícil que a parte física. Mas, graças a Deus, consegui voltar no mesmo ano, ganhamos o título e fiquei muito feliz porque consegui voltar antes do término do campeonato. Foi algo bonito para mim”, complementou.

Atuesta quer a Libertadores

Diante do Novorizontino, o meio-campista entrou no segundo tempo e substituiu Raphael Veiga. No clube desde 2022, Atuesta quer vencer a Libertadores.

“Coletivamente, desde que cheguei aqui, os objetivos são muito claros, que é ganhar sempre. Qualquer jogo. É trabalhar ao máximo, preparar-se da melhor maneira para enfrentar todos esses objetivos. Eu ainda não consegui ganhar a Libertadores aqui, é um sonho que espero concretizar. Não só para mim, mas para outros atletas que chegaram e não tiveram a oportunidade de ganhar também. Nosso objetivo é ganhar todos os jogos que disputamos”, finalizou.

Durante a pré-temporada, Atuesta foi um dos destaques do Palmeiras. Ele disputou todos os jogos-treino e marcou dois gols.

Raphael Veiga tem lesão constatada; elenco do Palmeiras se reapresenta com Atuesta

Wesley, Gabriel Veron e Breno Lopes durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Substituído no último jogo do Palmeiras, Raphael Veiga deu início ao tratamento

O Palmeiras se reapresentou na manhã desta terça-feira, na Academia de Futebol, após empate em 0 a 0 com o Atlético-MG. O elenco iniciou a preparação para o confronto diante do Botafogo, nesta quinta-feira, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro.

A novidade do dia ficou por conta da presença de Atuesta, que retornou ao Verdão após um período com a seleção colombiana. O camisa 20, assim como os jogadores que foram titulares no último jogo, permaneceu na parte interna do Centro de Excelência para trabalhos regenerativos. Ele volta a treinar normalmente amanhã e está à disposição da comissão técnica para o próximo jogo.

Os restantes dos jogadores foram a campo para atividades técnicas em campo reduzido. O treino desta quarta-feira está previsto para iniciar às 11h, novamente na Academia de Futebol.

Raphael Veiga será desfalque do Palmeiras

Raphael Veiga do Palmeiras em disputa com Rubens do Atlético-MG, durante partida válida pela nona rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Substituído no começo da partida contra o Atlético-MG após sentir um desconforto muscular, o meia Raphael Veiga teve constatada uma lesão na coxa direita após realização de exames. O camisa 23 já iniciou o tratamento com o Núcleo de Saúde e Performance. Como de costume, o clube não divulgou a gravidade da lesão e o tempo previsto para a recuperação do atleta.

Zé Rafael, que também saiu do último confronto alegando dores, não teve diagnosticada nenhuma contusão e está liberado para enfrentar o Botafogo. Já Weverton e Danilo, que estavam com a seleção Brasileira, devem desembarcar no Brasil amanhã.

Ainda em adaptação, Atuesta fez segundo jogo completo contra Ferroviária; veja números

Atuesta do Palmeiras em disputa contra Marquinhos da Ferroviária, durante partida válida pela sétima rodada do Paulistão, no Estádio Municipal Dr Ademar Pereira de Barros.
Cesar Greco

Contratado junto ao Los Angeles FC para a temporada 2022, Atuesta atuou em seis das sete partidas que o Palmeiras fez no ano

No dia 14 de dezembro do ano passado, o Palmeiras anunciou seu primeiro reforço para 2022: o meio-campista Eduard Atuesta. Contratado junto ao Los Anges FC, da Major League Soccer, o colombiano assinou um vínculo de quatro temporadas com o clube (até o final de 2026).

Atuesta estreou pelo Verdão logo no primeiro jogo da equipe em 2022, contra o Novorizontino – atuou por 34 minutos. Das sete partidas que o Palmeiras fez na temporada até o momento, o camisa 20 foi a campo em seis oportunidades, totalizando 303 minutos jogados.

Contra a Ferroviária, na última quarta-feira, o atleta fez seu segundo jogo completo pelo Palmeiras. Ao lado de Jailson e Patrick de Paula, Atuesta atuou de forma mais recuada e foi o principal responsável pelo início das jogadas da equipe – uma função diferente do que vinha fazendo (entrou para ser o meia da equipe contra o Chelsea), embora próxima da que está mais acostumado na carreira.

“Eu sou um camisa 8. Um meio-campista que ocupa posição defensiva, mas com características de chegar à frente […] Nos estudos que fiz [antes de se apresentar ao Palmeiras], vi que o Veiga foi um jogador muito importante e eu, na minha posição que é um pouco mais atrás, vou complementá-lo”, disse o jogador sobre suas características, na entrevista de apresentação.

Aos 24 anos e vindo de uma liga bem diferente da brasileira, o jogador ainda está em fase de adaptação, como disse Abel Ferreira em entrevista coletiva após a vitória sobre a Ferroviária: “O Atuesta, que foi uma das nossas contratações, é um jogador que está se adaptando à nossa exigência e nossa intensidade de jogo e de treino”.

Em Araraquara, o colombiano acertou 85% dos passes que tentou e foi o líder da equipe em desarmes certos, com 5.

Veja os números gerais de Atuesta com a camisa do Palmeiras:

Contratação mais cara do Palmeiras para a temporada, o camisa 20 chegou cercado de expectativas. Por conta das perspectivas geradas pelos palmeirenses em cima de sua contratação, Atuesta vem dividindo opiniões nas redes sociais.

Atuesta revela que estudou estilo do Palmeiras nas férias e explica suas características em campo

Eduard Atuesta é apresentado como mais novo atleta do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Apresentado oficialmente nesta quinta-feira, Atuesta vestirá a camisa 20 do Verdão

Depois de Marcelo Lomba, foi a vez do meio-campista Eduard Atuesta, na tarde desta quinta-feira, ser apresentado oficialmente como jogador do Palmeiras. Contratado junto ao Los Angeles FC, o colombiano de 24 anos vestirá a camisa 20, que foi utilizada nos últimos anos por Lucas Lima.

“Conheço a História do Palmeiras, os torcedores que sempre apoiam a equipe. Vários jogadores colombianos importantes atuaram aqui e isso era um orgulho para nós. Eles abriram as portas para que mais colombianos jogassem no Maior Campeão do Brasil. Vi a maioria das partidas das últimas duas Libertadores”, disse o jogador na Academia de Futebol.

“Vejo minha vinda para o Palmeiras como uma evolução na minha carreira. Uma oportunidade para fazer história, crescer como jogador e ser bicampeão do Mundo. Espero aproveitar, desfrutar e ajudar toda a instituição. A estrutura do Palmeiras é muito boa. É importante para nós, jogadores, termos tudo o que o Palmeiras oferece para alcançar o 100% do rendimento. É impressionante”, acrescentou.

Questionado sobre os primeiros contatos com Abel Ferreira e seus auxiliares, Atuesta afirmou que as conversas foram no sentido de entendimento de jogo e revelou ainda que pediu à comissão técnica um vídeo dos últimos 10 jogos do Palmeiras na temporada passada.

“A primeira conversa foi para entender como jogavam aqui. Pedi para que enviassem vídeos dos últimos 10 jogos da equipe na temporada passada e eles, além dos vídeos, encaminharam junto uma explicação detalhada da equipe para estudar o estilo do Palmeiras. Fiz isso durante as minhas férias. Isso me ajudou muito a entender os aspectos táticos da equipe e a ideia é continuar aprendendo, absorver conhecimento”, destacou.

Atuesta se define como 8

Atuesta iniciou a carreira no Independiente Medellin, da Colômbia, e passou quatro temporadas no Los Angeles FC. Por jogar em um mercado pouco assistido pelos brasileiros, o camisa 20 aproveitou a coletiva para falar de suas características.

“Eu sou um camisa 8. Um meio-campista que ocupa posição defensiva, mas com características de chegar à frente. Faço as duas funções, sou polivalente nesse sentido e posso entender várias situações de jogo ofensivo e defensivo”, explicou.

“Nos estudos que fiz, vi que o Veiga foi um jogador muito importante e eu, na minha posição que é um pouco mais atrás, vou complementar os jogadores que são diferenciados, como fazia com o Carlos Vela [no Los Angeles FC], que tem características similares ao Veiga. Espero ajudá-lo a fazer mais gols e que seu crescimento cresça cada vez mais”, finalizou.

Para contratar o colombiano, o Palmeiras desembolsou cerca de 3,7 milhões de dólares (aproximadamente R$21 milhões) por 70% dos seus direitos econômicos. Seu contrato com o clube é válido até o final de 2026.

Palmeiras realiza primeiras atividades em campo na temporada; Lomba e Atuesta participam

Abel Ferreira em conversa com o elenco do Palmeiras antes da realização de atividades técnicas, durante treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Após realizarem exames clínicos e físicos no período da manhã, os jogadores participaram de atividades técnicas comandada por Abel Ferreira

Depois de passarem por uma bateria de exames e testes físicos, os jogadores do Palmeiras foram a campo na tarde desta quarta-feira, na Academia de Futebol, e realizaram a primeira atividade de 2022 sob o comando de Abel Ferreira e seus auxiliares.

Anunciados como reforços para a temporada, o goleiro Marcelo Lomba e o meio-campista Eduard Atuesta estiveram no gramado e participaram dos exercícios ao lado dos novos companheiros de clube.

O atacante Rafael Navarro, outra aquisição do clube, testou positivo para Covid-19 e está em isolamento; assim como Weverton, Patrick de Paula, Breno Lopes e Gustavo Scarpa, que também estão infectados pelo vírus e não estiveram presentes no treinamento.

De início, os atletas realizaram um cronograma de ativação física na parte interna do Centro de Excelência. Na sequência, a comissão técnica comandada por Abel Ferreira propôs atividades técnicas, que consistiam em troca de passes e enfrentamentos em campo reduzidos, com toques limitados na bola.

Próximos dias terão atividades em dois períodos

O elenco volta a trabalhar nesta quinta-feira, na Academia de Futebol. A pouco menos de 20 dias de jogar a primeira partida oficial da temporada, o Palmeiras fará nesses primeiros dias de pré-temporada treinos em dois períodos (manhã e tarde).

No próximo domingo, a equipe disputará um jogo-treino contra o Pouso Alegre. O duelo está marcado para ocorrer às 16h30.