Jorge ficará na equipe carioca até o fim de 2023; contrato com o Verdão vai até 2025
O lateral-esquerdo Jorge foi emprestado pelo Palmeiras ao Fluminense até o final de 2023. O anúncio oficial ocorreu nesta quinta-feira. Para liberar o jogador, o Verdão concordou em arcar com parte de seus salários.
O contrato de Jorge com o Palmeiras vence no final de 2025. Ele chegou ao clube em julho de 2021, quando ainda se recuperava de lesão no joelho. Entretanto, mesmo após ficar 100%, não conseguiu se firmar com a camisa palmeirense e vinha sendo alvo de muitas críticas da torcida.
Reserva de Piquerez em um primeiro momento, o lateral perdeu a condição de substituto do uruguaio para Vanderlan, no segundo semestre deste ano, ficando relegado à terceira opção para a função. Foram 24 jogos disputados em 2022; desde junho, foi a campo apenas duas vezes – contra Atlético-MG e Cuiabá. Ao todo, Jorge contabiliza 31 partidas pelo Palmeiras.
Vaga de Jorge deve ser ocupada por Lucas Esteves
O espaço de Jorge no elenco do Palmeiras deve ser preenchido, em 2023, por Lucas Esteves. A Cria da Academia passou os últimos 16 meses emprestado ao Colorado Rapids, retornou ao Verdão e será reavaliado pela comissão técnica. Aos 22 anos, o lateral, que tem vínculo com o clube até o final de 2024, soma 27 jogos e um gol marcado pelo Verdão.
Caso Esteves não permaneça no Palmeiras, as outras opções para ser o número 3 da lateral-esquerda palmeirense são os jogadores do Sub-20: Ian e Thauan. A dupla foi inscrita para a disputa da Copinha 2023.
Titular pelo segundo jogo seguido, Vanderlan deu a assistência para o gol da vitória palmeirense, marcado por Gabriel Menino
Há uma máxima repetida por jogadores de futebol que é “aproveitar a chance que aparece da melhor maneira possível”. Nos últimos dois jogos do Palmeiras, o lateral-esquerdo Vanderlan pode dizer que seguiu o mandamento à risca.
Titular, Vanderlan viu a oportunidade aparecer após as lesões Piquerez e Jorge e se destacou. Frente à equipe gaúcha, foi fundamental para o triunfo por 2 a 1: saiu dos pés do camisa 36 o cruzamento para o segundo gol, já nos minutos finais da partida, marcado por Gabriel Menino.
“Muito feliz. Agradeço ao Abel, aos meus companheiros e à base. Todos nós estamos plantando há muito tempo e agora estamos colhendo os frutos. Agora é curtir o momento”, disse o jogador, na saída do gramado do Allianz Parque.
Suas exibições nas últimas duas partidas o fez ser alçado a reserva imediato de Piquerez, deixando para trás Jorge, que vem tendo dificuldades de desempenhar bem e também sofre com seguidas lesões.
“O desenvolvimento do Vanderlan é o caminho natural. Estou aqui há quase dois anos e ele já havia estreado na Libertadores de 2021. Hoje, ele é o número dois da posição, por méritos próprios. Amanhã, não sei. No futebol há lesões, castigos, meritocracia”, revelou o técnico Abel Ferreira.
“O Jorge lesionou-se e ele [Vanderlan] fez dois jogos muito bons. Eu gosto dos três. Dentro da hierarquia dos três, houve um tempo que o Piquerez era o número 1, o Jorge 2 e o Vanderlan o 3. Hoje ele superou o Jorge”, complementou.
Atualmente com 19 anos, Vanderlan chegou ao Palmeiras em 2017, para atuar na equipe Sub-15. Versátil, o atleta, nas categorias de base, já atuou por toda a faixa esquerda do campo: zagueiro, lateral e ponta.
“O sucesso do Vanderlan também é mérito da formação. Ele está no Palmeiras há muito tempo e tem cabeça, treina muito e bem em qualquer posição, seja zagueiro ou lateral. Ele vem dentro daquilo que é a política do clube. Desde que cheguei todos sabem quanto gastamos por reforços, quanto o clube ganhou e valorizou sua equipe e quanto faturou por títulos ganhos. O Palmeiras é organizado, apostou na formação há muito tempo e hoje está colhendo os frutos. Os jogadores que demonstrarem durante a semana de forma consistente que podem pertencer a equipe principal vão jogar; alguns precisarão ser emprestados. A receita não é igual para todos”, finalizou Abel.
Vanderlan é elogiado por capitão
Quem também foi só elogios com Vanderlan foi o goleiro Weverton, um dos capitães e líderes do elenco palmeirense, que ressaltou o espírito trabalhador do companheiro e projetou: “Mais um grande jogador surgindo”.
“Ele merece, é um garoto muito trabalhador, que buscou o espaço dele com paciência, tranquilidade. Não é fácil entrar e jogar. Ele entrou muito bem, está muito bem. Merece. Que continue crescendo cada vez mais”, acrescentou o arqueiro.
Contra o Ceará, no próximo sábado, Vanderlan deve voltar a ser opção de banco, já que Piquerez está recuperado da mialgia na coxa e em processo de transição física.
Palmeiras voltou de Belo Horizonte e treinou pensando no Internacional; Piquerez trabalhou com bola e Rafael Navarro deu início ao processo de transição física
A sexta-feira do Palmeiras foi de novidades na Academia de Futebol. Após a vitória sobre o América-MG por 1 a 0, na noite de ontem, em Belo Horizonte, o Verdão iniciou a preparação para enfrentar o Internacional no período da manhã e a comissão técnica contou com o retorno do lateral-esquerdo Jorge, que se recuperou de um trauma sofrido no joelho direito.
O camisa 6 ficou de fora dos últimos três jogos e viu o prata-da-casa Vanderlan ganhar oportunidade no duelo contra a equipe mineira, já que Piquerez, titular da posição, se recupera de uma mialgia na coxa – o uruguaio realizou movimentações leves com a bola nesta manhã.
O atacante Rafael Navarro, por sua vez, deu início ao processo de transição física, enquanto Rony e Jailson seguiram seus cronogramas de recuperação com os profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.
Em campo, a comissão técnica comandou atividades técnicas e de aprimoramento de fundamentos com os jogadores que jogaram menos de 45 minutos no último jogo ou não entraram em campo. Enquanto isso, os titulares permaneceram na parte interna para trabalhos regenerativos.
O Palmeiras fará o último treinamento antes de enfrentar o Internacional amanhã, às 10h, na Academia de Futebol. O confronto acontecerá domingo no Allianz Parque, às 16h.
Luan comemora 5 anos de Palmeiras
Ao final da atividade, o zagueiro Luan, escalado entre os onze iniciais contra o América-MG, concedeu entrevista e celebrou cinco anos completados no clube.
“Primeiramente, sou muito feliz e agradecido pelos cinco anos dentro de um clube como o Palmeiras. É muita coisa, porém não quero parar por aqui. Tivemos muitos momentos felizes, alguns tristes, mas nunca abandonamos um ao outro. Então, sou feliz pelas marcas, pelos títulos, mas principalmente porque hoje o Palmeiras é muito maior do que quando eu cheguei. Hoje o Palmeiras tem muito mais títulos. Eu lembro que as minhas primeiras palavras, em 2017, foram que eu estava chegando para fazer o clube cada vez mais gigante e isso aconteceu. A nossa meta, trabalho e foco é ganhar cada vez mais para que o Palmeiras fique cada vez maior”, disse o zagueiro, que tem 193 jogos pelo Palmeiras, sete gols marcados e seis títulos.
“Antes de começar o Brasileiro, fizemos uma reunião com o professor e ele perguntou para alguns dos jogadores que já tinham ganhado qual era receita para vencer outra vez. Nós falamos que deveríamos ser a melhor defesa do campeonato, não perder pontos em casa e beliscar pontos que forem necessários fora. E ontem era um jogo que precisávamos ganhar porque as equipes estavam começando a encostar e a vitória era muito importante para seguirmos com uma vantagem. Conseguimos e mais uma vez sem tomar gol”, concluiu.
O Palmeiras lidera o Brasileirão com 36 pontos, quatro a mais que SCCP e Atlético-MG, segundo e terceiro colocados, respectivamente. A equipe tem o melhor ataque da competição e a defesa menos vazada.
Após queda na Copa do Brasil, Palmeiras ‘vira a chave’ e pensa em Brasileirão e Libertadores
Os jogadores do Palmeiras se reapresentaram na manhã deste sábado na Academia de Futebol, após um dia de folga, e iniciaram a preparação para o confronto frente ao Cuiabá, que acontece segunda-feira à noite, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.
A primeira atividade do dia consistiu em aprimorar a troca de passe e o posicionamento em campo. Além disso, os atletas participaram de um coletivo de sete contra sete com o intuito de simular situações específicas de jogo.
Como de costume, os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos do último jogo não foram ao gramado e realizaram apenas trabalhos regenerativos na parte interna do Centro de Excelência. A equipe volta a treinar na manhã de domingo.
Palmeiras segue com desfalques
Em tratamento de lesão na coxa direita, Rafael Navarro seguiu seu cronograma de recuperação com atividades na academia e em um dos campos do CT acompanhado por membros do Núcleo de Saúde e Performance.
Já o lateral Jorge, que sofreu um trauma no joelho direito, e o atacante Rony, com lesão muscular na coxa esquerda, trabalharam apenas na parte interna.
O Palmeiras lidera o Campeonato Brasileiro com 30 pontos, um a mais que o segundo colocado. O Verdão segue sendo o time com mais vitórias na competição, menos derrotas e o melhor saldo de gols (15, com 27 gols marcados e 12 sofridos).
Palmeiras deu sequência à preparação para enfrentar o Athletico-PR
Às vésperas de enfrentar o Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras realizou, na tarde desta sexta-feira, treinos técnicos-táticos na Academia de Futebol. A novidade do dia foi o retorno do lateral-esquerdo Jorge à equipe, recuperado da Covid-19.
Após conversa com Abel Ferreira em um dos campos do CT, o elenco ensaiou construção de jogadas, troca de passes, marcações e outros aspectos de jogo. Por fim, como de costume, alguns atletas praticaram cobranças de faltas e pênaltis enquanto os goleiros trabalharam individualmente com os preparadores da posição.
A comissão técnica deve comandar na manhã de sábado a última atividade antes do confronto diante dos paranaenses. Com a volta de Jorge, o único desfalque para a partida é o volante Jailson, que segue se recuperando da cirurgia no joelho direito.
Murilo comenta fase goleadora no Palmeiras
Ao final das movimentações no gramado, o zagueiro Murilo, autor de um dos gols do Verdão na vitória por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño na última quarta-feira, comentou sobre o bom momento defensivo da equipe e sua fase goleadora – são seis gols para o camisa 26 em 2022.
“Todos ali atrás estão bem, não só eu e o Gómez, mas também o Luan e o Kuscevic. Estamos dando o nosso melhor e qualquer um que entrar vai dar conta do recado e ajudar o Palmeiras. Nosso objetivo é sempre manter o alto nível e isso é fundamental para ajudarmos o time. Agora é virar a chavinha, que é algo que a gente já está acostumado, já que o calendário é muito cheio. Amanhã é jogo importante em nossa casa, com a nossa torcida, e vamos em busca de mais três pontos”, disse o defensor.
“Sobre os gols, eu só tenho de agradecer a Deus, pois estou vivendo um momento muito especial. Gosto muito de estar na área para fazer gols e ajudar a equipe. Botei essa meta de um gol por mês porque acho que será bom pra mim, vai me deixar sempre motivado”, completou.
O Palmeiras é o líder do Brasileirão com 28 pontos, três a mais que o segundo colocado. O duelo contra o Athletico-PR, no Allianz Parque, começará às 21h; até o fim da tarde de sexta-feira, 38 mil ingressos já haviam sido vendidos.