“Número 2 da posição”, Vanderlan supera Jorge e é elogiado por desempenho contra Internacional

Vanderlan do Palmeiras em disputa com Pedro Henrique do Internacional, durante partida válida pela décima nona rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Titular pelo segundo jogo seguido, Vanderlan deu a assistência para o gol da vitória palmeirense, marcado por Gabriel Menino

Há uma máxima repetida por jogadores de futebol que é “aproveitar a chance que aparece da melhor maneira possível”. Nos últimos dois jogos do Palmeiras, o lateral-esquerdo Vanderlan pode dizer que seguiu o mandamento à risca.

Titular, Vanderlan viu a oportunidade aparecer após as lesões Piquerez e Jorge e se destacou. Frente à equipe gaúcha, foi fundamental para o triunfo por 2 a 1: saiu dos pés do camisa 36 o cruzamento para o segundo gol, já nos minutos finais da partida, marcado por Gabriel Menino.

“Muito feliz. Agradeço ao Abel, aos meus companheiros e à base. Todos nós estamos plantando há muito tempo e agora estamos colhendo os frutos. Agora é curtir o momento”, disse o jogador, na saída do gramado do Allianz Parque.

Suas exibições nas últimas duas partidas o fez ser alçado a reserva imediato de Piquerez, deixando para trás Jorge, que vem tendo dificuldades de desempenhar bem e também sofre com seguidas lesões.

“O desenvolvimento do Vanderlan é o caminho natural. Estou aqui há quase dois anos e ele já havia estreado na Libertadores de 2021. Hoje, ele é o número dois da posição, por méritos próprios. Amanhã, não sei. No futebol há lesões, castigos, meritocracia”, revelou o técnico Abel Ferreira.

“O Jorge lesionou-se e ele [Vanderlan] fez dois jogos muito bons. Eu gosto dos três. Dentro da hierarquia dos três, houve um tempo que o Piquerez era o número 1, o Jorge 2 e o Vanderlan o 3. Hoje ele superou o Jorge”, complementou.

Atualmente com 19 anos, Vanderlan chegou ao Palmeiras em 2017, para atuar na equipe Sub-15. Versátil, o atleta, nas categorias de base, já atuou por toda a faixa esquerda do campo: zagueiro, lateral e ponta.

“O sucesso do Vanderlan também é mérito da formação. Ele está no Palmeiras há muito tempo e tem cabeça, treina muito e bem em qualquer posição, seja zagueiro ou lateral. Ele vem dentro daquilo que é a política do clube. Desde que cheguei todos sabem quanto gastamos por reforços, quanto o clube ganhou e valorizou sua equipe e quanto faturou por títulos ganhos. O Palmeiras é organizado, apostou na formação há muito tempo e hoje está colhendo os frutos. Os jogadores que demonstrarem durante a semana de forma consistente que podem pertencer a equipe principal vão jogar; alguns precisarão ser emprestados. A receita não é igual para todos”, finalizou Abel.

Vanderlan é elogiado por capitão

Quem também foi só elogios com Vanderlan foi o goleiro Weverton, um dos capitães e líderes do elenco palmeirense, que ressaltou o espírito trabalhador do companheiro e projetou: “Mais um grande jogador surgindo”.

“Ele merece, é um garoto muito trabalhador, que buscou o espaço dele com paciência, tranquilidade. Não é fácil entrar e jogar. Ele entrou muito bem, está muito bem. Merece. Que continue crescendo cada vez mais”, acrescentou o arqueiro.

Contra o Ceará, no próximo sábado, Vanderlan deve voltar a ser opção de banco, já que Piquerez está recuperado da mialgia na coxa e em processo de transição física.

Deixe uma resposta