Pouco aproveitado no Palmeiras, Merentiel ficará na equipe argentina até o final de 2023
Pouco mais de oito meses depois de ser contratado pelo Palmeiras, o atacante Merentiel foi emprestado ao Boca Juniors até o final de 2023 – ao final do vínculo, o clube argentino terá a opção de realizar a compra em definitivo do jogador. O valor da cláusula não foi revelado.
O Boca Juniors pagará integralmente os salários do atacante, além de ter dado uma compensação financeira ao Palmeiras pelo empréstimo. As especulações sobre a saída do uruguaio aconteciam desde o final do ano passado. Nesta temporada, o atacante entrou em campo apenas uma vez, contra o Ituano, no último dia 25.
Sem Merentiel, o técnico Abel Ferreira conta ainda com Dudu, Rony, Endrick, Rafael Navarro, Giovani, Breno Lopes e Flaco López como opções para o ataque. Além disso, a comissão técnica poderá relacionar todos os cinco estrangeiros remanescentes do elenco para as partidas e não precisará mais fazer rodízio.
Passagem de Merentiel pelo Palmeiras
Merentiel foi contratado pelo Verdão em maio do ano passado. O valor pago pelo Palmeiras ao Defensa y Justicia foi 1,5 milhão de dólares (cerca de R$7,4 milhões) por 80% dos direitos econômicos.
Dentro de campo, o ex-camisa 9 foi poucas vezes utilizado pelo técnico Abel Ferreira. Ao todo, disputou 11 jogos e marcou dois gols, contra o Red Bull Bragantino e Santos, pelo Brasileirão do ano passado.
Merentiel aproveitou bola escorada por Murilo, após escanteio de Gabriel Menino, e girou rápido para cima de Madson para ir às redes aos 31 minutos da etapa final.
“Muito feliz. Meu segundo gol pelo Palmeiras, feliz por fazer no nosso estádio, com toda a torcida”, comemorou o camisa 9, que dedicou o lance à família. “Estava me preparando para o gol, agora nasceu minha filha, estou feliz por isso e pela minha mulher”, completou.
“Fico muito feliz pela equipe, pela liderança. Vamos seguir trabalhando e melhorando”, finalizou. Contratado na metade da temporada e ainda em processo de adaptação, o atacante realizou seu quinto jogo com a camisa do Verdão.
Merentiel elogiado por Abel
Uma das principais características mostrada por Merentiel em pouco tempo de Palmeiras vai além da parte técnica. O jogador é reconhecido entre os torcedores pela entrega que apresenta quando entra em campo.
“Há coisas que têm força que são invisíveis aos olhos”, destacou Abel, ao falar sobre o atacante. “Todos trabalham em pró de um bem maior. […] O que eu peço aos jogadores é que, além da qualidade técnica, entreguem tudo. E o Merentiel faz isso. Os torcedores reconhecem. Com um pouco mais de paciência, tudo dará certo”, acrescentou o treinador.
O Palmeiras alcançou os 57 pontos no Campeonato Brasileiro e segue com boa vantagem para os concorrentes. A equipe terá 10 dias para se preparar ao próximo confronto, que será diante do Atlético-MG, no Mineirão.
Após a vitória palmeirense sobre o América-MG por 1 a 0, Abel também falou de Endrick
O Palmeiras venceu o segundo jogo consecutivo pelo Campeonato Brasileiro, ao fazer 1 a 0 sobre o América-MG fora de casa, e abriu quatro pontos de vantagem na liderança da tabela. Melhor equipe do primeiro turno, o Verdão também é o time com mais gols marcados (29, ao lado do Red Bull Bragantino) e a defesa menos vazada (12).
Para o técnico Abel Ferreira, os números do Palmeiras na competição representam a consistência e a regularidade da equipe no trabalho.
“[Esses números] são sinônimos do trabalho. Ser o melhor ataque e a melhor defesa demonstra qualidade nos processos, da equipe. Fico feliz pelo reconhecimento do time. O Brasileirão, sabemos que é uma prova de regularidade, também vou conhecendo cada vez mais o que é o nacional, como as coisas acontecem”, disse.
“Nosso segredo é o trabalho. Trabalhar de forma consistente, saber que para ganhar é preciso pagar um preço que nem todos estão dispostos a pagar. Ser resilientes, mesmo após a forma que fomos eliminados da Copa [do Brasil], levantamos e continuamos o nosso trabalho. Não sei se ganharemos mais algum título até o final do ano, mas o que eu sei é que temos sido regulares. Nosso destino é seguirmos leais aos nossos princípios, valorizar o trabalho e aceitar o resultado. Hoje, apesar do último lance do jogo, fomos merecedores da vitória”, acrescentou.
Abel comenta estreias de López e Merentiel
O duelo diante do América-MG registrou as estreias de Merentiel e Flaco López com a camisa do Palmeiras. O primeiro iniciou a partida como titular e atuou por cerca de 60 minutos; já o segundo esteve em campo por meia hora e criou boas oportunidades de gols.
“São dois jogadores que precisamos desenvolver, ainda não estão prontos. Jogadores prontos custam muito dinheiro. E nossa função é desenvolvê-los, assim como fazemos com os jogadores da base. Muitos falam do Vanderlan, mas ele já havia estreado faz tempo e isso é um processo que leva tempo. Felizmente trabalho em um clube que nos dá esse tempo”, disse Abel sobre a dupla.
“Merentiel fez o primeiro jogo, tem muito ainda para crescer, aprender. Ele é muito tímido, ainda precisa se soltar. O López é o oposto em termos de personalidade, é jovem, bem disposto e rapidamente se adaptou. Vamos trabalhá-los com calma”, complementou.
Contra o Internacional, no próximo domingo, um dos dois deve novamente começar entre os titulares, já que Rony e Rafael Navarro seguem lesionados.
Endrick
Por fim, o comandante palmeirense comentou sobre Endrick, que completou 16 anos nesta quinta-feira e assinou seu primeiro contrato profissional com o clube. Abel afirmou que a utilização da Cria da Academia nos jogos dependerá somente do que Endrick apresentar nos treinamentos.
“Ele que vai decidir a forma como vai se integrar, como vai treinar. Primeiro, é importante dizer que ele está lesionado e está fora nas próximas 3, 4 semanas. Depois que se recuperar, não sei como será. Não é porque é da base que tem direito, tem que ter mérito e crescer”, declarou.
“O Endrick seguirá esse caminho, é um menino que arrebenta no Sub-17 e 20. Vamos ver como ele se sairá contra zagueiros como o Gómez, Luan, Murilo… conforme vamos subindo de nível, o opositor também aumenta. Se ele chegar ao principal e fizer a mesma coisa que faz nas categorias inferiores, vai jogar. Eles [os jogadores] que fazem a diferença, não eu. Se mostrar, vai jogar; se tiver dificuldade, vamos dar o tempo necessário para se adaptar. Depende dele”, finalizou.
Merentiel e Flaco López estão há mais de 1 mês treinando na Academia de Futebol
Contratados recentemente, os atacantes Merentiel e Flaco López foram registrados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, no começo desta semana, e podem estrear pelo Palmeiras na próxima rodada, contra o América-MG, quinta-feira, em Belo Horizonte.
Merentiel foi contratado junto ao Defensa Y Justicia, em maio, enquanto López chegou ao Verdão no mês passado, vindo do Lanús. Os dois permaneceram treinando na Academia de Futebol enquanto não estavam aptos para jogar e, com a liberação, a utilização deles fica a critério da comissão técnica.
“Foi muito bom ter ficado esse tempo sem jogar, principalmente no meu caso, que é a primeira vez que saio da Argentina, moro longe da minha família. Esse tempo serviu para me adaptar à cidade, à cultura, além dos companheiros, às instalações e à comissão técnica”, disse López, na entrevista de apresentação.
Nas últimas duas semanas, o Palmeiras promoveu dois jogos-treino para dar ritmo de partida aos atletas. O primeiro, ocorrido no dia 6 de julho, foi contra o São-Carlense e terminou empatado em 2 a 2; na quinta-feira passada, o Verdão venceu o Joseense por 3 a 0 – cada reforço marcou duas vezes contando os dois amistosos.
Abel fala de Merentiel e Flaco López
O técnico Abel Ferreira foi questionado na última entrevista coletiva sobre a utilização dos dois jogadores e celebrou ter mais opções no ataque.
“Eles já estão há quase um mês treinando e isso ajuda na adaptação a São Paulo, ao CT, aos colegas, à intensidade de treino, às ideias de jogo. É muito bom. Eles chegam também numa altura em que as lesões são muitas em nosso elenco. As pessoas falam que o elenco é curto, mas não posso contratar 30 medalhões, porque se não houver lesões, tenho 20 chateados porque não jogam”, disse o treinador.
“Eles vêm numa altura boa, estamos na frente sem o Rony e o Navarro, lesionados. Não há milagres. Temos mais dois jogadores que vão nos dar outras soluções no ataque e vão nos ajudar seguramente”, concluiu.
O argentino López anotou 14 gols em 37 partidas na temporada passada; Merentiel, por sua vez, marcou 27 vezes em 79 partidas em sua passagem pelo Defensa Y Justicia.
Em amistoso disputado contra a Joseense, Flaco López marcou duas vezes e Merentiel uma na vitória por 3 a 0
O Palmeiras promoveu mais um jogo-treino na Academia de Futebol com o objetivo de dar ritmo de jogo aos novos contratados Flaco López e Merentiel, apresentados na última terça-feira. A equipe adversária convidada foi a Joseense – o outro amistoso foi contra o São Carlense, na semana passada.
O duelo terminou em 3 a 0 para o Verdão e os destaques foram os estrangeiros: López marcou dois gols enquanto Merentiel anotou um. “Estamos pegando ritmo pouco a pouco. Fizemos um belo jogo-treino. Falta pouco para a estreia, então vamos nos adaptar para o dia da partida e vamos fazer bem”, disse Merentiel, novo camisa 9 do Palmeiras.
Na próxima segunda-feira, a janela de transferência internacional reabre e o Palmeiras poderá registrar os atacantes. O duelo que pode marcar a estreia dos dois é contra o América-MG, que ocorre no dia 21, em Belo Horizonte.
Vale lembrar que, atualmente, a comissão técnica não conta com centroavantes de ofício disponíveis para jogar, já que Navarro está machucado e Rony, improvisado na função há um ano, também. No último jogo, Abel optou por escalar Raphael Veiga na função.
Veja os gols de Flaco López e Merentiel no jogo-treino
Folga
Após a queda na Copa do Brasil nos pênaltis, o Palmeiras cancelou o treino marcado para esta sexta-feira e deu folga aos jogadores e comissão técnica. O próximo jogo da equipe acontecerá na segunda-feira, contra o Cuiabá, no Allianz Parque.
O Palmeiras é o líder do Brasileirão com 30 pontos, um a mais que o segundo colocado. Com a queda na Copa do Brasil, o time tem a certeza de ter, até o fim da temporada, seis semanas livres no calendário.