Vinicius Silvestre deixa Palmeiras após 16 anos e é anunciado em novo clube

Vinicius Silvestre durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Aos 29 anos, Vinicius Silvestre acertou com o Portimonense, de Portugal

O goleiro Vinicius Silvestre foi anunciado oficialmente na noite desta terça-feira como o mais novo reforço do Portimonense, de Portugal. O arqueiro deixa o Palmeiras para assinar um vínculo de três anos com o time português – os valores da negociação não foram revelados, mas o Verdão seguirá com um percentual dos direitos econômicos do jogador.

O arqueiro de 29 anos se despede do Palmeiras após 16 anos servindo o clube – ele era o jogador do elenco com mais tempo de casa. Vinicius chegou ao Verdão em 2006 e durante sua passagem pelas categorias de base, defendeu pênaltis importantes e somou convocações para a Seleção Brasileira Sub-17.

Apesar do longo período de clube, Vinicius disputou apenas 14 jogos pelo time principal palmeirense. Promovido ao profissional em 2013, o goleiro recebeu a primeira chance em 2016, no clássico contra o Santos. Em 2021 ele viveu o ano com mais partidas – foi a campo em 12 oportunidades, e voltou a ser pouco utilizado no ano passado, quando jogou uma partida.

Por duas oportunidades, o jogador também foi emprestado. Em 2017, atuou na Ponte Preta, enquanto no ano seguinte foi repassado ao CRB.

Sai Vinicius Silvestre, entra Kaique

Com Vinicius fora do Palmeiras, quem foi promovido ao profissional e irá ocupar a vaga de terceiro goleiro é Kaique. O jovem goleiro de 20 anos foi bicampeão da Copinha pelo Palmeiras e conquistou outros títulos importantes na base, chegando a ser decisivo em disputas de pênaltis. Além disso, ele participou da Copa do Mundo Sub-20 com a Seleção Brasileira, no mês passado.

Na hierarquia de goleiros do Palmeiras, Kaique ficará atrás de Weverton e Marcelo Lomba. Vale lembrar que Lomba tem contrato com o clube até dezembro deste ano.

De olho no Chelsea: Treino do Palmeiras é focado na parte tática e nas bolas paradas

Atletas durante treino do Palmeiras no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi-EAU.
Fabio Menotti

Após testar negativo para Covid-19, Vinicius foi a novidade no treino do Palmeiras

Nesta quinta-feira, no Zayed Sports City Stadium, o técnico Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram mais uma sessão de treinamentos visando à decisão do Mundial de Clubes, contra o Chelsea – o treino do Palmeiras durou cerca de uma hora e meia.

Na primeira parte do treinamento, o foco foi a parte tática. A comissão técnica separou o grupo em duas equipes e passou orientações sobre posicionamentos e as movimentações que fazem parte do plano para o duelo diante dos ingleses.

Na sequência, o elenco praticou algumas jogadas de bola parada e realizou atividade técnica em campo reduzido, com o intuito de aprimorar a posse de bola, trocas de passes e finalizações.

O goleiro Vinicius Silvestre, que havia testado positivo para a Covid-19 na chegada a Abu Dhabi, voltou a treinar ao lado dos companheiros após seus novos exames apontarem um resultado negativo para a doença. Por ter sido infectado com o vírus, o arqueiro foi cortado da lista de inscritos e Mateus, do Sub-20, entrou no seu lugar.

Danilo concede entrevista após treino do Palmeiras

Atletas durante treino do Palmeiras no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi-EAU.
Fabio Menotti

Destaque do Verdão e com seu contrato renovado até o final de 2026, o meio-campista Danilo falou com a TV Palmeiras/FAM após as movimentações em campo e projetou a final contra os ingleses.

“Enfrentar um time da Europa é outro estilo de jogo, eles tem jogadores de alto nível. O Chelsea é um time que gosta de ter a bola, os laterais apoiam bastante. Mas como o Abel fala, o maior desafio está dentro de nós. Fizemos um bom treino hoje e acredito que vamos surpreender o Chelsea. Vamos em busca desse título”, declarou o atleta de 20 anos.

Amanhã, às 11h do horário de Brasília, o Palmeiras fará o último treinamento antes da decisão; a atividade acontecerá no estádio da final, o Mohammed Bin Zayed. Em seguida, Abel Ferreira e Gustavo Gómez concederão entrevista coletiva.

Vinicius testa novamente positivo para Covid-19; Mateus é convocado e deve chegar a Abu Dhabi no final de semana

Vinicius Silvestre durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

De acordo com o Palmeiras, Vinicius está assintomático e isolado do restante do elenco

O goleiro Vinicius Silvestre realizou, nesta sexta-feira, o teste de contraprova para Covid-19 e seu exame apontou novamente positivo. O camisa 1 havia sido diagnosticado com o vírus na chegada do Palmeiras a Abu Dhabi, cidade onde a equipe disputará o Mundial de Clubes.

De acordo com o clube, o goleiro está assintomático e isolado do restante da delegação. Vinicius esperava o resultado do teste para saber se poderia ser reintegrado ao elenco, mas diante do resultado positivo, o jogador não será inscrito no torneio.

Os demais atletas e colaboradores do clube também realizaram o teste, porém todos os exames deram negativo e eles seguirão na preparação. Vinicius é o terceiro jogador do elenco palmeirense a ser infectado pela doença nos últimos dias. Pouco antes da equipe embarcar para Abu Dhabi, Piquerez e Gabriel Veron testaram positivo e ainda aguardam para saber se poderão viajar.

Com Vinicius fora, Mateus é convocado

Mateus do Sub-20 do Palmeiras, durante entrevista coletiva na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Sem poder contar com a presença de Vinicius na lista de inscritos, o arqueiro Mateus, campeão da Copinha pelo time Sub-20, foi convocado e deve chegar a Abu Dhabi no final de semana.

O regulamento do Mundial de Clubes obriga o clube a inscrever três goleiros no torneio. Mateus se juntará a Weverton e Marcelo Lomba – o Palmeiras deve encaminhar a relação dos inscritos até o dia 6, domingo.

O Palmeiras estreia na competição na terça-feira, contra Monterrey-MEX ou Al Ahly-EGI. O duelo está marcado para ocorrer às 13h30 (horário de Brasília), no Al Nahyan Stadium.

Palmeiras realiza atividades táticas em preparação para semifinal do Mundial

Scarpa, Jorge e Dudu, realizam atividades táticas, observados por Abel Ferreira, durante treinamento do Palmeiras no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi-EUA.
Fabio Menotti

Infectado pela Covid-19, o goleiro Vinicius foi o único desfalque das atividades táticas

O Palmeiras realizou seu segundo treino no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi, e deu sequência à preparação para a semifinal do Mundial de Clubes. A comissão técnica comandou cerca de duas horas de atividades táticas.

Após o aquecimento, os jogadores foram distribuídos no gramado em áreas demarcadas por estacas para um trabalho posicional de troca de passes e construção de jogo.

Na segunda parte do treinamento, com o grupo foi dividido em dois times; os atletas aprimoraram as transições, movimentações específicas e outros aspectos de jogo. A atividade também incluiu alguns ensaios de bolas paradas e finalizações.

Vinicius não participou das atividades táticas

Atletas do Palmeiras observam instruções passadas pelo técnico Abel Ferreira, durante atividades táticas, no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi-EUA.
Fabio Menotti

A única ausência do treino foi o goleiro Vinicius Silvestre, que testou positivo para Covid-19 na chegada do Palmeiras aos Emirados Árabes na manhã de ontem e está isolado do restante da delegação.

De acordo com o clube, o arqueiro passará por um teste de contraprova ainda nesta sexta-feira para saber se estará liberado para voltar a treinar com o grupo.

O time realizará uma atividade à tarde na academia do Hotel. O próximo treino em campo acontecerá amanhã, às 10h (horário local), novamente no Zayed Sports City Stadium.

Palmeiras realiza treino técnico no primeiro dia em Abu Dhabi; Vinicius testa positivo para Covid-19

Elenco do Palmeiras faz primeiro treino em Abu Dhabi
Reprodução/Twitter Palmeiras

Delegação fez primeiro treino em campo e assistiu a uma palestra sobre as regras do Mundial de Clubes

O Palmeiras realizou nesta quinta-feira as primeiras atividades em Abu Dhabi, sede do Mundial de Clubes. Após voo com aproximadamente 14h de duração, a delegação desembarcou em solo árabe e já realizou treino técnico com cerca de 1h de duração no Zayed Sports City Stadium.

As movimentações dos atletas começaram ainda dentro da aeronave. Com objetivo de ambientar os atletas rapidamente ao fuso horário local, o staff palmeirense fez trabalhos de ativação física e mental durante o voo.

Na atividade em campo, Abel Ferreira e seus assistentes comandaram, de início, atividades técnicas. Na sequência, os atletas realizaram treinos de finalizações seguidos de complemento físico.

Vinicius Silvestre testou positivo para Covid-19

Vinicius Silvestre durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Dos 27 jogadores presentes em Abu Dhabi, apenas o goleiro Vinicius Silvestre não participou da atividade.

O arqueiro testou positivo para Covid-19 nos exames realizados na chegada do clube ao país e está isolado do restante da delegação.

De acordo com o Palmeiras, o arqueiro passará por um teste contraprova amanhã; caso o resultado seja negativo, Vinicius será submetido a um terceiro teste e poderá reintegrar os trabalhos com o grupo.

Além do treino: quinta-feira foi de palestra e Media Day

Logo após a chegada ao Hotel, a delegação assistiu a uma palestra de membros da Fifa sobre as regras do torneio. Em seguida, os jogadores posaram para fotos e vídeos oficiais da competição. Veja a seguir alguns dos registros: