4
X
1

O Palmeiras goleou o Grêmio por 4 a 1 no Allianz Parque e vai dormir na liderança do Brasileirão, assumindo a ponta da competição pela primeira vez na quinta rodada.

A camisa pesada do adversário não fez a menor diferença esta noite. Jogando com incrível competência, o Verdão deu um verdadeiro show de bola e a impressão geral é de que o placar deveria ter sido muito maior – só não foi por causa do goleiro Gabriel Grando.

Abel Ferreira mandou a campo a mesma escalação que havia goleado o Goiás no domingo, mas o posicionamento foi diferente: Mayke foi liberado para atuar como meia direita, possivelmente depois que Abel foi informado que Renato Portaluppi havia escalado o Grêmio com três zagueiros, compondo uma linha de cinco com os laterais.

Artur ficou sobre a linha lateral na direita, abrindo a defesa gremista ao máximo de um lado; Piquerez compôs um lado esquerdo muito dinâmico com Dudu, que estava endiabrado, e assim os dois volantes gremistas precisaram se desdobrar para marcar Veiga e um dos volantes (Zé ou Menino) que apoiava por dentro.

Com essa disposição tática o Verdão encurralou o Grêmio, que mantinha Vina e Cristaldo posicionados na frente, mas não viram a cor da bola. Foi uma sucessão interminável de chances de gol e o placar de 1 a 0, no fim do primeiro tempo, era injusto – e ficou mais ainda quando o Grêmio achou o empate num ataque isolado, em que Bitello tabelou com Cristaldo e acertou um chute improvável, na última gaveta.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem demonstrar a menor afobação: impassível, o time continuou imprimindo seu próprio ritmo ao jogo, e as bolas que haviam deixado de entrar no primeiro tempo passaram a morrer no fundo das redes gaúchas sem cerimônia.

Veiga recolocou o Verdão na frente cobrando pênalti provocado por Luan – Bruno Uvini cortou uma finalização do camisa 13 com o braço. Passados mais algum tempo, o Verdão trocou passes por dois minutos até Mayke concluir da pequena área para as redes. E Luan teve suas duas últimas atuações coroadas com um gol de oportunismo, na noite de seu aniversário, para ouvir seu nome cantado pelas arquibancadas do Allianz Parque.

Sem poder contar com Luis Suárez, seu atleta mais diferenciado, Renato Portaluppi se resignou no banco de reservas, com aquela cara bicuda que já nos acostumamos a ver em nossos jogos. Poucas coisas são tão divertidas.

Abel parecia estar gostando tanto do time que adiou ao máximo a gestão da energia – as primeiras substituições só vieram depois dos 30 do segundo tempo. Ninguém jogou mal. Todos jogaram FUTEBOL com todas as maiúsculas.

Não sabemos até onde esse time pode ir. O que queremos é que a temporada não tenha fim, pois ver esses atletas monstruosos envergando nossa camisa é motivo de enorme satisfação. Com tamanha solidez, mais títulos serão mera consequência – descontando, claro, o imponderável, que aparece no futebol com uma frequência respeitável e tem o poder de mudar a lógica de qualquer jogo.

Não seria exagero, no entanto, imaginar que Abel tem um plano até para isso. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Grêmio

Gabriel Grando
Thomas Luciano
Gustavo Martins
Bruno Uvini
Bruno Alves
Kannemann
André
Reinaldo
Carballo
Everton Galdino
Villasanti
Bitello
Cristaldo
Zinho
Vina
Nathan
Renato Portaluppi
TÉCNICO


Primeiro tempo

5'
Palmeiras

Mayke fez a ultrapassagem e recebeu no facão; o cruzamento foi desviado mas caiu no pé de Piquerez, que encheu o pé – Grando fez a primeira defesa difícil da noite.

7'
Palmeiras

Weverton fez uma defesa fácil e lançou rápido com a mão para Dudu no campo de ataque; o Baixola puxou o contra-ataque e serviu Artur, que entrou na área e disparou – a bola triscou a trave e saiu.

11'
Palmeiras

Dudu virou da esquerda para a direita, onde Mayke preenchia o espaço; o camisa 12 ajeitou e bateu rasteiro, com força, e a bola saiu a um palmo da trave direita de Grando.

15'
Palmeiras

Dudu recebeu na meia esquerda, encarou a marcação tripla e chutou rasteiro da risca da área – a bola saiu à esquerda do gol gremista.

17'
Palmeiras

De novo Dudu – ele aproveitou erro na saída de bola do adversário, conduziu e bateu rápido, desta vez tentando acertar o ângulo esquerdo de Grando – a bola saiu por pouco.

22'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Mayke apoiou pela direita e cruzou com açúcar, na marca do pênalti, para a subida de Raphael Veiga, que testou com muito estilo para abrir o placar.

29'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou falta da meia direita com veneno, a bola quicou um metro à frente de Gabriel Grando, que espalmou para o lado com dificuldades.

35'
Palmeiras

Lindo contra-ataque do Verdão – Rony ligou com Veiga, que lançou longo para Dudu. No mano a mano com Kannemann, o camisa 7 conseguiu entrar na área e bateu rasteiro, cruzado, mas Grando conseguiu fazer a defesa.

39'
Palmeiras

Dudu on fire – ele recebeu mais um passe longo, desta vez de Gabriel Menino; Piquerez passou por fora e puxou a marcação; Dudu fez a ginga para dentro e chutou rasteiro – a bola saiu roçando a rede.

47'
Grêmio

Gol do Grêmio – Bitello tabelou com Cristaldo e bateu com muita felicidade, colocado, no ângulo esquerdo de Weverton, que ainda raspou na bola.

49'

Bráulio Machado encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações dos vestiários.

3'
Palmeiras

Artur fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça de Rony, que obrigou Grando a fazer uma linda defesa, espalmando a escanteio.

5'
Palmeiras

Raphael Veiga fez jogada individual na meia direita, trouxe para dentro e bateu de canhota, sobre o travessão.

10'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cruzou da direita; Luan testou e Bruno Uvini bateu com o braço na bola – Bráulio marcou o pênalti, indiscutível. Raphael Veiga bateu no meio do gol e colocou o Verdão de novo na frente.

12'
Palmeiras

Piquerez roubou, Dudu pegou a sobra, arrancou em diagonal e mandou uma bomba que passou lambendo a forquilha esquerda de Gabriel Grando.

22'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Dudu trouxe da esquerda e inverteu para Mayke na meia; o camisa 12 tentou acionar Rony, que tentou finalizar mas foi travado por Bruno Uvini, mas Mayke pegou a sobra e tirou de Grando para fazer o terceiro. Foram nada menos que DOIS MINUTOS de trocas de passes antes do gol, com o Grêmio na roda.

25'
Palmeiras

Artur puxou lindo contra-ataque e acionou Zé Rafael, em grande velocidade; o camisa 8  entrou na área e cruzou rasteiro, mas a bola passou por Rony. Dudu ainda escorou no segundo pau, mas tinha pouco ângulo e mandou na rede pelo lado de fora.

27'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cruzou da esquerda, a bola passou por Gustavo Gómez pelo alto mas Luan fechou no segundo pau e escorou para as redes.

32'

Entraram: Fabinho, Endrick e Richard Ríos
Saíram: Zé Rafael, Rony e Raphael Veiga

35'

Entraram: Bruno Tabata e Breno Lopes
Saíram: Dudu e Artur

46'
Palmeiras

Bruno Tabata recebeu com liberdade na direita e chutou da risca da área, por cima do gol.

52'

Bráulio Machado encerrou o jogo. Grande goleada do Verdão.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Tomou um gol indefensável; excelente nas coberturas, saídas e reposições de bola.
7
Mayke
Ganhou a posição: perfeito na marcação e cobertura; preciso no apoio, e ainda meteu um gol.
8.5
Luan
Foi um paredão na frente da área e ainda deixou o dele na noite de seu aniversário.
9
Gustavo Gómez
Quem diria? Foi ofuscado pelo Luan em dois jogos seguidos!
7.5
Piquerez
Mais um partidaço do uruguaio, que vai tratando de apagar o fogo do Vanderlan.
8
Zé Rafael
Vai descansar no fim-de-semana, já que, a exemplo de Piquerez, levou o terceiro amarelo. Partida sólida, com lampejos de atacante.
7.5
Fabinho
s/n
Gabriel Menino
Vai mostrando toda a consistência que lhe foi pedida nos momentos de oscilação. Sólido.
7.5
Artur
Bem encostado na linha, mandou bem com a bola nos pés, e mandou bem também no papel tático, mantendo a linha de 5 gremista o mais aberta possível.
8
Breno Lopes
s/n
Raphael Veiga
Bem marcado por dentro, precisou abrir para render melhor. Ainda assim, fez um golaço de cabeça, além de guardar mais um de pênalti.
8.5
Richard Ríos
s/n
Dudu
Inspiradíssimo, endiabrado, traumatizou o menino Thomas Luciano.
9
Bruno Tabata
s/n
Rony
Mesmo sem gols, chamou a atenção da defesa do adversário e abriu caminho para os companheiros.
7.5
Endrick
s/n
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Partidaças como esta já são rotina. O nome desse trabalho é Abel Ferreira.
10




2 comentários em “10-05-2023 – Palmeiras 4×1 Grêmio – Campeonato Brasileiro 2023

  1. Excelente jogo. Todos muito bem! Quem não atrapalhou também foi o Bráulio que, pra mim, acertou em não marcar as famosas faltinhas que só existem no Brasil, o jogo correu mais e ficou muito mais bonito. Errou alguns lances, mas bem dentro do aceitável. Só ver que a narração mal citou o nome dele.

Deixe uma resposta