8
X
1

O Palmeiras escreveu uma página especial em sua História ao despedaçar o Independiente Petrolero marcando oito gols. Rafael Navarro marcou quatro e Veiga fez outros dois, tão belos que podiam valer o dobro.

A vitória veio de virada e por quase todo o primeiro tempo, apesar do volume de jogo sufocante, o zero não saía do nosso lado do placar e memórias azedas da partida contra o Ceará rondavam os palmeirenses mais pessimistas.

Mas era nítido que o time boliviano estava se segurando na raça, muito mais pela confiança de estar vencendo o Palmeiras fora de casa. Enquanto estavam na frente, os jogadores do Independiente pareciam maiores e mais fortes, se agigantando em todas as disputas.

Os bolivianos se defendiam com uma linha de cinco, protegida por um desenho caótico formado pelos outros cinco dianteiros – e assim o Palmeiras chegava na intermediária ofensiva como se não houvesse ninguém pela frente. A evolução das jogadas só dependiam de acertos técnicos, já que João Martins e Abel Ferreira converteram o 4-2-3-1 tradicional num 2-3-5, com Mayke na ponta direita, Breno Lopes, Gabriel Veron e Rafael Navarro  se enfiando entre os zagueiros e Wesley fazendo a largura pela esquerda, todos apoiados por Atuesta, Zé Rafael e Jorge.

O gol de Zé Rafael murchou a valentia do adversário, e a confiança mudou de lado – Rafael Navarro com confiança parece ser um atacante de outro mundo, exatamente o oposto de quando está sem.

E o rosário de gols foi acontecendo naturalmente, com participações diretas de praticamente todo o time.

Após o quarto gol, o 4-2-3-1 foi retomado com as entradas de Raphael Veiga e Danilo. E com o meio-campo titular o Verdão imprimiu um volume de futebol monstruoso sobre os aparvalhados visitantes.

A torcida do Palmeiras se lembrou definitivamente do que é jogar com um NOVE. E de quebra vai levar para casa a recordação de ter visto duas obras de arte assinadas por Raphael Veiga.

A noite também foi pródiga em números e recordes batidos – todos serão descritos nas notícias aqui no Verdazzo durante a quarta-feira. (Clique aqui!)

Foi uma noite para realizar nossos melhores sonhos, que no mundo real tem um efeito devastador na classificação geral da primeira fase – o Palmeiras, com os resultados obtidos até agora, poderá empatar em pontos com qualquer adversário que dificilmente será superado no saldo de gols.

Para fechar as constatações, vale lembrar que o Verdão iniciou o jogo com apenas três jogadores considerados titulares em campo. E nem o treinador estava à beira do gramado.

Lembraremos deste time com muito, mas muito carinho nas próximas décadas. Vamos desfrutar! E VAMOS PALMEIRAS!

 

Ficha Técnica

26.409

R$ 1.669.269,93

Derlis López

Escalação

Indep.Petrolero

Arancibia
Velasquez
Silva
Chiatti
Alaca
Giménez
Folleco
Alejandro Bejarano
Joel Bejarano
Avilés
Acuña
Rivas
Correa
Reina
Churry Cristaldo
Buter
Juan Robledo
TÉCNICO


Primeiro tempo

3'
Palmeiras

Wesley fez jogada individual pela esquerda, driblou até o juiz e bateu de fora da área; a bola foi amortecida no meio do caminho e ficou fácil para Arancibia.

5'
Indep.Petrolero

Gol do Independiente – Em jogada pela direita, Cristaldo fez o pivô e Correa bateu de dentro da área, de curva, no canto direito de Weverton.

12'
Palmeiras

Breno Lopes cruzou por baixo da direita; Silva se atrapalhou com Arancibia e cedeu escanteio – Rafael Navarro estava pronto para escorar.

13'
Palmeiras

Zé Rafael bateu da intermediária; a bola sofreu um desvio  e saiu em escanteio.

14'
Palmeiras

Atuesta bateu escanteio da direita e Gustavo Gómez testou firme; Avilés tirou em cima da risca; na sequência Mayke  recolocou na área; Gustavo Gómez escorou para o meio e Navarro se preparava para fazer o gol mas Chiatti afastou para escanteio.

23'
Palmeiras

Wesley recebeu inversão na esquerda, entrou driblando e bateu de direita da risca da grande área, sem direção.

27'
Palmeiras

Depois de um perde-e-ganha no meio-campo, Atuesta acertou um belo lançamento para Rafael Navarro, que partiu em velocidade mas Arancibia rachou com ele na entrada da área e salvou os bolivianos – o goleiro levou a pior na dividida.

33'
Palmeiras

Gabriel Veron fez jogada de ponta-direita e cruzou; a bola resvalou em Chiatti e foi em direção ao gol; Arancibia corrigiu rápido e salvou com o pé esquerdo.

41'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Jorge levantou para a área; a defesa rebateu e Zé Rafael aparou na meia esquerda, deu dois passos com ela e disparou de direita, no canto de Arancibia.

43'
Palmeiras

Quase a virada! Veron achou Mayke por trás da zaga; o cruzamento veio por baixo e Breno Lopes escorou no pé da trave esquerda; na volta Wesley escorou e Velasquez se atirou na bola para salvar os visitantes.

44'
Palmeiras

Gabriel Veron fez linda jogada de ponta pela direita e cruzou na medida para Rafael Navarro testar, mas o camisa 29 errou o movimento e a bola passou à sua frente.

46'
Palmeiras

Wesley recebeu na ponta esquerda e bateu cruzado para a área; a bola tomou a direção do ângulo esquerdo de Arancibia, que voou para dar um tapa de gato e salvar o Independiente.

48'

Conivente com a cera boliviana, o árbitro Derlis López encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações para o segundo tempo.

1'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Breno Lopes recebeu por dentro e partiu em diagonal; chegou ao lado da área e cruzou no primeiro pau para Rafael Navarro, que acertou a testada e desempatou o jogo.

5'
Palmeiras

Após escanteio, Gabriel Veron pegou a bola na meia-lua e tentou limpar para bater; acabou achando Gustavo Gómez dentro da área e o paraguaio girou o corpo para bater de direita; Arancibia pegou firme.

8'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Wesley abriu para Jorge, que cruzou no segundo pau; Gustavo Gómez cabeceou para o bolo, Kuscevic disputou com a zaga boliviana e a bola sobrou para Rafael Navarro fuzilar Arancibia.

10'
Palmeiras

Wesley pedalou e serviu Atuesta, na entrada da área; o colombiano enquadrou o corpo e bateu de chapa, por cima da última gaveta esquerda.

11'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Gabriel Veron entortou o marcador e cruzou por baixo; Rafael Navarro antecipou ao zagueiro na pequena área e fez seu terceiro gol em dez minutos.

15'
Palmeiras

Gabriel Veron entrou driblando pela direita e finalizou de trivela; Arancibia se esticou todo e desviou a escanteio.

16'

Churry Cristaldo foi substituído no time boliviano e recebeu um enorme carinho das arquibancadas do Allianz Parque.

20'

Entraram Murilo, Danilo e Raphael Veiga. Saíram Gustavo Gómez, Atuesta e Breno Lopes.

25'

Rony entrou no lugar de Wesley.

26'
Palmeiras

Raphael Veiga limpou o marcador na entrada da área e disparou de esquerda; Arancibia defendeu no meio do gol.

31'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Mayke cruzou por baixo; Rony furou mas Rafael Navarro escorou para o gol – a bola ainda bateu na trave antes de entrar.

33'

Saiu Zé Rafael e entrou Gabriel Menino.

33'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Rafael Navarro caiu pela direita e cruzou; Rony desta vez acertou a testada e fez o sexto do Verdão.

40'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Gabriel Menino bateu escanteio da direita e Raphael veiga emendou um sem pulo espetacular no ângulo direito de Arancibia.

45'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Raphael Veiga bateu falta de canhota do bico da área e colocou no ângulo esquerdo de Arancibia.

48'

Sem esticar demais, o juiz paraguaio encerrou o massacre.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
O chamado espectador privilegiado.
6
Mayke
Virou um senhor atacante pelo flanco direito. Compete com Marcos Rocha tranquilamente.
8.5
Kuscevic
Só foi visto no ataque e participou da jogada do terceiro gol.
7
Gustavo Gómez
Participou de um gol, podia ter feito outro salvo em cima da risca e mostra uma impulsão notável, cada vez melhor.
7.5
Murilo
Mal foi visto em campo.
s/n
Jorge
Muitos erros técnicos e tomadas de decisão erradas. Mesmo assim, começou a jogada do terceiro gol.
6
Atuesta
Cada jogador tem seu tempo e o colombiano parece precisar de um pouco mais.
6.5
Danilo
Entrou com um fogo descomunal e acabou de esmagar os já combalidos bolivianos.
7.5
Zé Rafael
Abriu o caminho para o show e foi importantíssimo na ocupação do meio-campo.
8.5
Gabriel Menino
Só pelo escanteio que deu no sétimo gol já leva o sete.
7
Breno Lopes
Uma bola na trave e um belo cruzamento para gol após jogada individual. E um belo papel tático, ajudando a empurrar os adversários para trás.
7.5
Raphael Veiga
Duas pinturas espetaculares que fecharam uma noite mágica.
9.5
Gabriel Veron
Começou como meia, virou atacante e depois foi pra ponta - seu melhor momento. Grande partida.
8.5
Wesley
Não levou sorte, mas foi agressivo e insinuante em todos os momentos.
7.5
Rony
Errou a primeira mas guardou a segunda e chegou a uma marca histórica.
7.5
Rafael Navarro
Quatro. QUATRO!
10
João Martins
João Martins
Os movimentos táticos, saindo do 4-2-3-1 para o 2-3-5; para depois retornar ao esquema original foram executados nos tempos certos. E as substituições foram na medida certa.
8.5




8 comentários em “12-04-2022 – Palmeiras 8×1 Independiente Petrolero – Libertadores da América 2022

  1. Faltam palavras para descrever a sensação de contemplar, admirar, um momento tão virtuoso como este, que o Palmeiras tem vivido de forma lúcida e determinada – a última vez em que me senti TÃO privilegiado em relação a um elenco alviverde, foi naquele time do primeiro semestre de 1996 que, infelizmente, durou tão pouco.

    Cada vez mais fica a sensação de que a nós cabe admirar e viver ao máximo este momento tão virtuoso, que será delicioso de relembrar nas próximas décadas e contar a filhos e netos o que era assistir esse time e a contribuição de Abel Ferreira e comissão técnica em todo este processo.

    VAMOS, PALMEIRAS!!!

  2. Caramba, tomara que esse time boliviano seja tão ruim quanto estão pintando mesmo. Eu gostaria q fôssemos com mais titulares, prefiro ganhar a libertadores de novo do que o brasileiro.

  3. Dia de Palmeiras, DIA DE LIBERTADORES!!!
    O adversário é frágil mas o respeito prévio tem que prevalecer…

    VAMOS, PALMEIRAS!!!

  4. Meu parpite é 5×1. Dois do Rony, Dois do Navarro e um do Atuesta.
    Churry vai entrar no finalzinho e vai deixar 1 de honra.

Deixe uma resposta