8
X
1
12/04/2022 - 21:30
O Palmeiras escreveu uma página especial em sua História ao despedaçar o Independiente Petrolero marcando oito gols. Rafael Navarro marcou quatro e Veiga fez outros dois, tão belos que podiam valer o dobro.
A vitória veio de virada e por quase todo o primeiro tempo, apesar do volume de jogo sufocante, o zero não saía do nosso lado do placar e memórias azedas da partida contra o Ceará rondavam os palmeirenses mais pessimistas.
Mas era nítido que o time boliviano estava se segurando na raça, muito mais pela confiança de estar vencendo o Palmeiras fora de casa. Enquanto estavam na frente, os jogadores do Independiente pareciam maiores e mais fortes, se agigantando em todas as disputas.
Os bolivianos se defendiam com uma linha de cinco, protegida por um desenho caótico formado pelos outros cinco dianteiros – e assim o Palmeiras chegava na intermediária ofensiva como se não houvesse ninguém pela frente. A evolução das jogadas só dependiam de acertos técnicos, já que João Martins e Abel Ferreira converteram o 4-2-3-1 tradicional num 2-3-5, com Mayke na ponta direita, Breno Lopes, Gabriel Veron e Rafael Navarro se enfiando entre os zagueiros e Wesley fazendo a largura pela esquerda, todos apoiados por Atuesta, Zé Rafael e Jorge.
O gol de Zé Rafael murchou a valentia do adversário, e a confiança mudou de lado – Rafael Navarro com confiança parece ser um atacante de outro mundo, exatamente o oposto de quando está sem.
E o rosário de gols foi acontecendo naturalmente, com participações diretas de praticamente todo o time.
Após o quarto gol, o 4-2-3-1 foi retomado com as entradas de Raphael Veiga e Danilo. E com o meio-campo titular o Verdão imprimiu um volume de futebol monstruoso sobre os aparvalhados visitantes.
A torcida do Palmeiras se lembrou definitivamente do que é jogar com um NOVE. E de quebra vai levar para casa a recordação de ter visto duas obras de arte assinadas por Raphael Veiga.
A noite também foi pródiga em números e recordes batidos – todos serão descritos nas notícias aqui no Verdazzo durante a quarta-feira. (Clique aqui!)
Foi uma noite para realizar nossos melhores sonhos, que no mundo real tem um efeito devastador na classificação geral da primeira fase – o Palmeiras, com os resultados obtidos até agora, poderá empatar em pontos com qualquer adversário que dificilmente será superado no saldo de gols.
Para fechar as constatações, vale lembrar que o Verdão iniciou o jogo com apenas três jogadores considerados titulares em campo. E nem o treinador estava à beira do gramado.
Lembraremos deste time com muito, mas muito carinho nas próximas décadas. Vamos desfrutar! E VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Indep.Petrolero
Primeiro tempo
Wesley fez jogada individual pela esquerda, driblou até o juiz e bateu de fora da área; a bola foi amortecida no meio do caminho e ficou fácil para Arancibia.
Gol do Independiente – Em jogada pela direita, Cristaldo fez o pivô e Correa bateu de dentro da área, de curva, no canto direito de Weverton.
Breno Lopes cruzou por baixo da direita; Silva se atrapalhou com Arancibia e cedeu escanteio – Rafael Navarro estava pronto para escorar.
Zé Rafael bateu da intermediária; a bola sofreu um desvio e saiu em escanteio.
Atuesta bateu escanteio da direita e Gustavo Gómez testou firme; Avilés tirou em cima da risca; na sequência Mayke recolocou na área; Gustavo Gómez escorou para o meio e Navarro se preparava para fazer o gol mas Chiatti afastou para escanteio.
Wesley recebeu inversão na esquerda, entrou driblando e bateu de direita da risca da grande área, sem direção.
Depois de um perde-e-ganha no meio-campo, Atuesta acertou um belo lançamento para Rafael Navarro, que partiu em velocidade mas Arancibia rachou com ele na entrada da área e salvou os bolivianos – o goleiro levou a pior na dividida.
Gabriel Veron fez jogada de ponta-direita e cruzou; a bola resvalou em Chiatti e foi em direção ao gol; Arancibia corrigiu rápido e salvou com o pé esquerdo.
GOL DO PALMEIRAS! Jorge levantou para a área; a defesa rebateu e Zé Rafael aparou na meia esquerda, deu dois passos com ela e disparou de direita, no canto de Arancibia.
Quase a virada! Veron achou Mayke por trás da zaga; o cruzamento veio por baixo e Breno Lopes escorou no pé da trave esquerda; na volta Wesley escorou e Velasquez se atirou na bola para salvar os visitantes.
Gabriel Veron fez linda jogada de ponta pela direita e cruzou na medida para Rafael Navarro testar, mas o camisa 29 errou o movimento e a bola passou à sua frente.
Wesley recebeu na ponta esquerda e bateu cruzado para a área; a bola tomou a direção do ângulo esquerdo de Arancibia, que voou para dar um tapa de gato e salvar o Independiente.
Conivente com a cera boliviana, o árbitro Derlis López encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou sem alterações para o segundo tempo.
GOL DO PALMEIRAS! Breno Lopes recebeu por dentro e partiu em diagonal; chegou ao lado da área e cruzou no primeiro pau para Rafael Navarro, que acertou a testada e desempatou o jogo.
Após escanteio, Gabriel Veron pegou a bola na meia-lua e tentou limpar para bater; acabou achando Gustavo Gómez dentro da área e o paraguaio girou o corpo para bater de direita; Arancibia pegou firme.
GOL DO PALMEIRAS! Wesley abriu para Jorge, que cruzou no segundo pau; Gustavo Gómez cabeceou para o bolo, Kuscevic disputou com a zaga boliviana e a bola sobrou para Rafael Navarro fuzilar Arancibia.
Wesley pedalou e serviu Atuesta, na entrada da área; o colombiano enquadrou o corpo e bateu de chapa, por cima da última gaveta esquerda.
GOL DO PALMEIRAS! Gabriel Veron entortou o marcador e cruzou por baixo; Rafael Navarro antecipou ao zagueiro na pequena área e fez seu terceiro gol em dez minutos.
Gabriel Veron entrou driblando pela direita e finalizou de trivela; Arancibia se esticou todo e desviou a escanteio.
Churry Cristaldo foi substituído no time boliviano e recebeu um enorme carinho das arquibancadas do Allianz Parque.
Entraram Murilo, Danilo e Raphael Veiga. Saíram Gustavo Gómez, Atuesta e Breno Lopes.
Rony entrou no lugar de Wesley.
Raphael Veiga limpou o marcador na entrada da área e disparou de esquerda; Arancibia defendeu no meio do gol.
GOL DO PALMEIRAS! Mayke cruzou por baixo; Rony furou mas Rafael Navarro escorou para o gol – a bola ainda bateu na trave antes de entrar.
Saiu Zé Rafael e entrou Gabriel Menino.
GOL DO PALMEIRAS! Rafael Navarro caiu pela direita e cruzou; Rony desta vez acertou a testada e fez o sexto do Verdão.
GOLAÇO DO PALMEIRAS! Gabriel Menino bateu escanteio da direita e Raphael veiga emendou um sem pulo espetacular no ângulo direito de Arancibia.
GOLAÇO DO PALMEIRAS! Raphael Veiga bateu falta de canhota do bico da área e colocou no ângulo esquerdo de Arancibia.
Sem esticar demais, o juiz paraguaio encerrou o massacre.
QUE PASSEIO
E o Dudu nem jogou!
Faltam palavras para descrever a sensação de contemplar, admirar, um momento tão virtuoso como este, que o Palmeiras tem vivido de forma lúcida e determinada – a última vez em que me senti TÃO privilegiado em relação a um elenco alviverde, foi naquele time do primeiro semestre de 1996 que, infelizmente, durou tão pouco.
Cada vez mais fica a sensação de que a nós cabe admirar e viver ao máximo este momento tão virtuoso, que será delicioso de relembrar nas próximas décadas e contar a filhos e netos o que era assistir esse time e a contribuição de Abel Ferreira e comissão técnica em todo este processo.
VAMOS, PALMEIRAS!!!
Somos testemunhas de uma fase espetacular do nosso time. Que esse momento dure muito tempo!
Nossa senhora q sacolada. Academia 2022!!!
Caramba, tomara que esse time boliviano seja tão ruim quanto estão pintando mesmo. Eu gostaria q fôssemos com mais titulares, prefiro ganhar a libertadores de novo do que o brasileiro.
Dia de Palmeiras, DIA DE LIBERTADORES!!!
O adversário é frágil mas o respeito prévio tem que prevalecer…
VAMOS, PALMEIRAS!!!
Meu parpite é 5×1. Dois do Rony, Dois do Navarro e um do Atuesta.
Churry vai entrar no finalzinho e vai deixar 1 de honra.