4
X
2

12/04/2023 - 20:00

 

Palmeiras x Tombense

O Palmeiras venceu o Tombense por 4 a 2 no Allianz Parque e abriu uma vantagem interessante para a partida de volta, a ser disputada dentro de duas semanas em Muriaé.

Ainda em meio às comemorações pela conquista de mais um título, o Verdão soube controlar a ansiedade após tomar o gol de abertura, virou o placar ainda no primeiro tempo e depois alargou a diferença, o que permitirá a Abel Ferreira avaliar se vai poupar jogadores num momento em que o time está com o DM cheio.

Após um início em que forçou o jogo, mas menos do que poderia, o Verdão acabou surpreendido com o gol de Matheus Frizzo, que contou com falha dupla, de Gustavo Gómez e de Weverton. O jogo ficou com “cara de CRB“: ataque contra defesa, e a bola teimando em não entrar.

Endrick, mais enfiado, teve a companhia de Flaco López pisando na área, vindo do lado esquerdo. Mas foram as boas participações de Dudu, Gabriel Menino, Vanderlan e Jhon Jhon que deram volume ao ataque no Verdão.

As chances se sucediam e o empate veio aos 36, num chutaço de Gabriel Menino, após participação de Vanderlan. E a virada veio quatro minutos depois, em nova descida do camisa 6, que desta vez colocou a bola na medida para a testada firme de Flaco López. O jogo passou a ter “cara de Atlético Goianiense“, lembrando a virada com 4 gols-relâmpago de 2022. Mas o primeiro tempo ficou mesmo nos 2 a 1.

Como era de se esperar, o ritmo caiu no segundo tempo e Abel começou a mexer no setor ofensivo – primeiro promoveu as entradas de Breno Lopes e Rafael Navarro; depois deu chances a Richard e a Giovani, e por fim promoveu a estreia de Luis Guilherme.

Todos entraram bem – talvez o menos acionado, por circunstâncias, tenha sido Giovani. Mas o Verdão voltou a pressionar em busca de aumentar a vantagem nos minutos finais, e chegou aos 3 a 1 num pênalti sofrido por Rafael Navarro após grande toque de Breno Lopes – Gustavo Gómez bateu com perfeição, indefensável.

Mas tinha mais: o Tombense achou um gol com a Cria da Base Marcelinho após bola viva na área, em lance irregular que a arbitragem julgou legal mesmo depois de validar no VAR. A vantagem voltou a ser de apenas um gol, o que empurrou de novo o Verdão para o ataque. Após mais uma intervenção de Breno Lopes, Gómez testou para o meio e Navarro executou, deixando o placar mais confortável.

No finzinho, Luis Guilherme, que estreava bem, desperdiçou um gol feito por puro nervosismo, isolando uma bola limpa na risca da pequena área – o que não manchou sua boa estreia, aos 17 anos.

Foi uma partida movimentada em que o elenco do Palmeiras foi exigido – e respondeu bem. Os jogadores vindos do banco, mesmo os criticados pela torcida, fizeram um jogo consistente e mostraram confiança – os gols foram apenas consequência.

A torcida do Verdão segue feliz, se divertindo, enquanto os rivais agonizam. É um cenário excelente para iniciar a disputa do Brasileirão e tentar deslanchar na Libertadores, nos dois próximos desafios do time. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Tombense

Felipe Garcia
Kevin
Wesley
Roger Carvalho
Guilherme Santos
Bruno Silva
Elton
Luiz Fernando
Matheus Frizzo
Egídio
Jaderson
Marcelinho
Daniel Amorim
Fernandão
Alex Sandro
Keké
Marcelo Chamusca
TÉCNICO


Primeiro tempo

3'
Palmeiras

Marcos Rocha acertou um ótimo lançamento longo para Endrick, que recebeu, girou e bateu, mas não conseguiu tirar do goleiro, que pegou firme.

6'
Palmeiras

Dudu recebeu a bola por dentro, aproveitou o espaço para progredir e quando chegou perto da área disparou, buscando o canto esquerdo, mas errou o alvo.

9'
Tombense

Gol do Tombense – Alex Sandro cruzou da esquerda; Gustavo Gómez rebateu para a frente no pé de Matheus Frizzo, que dominou e bateu no canto esquerdo alto – Weverton saltou, raspou a mão na bola mas deixou ela entrar. Dava pra pegar.

13'
Palmeiras

Vanderlan fez ótima jogada pela esquerda e cruzou por baixo; Endrick se posicionou na risca da pequena área e se preparava para empatar mas Wesley desviou em cima da hora e salvou o time visitante.

20'
Palmeiras

Depois de boa troca de passes, Gabriel Menino ficou com a bola na meia esquerda e chutou forte no canto direito; Felipe Garcia voou e desviou a escanteio.

21'
Palmeiras

Gabriel Menino cruzou da esquerda no segundo pau; Endrick fechou e testou meio sem jeito, mas levou perigo.

27'
Palmeiras

Gabriel Menino cobrou falta de média distância, da meia esquerda, e obrigou Felipe Garcia a cair no canto esquerdo para defender com dificuldade.

32'
Palmeiras

Ótima jogada por dentro de Jhon Jhon, que acionou Gabriel Menino na área – a tabela com Flaco López foi rápida mas o camisa 18 chutou em cima de Felipe Garcia. A jogada já havia sido parada por impedimento de Menino.

36'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Gabriel Menino recebeu de Vanderlan na meia esquerda, girou e disparou com curva; Felipe Garcia estava um pouco adiantado e não teve chances: a bola bateu na trave, na forquilha, e entrou mansa. O VAR foi acionado pra checar falta de Vanderlan na origem do lance, mas Bruno Arleu confirmou o gol.

40'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! No contra-ataque que Jhon Jhon sofreu falta, Vanderlan ficou com a sobra e cruzou na medida para Flaco López testar no contrapé de Felipe Garcia e virar o jogo para o Verdão.

42'
Tombense

Alex Sandro recebeu no bico da área e chutou rasteiro, no cantinho – Weverton foi no rodapé e pegou firme.

46'
Palmeiras

Marcos Rocha enfiou para Gabriel Menino dentro da área; o camisa 25 pegou de primeira e não deu direção na bola, que saiu à esquerda do gol.

47'
Tombense

Matheus Frizzo recebeu na meia e chutou forte – Weverton caiu no canto direito e espalmou para o lado.

52'

Bruno Arleu, sem inventar, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários.

2'
Tombense

Alex Sandro arriscou da entrada da área buscando o canto esquerdo – a bola saiu pertinho do pé da trave.

15'
Palmeiras

Zé Rafael sofreu falta a um passo da meia-lua. Ele mesmo cobrou, no canto esquerdo, e Felipe Garcia espalmou a escanteio.

16'

Entrou: Breno Lopes
Saiu: Endrick

Entrou: Rafael Navarro
Saiu: Jhon Jhon

25'

Entrou: Richard Ríos
Saiu: Gabriel Menino

Entrou: Giovani
Saiu: Dudu

25'
Palmeiras

Os dois tinham acabado de entrar: Richard Ríos tabelou com Giovani, recebeu dentro da área e tocou no contrapé do goleiro, mas a bola saiu raspando a trave esquerda de Felipe Garcia.

31'

Entrou: Luis Guilherme
Saiu: Flaco López

37'
Tombense

Matheus Frizzo bateu do bico da área e obrigou Weverton a cair no canto direito para rebater para o lado.

42'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Breno Lopes enfiou na área para para Rafael Navarro, que foi calçado por Wesley – Bruno Arleu marcou o pênalti. Gustavo Gómez bateu no ângulo direito, sem chances para Felipe Garcia.

44'
Tombense

Gol do Tombense – Após bola erguida na área por Egídio, Fernandão, impedido, disputou pelo alto e a bola sobrou para Marcelinho, que disparou no ângulo direito de Weverton. O bandeirinha marcou o impedimento; o árbitro analisou no VAR e validou o gol.

49'
Palmeiras

Richard tabelou com Rafael Navarro e disparou da entrada da área, em cima do goleiro.

51'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Breno Lopes cruzou da esquerda no segundo pau; Gustavo Gómez testou para o meio e Rafael Navarro fuzilou para o fundo do gol.

57'
Palmeiras

Richard foi ao fundo e cruzou por baixo; Navarro disputou por baixo com a zaga e a bola sobrou limpa para Luis Guilherme na risca da pequena área – ele teve todo o espaço para definir mas colocou muita força na bola, que saiu por cima.

58'

Bruno Arleu terminou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Foi mão-de-alface no primeiro gol - e ele sabe disso. Depois fez algumas boas defesas em chutes de fora da área.
5.5
Marcos Rocha
Partida discreta, fazendo a função básica.
6
Gustavo Gómez
Um golaço de pênalti e uma assistência para um gol importante. Zagueirando, não teve muito trabalho.
8
Luan
Sempre uma ótima opção na saída de bola.
6.5
Vanderlan
Duas participações em gols. Totalmente recuperado da partida duvidosa em Barueri.
7.5
Zé Rafael
Mesmo pouco exigido na recomposição, estava sempre lá, de guarda.
7
Gabriel Menino
Em fase iluminada, acertou mais um golaço de fora e abriu o caminho para a virada.
8
Richard Ríos
Vai se mostrando uma excelente alternativa para compor o lado direito.
7.5
Dudu
Vive uma fase técnica monumental e mostra que atacante não precisa necessariamente de gols para ser respeitado.
8
Giovani
A primeira jogada foi muito boa, mas caiu de produção.
6
Jhon Jhon
Não sentiu o peso da estreia como titular; jogou como se estivesse no sub-20.
7.5
Rafael Navarro
Duas participações em gol e muita confiança.
8
Flaco López
Terceiro gol consecutivo, mas ainda precisa melhorar as finalizações por baixo.
8
Luis Guilherme
Entrou leve e só foi chacoalhar mesmo quando teve a chance de fazer o primeiro gol como profissional, desperdiçando chance clara do quinto gol. Aos 17 anos, vai sonhar com o lance algumas noites.
6.5
Endrick
Talvez sua primeira partida em que não vimos um lance "diferente".
6
Breno Lopes
Duas participações em gol, respondendo aos críticos na bola.
8
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Achou mais algumas soluções para este período em que temos seis atletas no DM. Incansável.
8




Deixe uma resposta