2
X
1

14/11/2021 - 18:15

Depois de um primeiro tempo correto em que terminou à frente no placar, o Palmeiras voltou irreconhecível dos vestiários e acabou derrotado pelo Fluminense em lances de total falta de atenção.

O resultado é o que menos importa. A oscilação observada no segundo tempo apenas acende a luz amarela para que o time retome rapidamente o ritmo das partidas anteriores, para chegar na temperatura certa para a grande partida de Montevideo.

***

Abel decidiu mandar a campo o que tinha de melhor – apenas Marcos Rocha acabou sendo colocado de lado, a fim de dar ritmo a Mayke – o que já pode ser uma dica do que Abel pretende fazer no Uruguai – ou um despiste.

O primeiro tempo do Palmeiras foi uma sequência natural do que o time vinha fazendo nas últimas semanas: controlando o jogo, com a defesa sólida e com boas saídas para o ataque, seja na transição rápida, seja no toque de bola.

Dudu fez um golaço aproveitando sobra de escanteio e o Verdão poderia ter feito mais gols – teve chances claras com Gustavo Scarpa e com Rony, que desperdiçou a oportunidade com o goleiro caído.

Tudo se encaminhava para mais uma vitória tranquila, sobre um freguês histórico, em território familiar. Mas o time voltou dormindo para o segundo tempo e acabou surpreendido logo no primeiro lance.

O espaço encontrado por Yago Felipe é incompreensível para uma equipe que tem por maior característica a aplicação tática. O foco foi para o espaço de uma maneira muito estranha.

Pouco mais de 7 mil torcedores do Fluminense foram suficientes para criar uma atmosfera de guerra no Maracanã. Os jogadores entraram nessa pilha e quem se deu bem foi o adversário. Quanto mais pilha, menos tático e técnico ficou o jogo, que já era prejudicado pelo ridículo estado do gramado.

E a proximidade da final da Libertadores fez o resto. Após as mexidas de Abel, o time ficou desfigurado, perdeu completamente o meio-de-campo e deixou de ameaçar o adversário, que dominou as ações e chegou ao segundo gol no final da partida.

Na coletiva após o jogo, Abel chamou para si a reponsabilidade pelo resultado e revelou uma escolha absolutamente inusitada: teria mandado Veron a campo com a função de, sem a bola, acompanhar Yago Felipe – o que não faz nenhum sentido.

No final, a derrota acabou sendo merecida pela forma com que o time se portou no segundo tempo. O que nos resta é torcer para que esta oscilação de pouco mais de 45 minutos seja rapidamente revertida e que não se torne uma tendência.

Nosso principal objetivo é o dia 27, mas chegar para a decisão com o moral elevado é importante. A regra das 24 horas deve ser até abreviada depois deste segundo tempo tão infeliz. Que se tirem as lições o mais rápido possível e que o foco já seja recuperado.

O Palmeiras precisa retomar a sequência de bons resultados e nada melhor do que mais uma grande exibição no Choque-Rei de quarta-feira. O clássico, além de tudo, tem caráter cívico – afinal, mandá-los para a beira do abismo da B é sempre um dever a ser cumprido. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Fluminense

Marcos Felipe
Samuel Xavier
Luccas Claro
David Braz
Marlon
Wellington
Nonato
Martinelli
Cazares
Yago Felipe
Jhon Arias
Lucca
Caio Paulista
Gabriel Teixeira
Fred
John Kennedy
Marcão
TÉCNICO


Primeiro tempo

15'
Palmeiras

Gustavo Scarpa atacou pela direita e tocou para a chegada de Raphael Veiga, que bateu da meia-lua; Marcos Felipe deu rebote e Rony chutou na sobra, em cima do goleiro, que estava caído e rebateu de novo; na segunda chance, Rony dominou, girou e bateu, mas Luccas Claro travou e a bola saiu em escanteio.

27'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Gustavo Scarpa bateu escanteio da direita; David Braz tirou de cabeça e Dudu aproveitou o rebote, da meia direita, e soltou um torpedo no ângulo esquerdo de Marcos Felipe.

35'

A exemplo do jogo anterior, Dudu e Gustavo Scarpa trocaram de lado.

42'
Palmeiras

Zé Rafael roubou a bola no campo de defesa e ligou com Gustavo Scarpa por dentro; Dudu passou como um foguete pela direita e puxou o marcador; Scarpa cortou para dentro, enquadrou o corpo e bateu de curva, buscando o canto esquerdo de Marcos Felipe, que foi batido – mas a bola saiu a dois dedos da trave.

49'

Caio Max encerrou o primeiro tempo, que terminou quente, com vários lances bruscos.


Segundo tempo

Mayke sofreu uma pancada de Fred no fim do primeiro tempo e não voltou. Gabriel Menino assumiu a lateral direita.

1'
Fluminense

Gol do Fluminense – com 23 segundos, Yago Felipe aproveitou o espaço, chutou da meia-lua; a bola resvalou em Luan e tirou Weverton da bola.

10'
Palmeiras

Gustavo Scarpa cobrou falta da meia direita, colocada – Marcos Felipe caiu no canto direito e espalmou.

12'

Wellington fez falta clara sobre Raphael Veiga; o árbitro mandou seguir e o Fluminense chegou em nossa área; Victor Luis foi na marcação de Lucca e cometeu um pênalti bobo. O VAR chamou o árbitro, que após a revisão anulou o pênalti e marcou a falta.

17'

Danilo Barbosa entrou no lugar de Felipe Melo.

18'

Victor Luis esticou para Dudu na esquerda; o camisa 43 cruzou por baixo e Raphael Veiga chegou batendo; David Braz esticou a perna e aparou a bola, que ia no canto esquerdo do gol. Na sequência, Danilo Barbosa pegou a sobra e serviu Gustavo Scarpa, que abriu o espaço e tentou o canto esquerdo de Marcos Felipe, mas a bola saiu por pouco.

20'
Fluminense

David Braz bateu falta da intermediária com muita precisão; Weverton foi na última gaveta e fez a ponte, salvando o Verdão..

26'

Breno Lopes e Danilo entraram nos lugares de Raphael Veiga e Zé Rafael.

27'
Fluminense

Danilo Barbosa recuou no fogo; Lucca chegou em velocidade e conseguiu se antecipar a Luan para finalizar por cima do travessão, cara  cara com Weverton.

37'

Gustavo Scarpa deu lugar para Gabriel Veron.

42'
Fluminense

Gol do Fluminense – Cazares tabelou com Nonato e serviu Yago Felipe, que recebeu na meia direita e bateu de curva, no canto esquerdo de Weverton.

44'
Fluminense

John Kennedy ganhou fácil de Kuscevic após erro de Victor Luis e bateu forte, no travessão de Weverton.

47'

Após disputa dura com Samuel Xavier, Dudu reclamou e recebeu o segundo cartão amarelo, e acabou expulso.

51'

Após um final tumultuado, Caio Max encerrou o jogo. Após o apito, mais confusão e uma chuva de cartões.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Nada a fazer nos gols sofridos. Ainda fez uma bela ponte na falta de David Braz e foi muito bem nas saídas de bola.
6.5
Mayke
Cometeu erros típicos de quem está com falta de ritmo. Levou uma entrada duríssima de Fred.
6
Gabriel Menino
Abel recuperou vários jogadores em fase ruim longa - mas este aqui está dando trabalho.
5.5
Kuscevic
Uma vez ele jogou como Gustavo Gómez. Vai lembrar pra sempre.
5.5
Luan
Parecia bastante desconcentrado.
5.5
Victor Luis
Partida para todos lembrarmos por que precisamos contratar após a saída do Viña.
5
Felipe Melo
Levou o terceiro amarelo e seria fatalmente expulso. Parecia um pouco mais pesado que o habitual.
6
Danilo Barbosa
Entrou pra deixar o meio-campo mais forte, mas aconteceu exatamente o oposto.
5.5
Zé Rafael
É um 8-10, mas está cada vez mais com cara de 5.
6.5
Danilo
Burocrático, nada somou ao time.
6
Gustavo Scarpa
Praticamente todos os bons lances do time passaram por seus pés. Deixou saudades nas Laranjeiras.
7.5
Gabriel Veron
Entrou no fim e nem pegou na bola. Parece ter recebido uma função de Abel que não é exatamente sua especialidade.
s/n
Raphael Veiga
Bastante marcado, abriu espaços para Scarpa brilhar.
6
Breno Lopes
Algumas tomadas de decisão erradas.
5.5
Dudu
Um golaço e uma expulsão totalmente boba.
6
Rony
Como luta. Não desiste de nenhuma bola jamais.
6
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Talvez tenha errado ao não poupar ninguém neste ponto da temporada. E a função que deu para Veron foi surreal.
6




Um comentário em “14-11-2021 – Fluminense 2×1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2021

  1. Só uma coisa, ver o SPFW afundando seria bom demais, mas não acho que devemos por esse peso em cima dos nossos jogadores, porque se não conseguirem afundar o inimigo, podem sofrer críticas exageradas, muito próximo do grande objetivo do ano.

Deixe uma resposta