2
X
1
15/05/2024 - 21:30
Foi difícil, mas o Palmeiras conseguiu vencer o Independiente Del Valle no Allianz Parque e garantiu o primeiro lugar do grupo, alcançando também a liderança geral da Fase de Grupos da Libertadores, a uma rodada do fim.
O placar foi construído no primeiro tempo e parecia que a vitória se encaminharia de forma tranquila, mas o time equatoriano corrigiu seus problemas no segundo tempo e valorizou nossa vitória até o fim. A partida marcou um recorde histórico: Gustavo Gómez marcou seu 36° gol com a camisa do Palmeiras e se tornou o maior zagueiro-artilheiro da História do clube ao lado de Luís Pereira.
O Verdão começou atacando pelos flancos, aproveitando a disposição de Estêvão e Piquerez. O time equatoriano estava formado num 4-1-4-1, mas a marcação mista tinha jogadores que faziam marcação individual sobre Lázaro e Ríos, o que fazia com que a última linha do adversário ficasse até com seis jogadores – o que atraía Zé Rafael para o ataque e abria um clarão em suas costas, por onde os contra-ataques foram tentados, sem sucesso.
A tática kamikaze do Del Valle resultou em dois gols já na parte final do primeiro tempo: aos 36, Richard Ríos cobrou com muita violência uma falta da intermediária e contou com a ajuda crucial de Villar para abrir o placar; aos 45, a bola foi cruzada da direita no segundo pau; Flaco López escorou para o meio e a bola bateu no braço aberto de Landázuri – pênalti histórico que Gustavo Gómez converteu.
Antes disso, o Verdão teve algumas boas chances, além de um gol anulado de Zé Rafael, por impedimento. Foi um bom primeiro tempo do Palmeiras, que possivelmente relaxou no intervalo e voltou acreditando que o placar seria aumentado naturalmente.
As mexidas de Javier Gandolfi deram resultado: ele trocou os dois pontas por meias mais afunilados e deu mais força ao meio-campo de seu time. Endrick, muito forte no jogo, precisou sair sentindo mais uma vez uma pancada na coxa – no mesmo lugar da lesão anterior.
Contra um Palmeiras em intensidade reduzida, o time do Equador começou a achar espaços inéditos e, com Díaz bastante inspirado, chegou ao gol: após excelente drible sobre Gómez (intencional ou não), o camisa 19 cortou para dentro e bateu de direita, vencendo Weverton, que tentou adivinhar o canto – talvez teria tido melhor sorte se tivesse esperado o chute.
Seguiu-se uma pressão do Del Valle que parou em nosso sistema defensivo. O time visitante tentou acelerar o jogo, mas o Verdão, de forma experiente, cadenciou o ritmo e manteve o controle da partida.
Algumas mexidas de Abel foram questionáveis: tirou Estêvão, que estava pegando fogo e atormentando o lado esquerdo da defesa equatoriana, para colocar Mayke; já perto do fim decidiu fechar a casinha colocando Luan no lugar de Ríos e aceitou a pressão, correndo o risco de ver a bola passando perto da entrada da área a todo momento.
Poderia ter sido mais tranquilo; os mais de 30 mil palmeirenses terminaram o jogo todos em pé, tensos com a possibilidade do adversário encaixar um ataque, mas nosso time conseguiu segurar a vitória e comemorou a classificação.
A briga agora é com o River Plate, pela liderança geral. Temos dois gols de vantagem, mas eles têm um adversário bastante frágil e jogarão depois de nós, contra o Táchira, em casa. Uma suposta vitória por 3 gols sobre o San Lorenzo no Allianz Parque obrigará o River a ganhar de 6 dos venezuelanos. A briga está aberta, mas se tem uma coisa que combina com o primeiro lugar geral da Libertadores é o Palmeiras, que terá uma semana de descanso até o próximo jogo – esperamos, com Endrick já recuperado. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Indep. Del Valle
Primeiro tempo
Caicedo arrancou pela meia esquerda e soltou um canudo de canhota, dando muito trabalho a Weverton, que defendeu em dois tempos.
GOL ANULADO! Piquerez cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque e alçou no primeiro pau para Zé Rafael, que cabeceou para o fundo das redes; o camisa 8 estava visivelmente impedido e o gol foi prontamente anulado.
Ibarra recebeu pelo lado esquerdo do ataque, cortou para o meio e bateu firme de perna direita, mas Weverton agarrou com facilidade.
UUUUUHHH! Estêvão cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Zé Rafael na marca do pênalti; o volante cabeceou com perigo, mas a bola saiu por cima do gol de Villar.
QUE JOGADA! Estêvão dominou a bola pelo lado direito do ataque, na linha de fundo, aplicou uma caneta em Schunke, fintou o goleiro e bateu prensado na marcação.
GOLAAAAAAAAAÇO DO PALMEIRAS! Richard Ríos bateu falta da intermediária do ataque, finalizou com força, com curva e enganou Villar, que aceitou.
PÊNALTI PARA O VERDÃO! Pelo lado direito do ataque, Estêvão cruzou no segundo pau para Flaco López, que cabeceou para o meio, mas a bola pegou no braço de Landázuri.
GOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Gustavo Gómez partiu para a bola e bateu rasteiro, no canto esquerdo de Villar, que caiu para a direita e nem saiu na foto.
HISTÓRICO! Com o gol marcado, Gustavo Gómez se tornou o maior zagueiro-artilheiro da História do Palmeiras, ao lado de Luis Pereira; ambos têm 36 gols com o manto alviverde.
O fraco Alexi Herrera, que não comprometeu até aqui, apitou o fim da primeira etapa.
Segundo tempo
O Palmeiras retornou para a segunda parte sem alterações na escalação.
GOL ANULADO! Caicedo roubou a bola no ataque, ajeitou e bateu de longe para o gol, dando muito trabalho a Weverton, que conseguiu espalmar; no rebote, Hoyos mandou para o fundo do gol, mas estava impedido.
Jogo parado para atendimento a Endrick, que estava no chão.
MAIS UM ANULADO! Piquerez cruzou na área para Gustavo Gómez, que finalizou de perna direita e fez seu segundo gol, mas estava impedido.
Entrou: Raphael Veiga
Saiu: Endrick
UUUUHHH! Raphael Veiga recebeu pelo meio, fintou a marcação e serviu Piquerez; da meia esquerda, o uruguaio bateu firme de perna esquerda, com muito perigo, mas a bola saiu à direita de Villar.
Gol do Independiente del Valle. Lautaro Díaz descolou bom drible em Gustavo Gómez na intermediária, avançou com velocidade, invadiu a área, cortou para perna direita e bateu rasteiro, no canto direito de Weverton.
Entraram: Mayke e Rony
Saíram: Estêvão e Flaco López
UUUUUHHHH! Pelo lado direito do ataque, Mayke cruzou na medida para Rony, na entrada da pequena área; o camisa 10 cabeceou com muito perigo e a bola saiu ligeiramente acima do gol de Villar.
QUASE! Raphael Veiga cobrou falta pelo lado direito do ataque, bateu direto para o gol de perna canhota e a bola passou com muito perigo à direita de Villar.
Entraram: Rômulo e Luan
Saíram: Richard Ríos e Lázaro
WEVERTON! Kendry Páez recebeu pelo lado direito do ataque, cortou para a perna esquerda e bateu firme, mas Weverton espalmou.
QUE CHANCE! Marcos Rocha descolou lançamento preciso para Rômulo, que saiu no mano a mano com Villar e bateu rasteiro, mas a bola passou à direita do gol.
Alexis Herrera encerrou a partida após 5 minutos de acréscimo.
Acho que o Abel tirou o Estevão para manter mais a posse de bola, ele estava muito imbuído em chegar na grande área adversária, já estávamos em um momento de jogo que podíamos atacar com calma, antes de sair perdeu a posse de bola duas vezes seguidas, uma na tentativa de drible no meio campo e a outra e. Um passe vertical, se não me engano.
O Estevão é craque!!! só precisa “passar” um pouco a bola. No lance da caneta, se ele rola para o Piquerez era gol na certa