Abel Ferreira fala sobre esquema com três zagueiros e elogia jogadores: “guerreiros”

Abel Ferreira
Reprodução

Ainda no calor da partida em Lima, Abel Ferreira já projetou a próxima partida da fase de grupos, contra o Del Valle

Pelo terceiro jogo consecutivo, o técnico Abel Ferreira escalou o Palmeiras com três zagueiros. Desta vez, o trio foi formado por Luan, Gustavo Gómez e Alan Empereur. Em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 2 sobre o Universitário na estreia na Libertadores 2021, o comandante palmeirense, que já havia falado que o esquema com três atrás é seu preferido, foi questionado novamente sobre esta escolha.

“Para mim o jogo não tem a ver com números e sim com a dinâmica. Quando as pessoas olham para a minha carreira, vão ver que eu sempre joguei com uma linha de três defensores. O que importa pra mim não é olhar para trás, quem está vendo de casa, olhem quantos jogadores chegam à área. É para frente que se olha. Não há sistema mais agressivo do que o que jogamos. Se vocês têm dúvidas, observem que o Rocha, que é lateral direito, chegou duas vezes na marca do pênalti”, explicou.

Depois de abrir 2 a 0, o Verdão viu o jogo ficar a favor dos peruanos em questão de minutos. Alan Empereur foi expulso e os donos da casa conseguiram empatar com dois gols de Gutiérrez. O triunfo alviverde veio na última bola do jogo, aos 49 minutos, com um gol de cabeça de Renan.

Sobre a partida, o comandante gostou do desempenho do time até a expulsão, e valorizou os jogadores.

“Até a expulsão fizemos um jogo extraordinário, um jogo organizado, com bola e equilíbrio. Fomos uma equipe que arriscou muito com as saídas pelos dois laterais, o Luan fez um grande jogo hoje. O Alan cometeu um erro, mas faz parte. Fizemos um grande jogo até a expulsão, com muita gente na área. Era o que queríamos. E o futebol é isso: uma expulsão, dali nasce o gol, 2 a 1 e em cinco minutos o jogo muda”, analisou.

“O que é certo, é que estes jogadores são guerreiros, temos comido alguns limões ultimamente, mas vamos fazer deles limonadas. Felipe Melo ficou no banco, mas é um dos capitães do time, e no campo o Rony puxou também. Devido o que fizemos durante os 90 minutos, teríamos de sair daqui com a vitória, porque perdemos muitos gols e era um jogo para ser resolvido no primeiro tempo”, acrescentou.

Cabeça de Abel Ferreira já está no Del Valle

O treinador analisou o próximo adversário do Verdão na Libertadores, o Independiente Del Valle, e projetou o duelo.

“O Independiente Del Valle tem uma identidade muito própria, não só de agora. Eles gostam de ter a bola, o atual treinador do Internacional, o Ramírez, teve muitos anos no clube e é uma equipe por si só do gosto de ter a bola. O outro treinador que está lá trouxe a verticalidade. Será um jogo de Libertadores”, analisou.

“Fizeram esta pergunta antes do início do jogo, a montanha do ano passado foi alta, tivemos pouco tempo em cima porque já tivemos competições, não aproveitamos muito a vista, descemos e agora estamos todos de novo no mesmo patamar. É prolongar o que fizemos até os 20 minutos da segunda parte, com qualidade de jogo, com muita gente chegando na área, independente do esquema”, finalizou.

No outro jogo do grupo, Defensa Y Justicia e Independiente Del Valle empataram em 1 a 1, em Quito; com isso, o Verdão assumiu a liderança do Grupo A. Antes de jogar a segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras tem dois compromissos pelo Campeonato Paulista: Guarani, nesta sexta-feira, às 20h, e Mirassol, no próximo domingo, no mesmo horário.