Em coletiva, Felipão, Alexandre Mattos e Cícero Souza falam sobre os planos do Palmeiras

Coletiva Felipão, Mattos e Cícero
Reprodução

Na tarde desta quinta-feira, o diretor de futebol Alexandre Mattos, junto do gerente da área, Cícero Souza, e do treinador Luiz Felipe Scolari, concederam entrevista coletiva diretamente da Academia de Futebol. Segundo Mattos, o objetivo foi prestar esclarecimentos ao torcedor — que ainda sente o peso da eliminação da Libertadores.

Após fazer uma introdução na qual bancou a permanência de Felipão no comando da equipe, o diretor, compartilhando o tempo de resposta com os demais entrevistados, respondeu aos jornalistas acerca de diversos tópicos. A seguir, alguns trechos relevantes.

Perfil dos atletas para disputa de jogos eliminatórios

Ultimamente, muito se tem discutido na imprensa a respeito do perfil dos jogadores que o Palmeiras contrata, alegando que não há perfil para disputa de torneios mata-mata, como o caso da Libertadores e da Copa do Brasil.

Em resposta ao questionamento, Mattos relembrou o título da Copa do Brasil conquistado em 2015, porém reconhece que a contratação de jogadores que chegaram para dividir a liderança do elenco não foram suficientes para conquistar novas copas e que a questão será discutida no fim da temporada.

Felipão, por sua vez, usou como exemplo os times que ele dirigiu no Palmeiras na primeira passagem, relacionando com o momento atual a sequência de temporadas que, entre conquistas e frustrações, serviu de preparo para os jogadores se tornarem mais vitoriosos. Explicou, ainda, que os clubes de elite na Europa passam pelo mesmo processo.

“São etapas que os times grandes fazem. Pega o Bayern nos últimos três anos, o Manchester City, o PSG… Eles vão evoluindo para depois começarem a ter uma sequência de um, dois, três, quatro, cinco anos chegando em todas as competições, e é isso que a gente está fazendo”, disse o treinador.

Treinos fechados à imprensa

Isolados da imprensa, elenco e comissão técnica têm feito as suas atividades com os portões fechados, estratégia adotada por Felipão desde a sua chegada. O treinador, inclusive, explicou o motivo.

“O Felipe Melo deu uma chegada no menino do [time] júnior e no outro dia era capa de jornal. Não adianta eu querer tratar de outras formas se vocês têm outros objetivos. Entrou na jogada mais firma, saiu, no outro dia é capa de jornal.”

Aproveitamento de jovens da base

Com o elenco recheado de jogadores experientes, sem nenhum atleta aproveitado das categorias de base, vieram à tona questionamentos nesse sentido. Cícero Souza, um dos grandes responsáveis do departamento, acredita que o clube vive o melhor momento para fazer a transição dos garotos para o profissional.

“Vou responder pela base. O clube tem 105 anos de história e talvez seja o momento em que eu mais acredite que se possa fazer a transição. Que bom que, depois de tanto tempo, tenha essa expectativa. Todos sabemos que vamos ter uma transição contínua e muito necessária”, explicou.

Abaixo, o vídeo na íntegra da extensa entrevista em mais um trabalho da TV Palmeiras/FAM: