Em coletiva, Mano comenta Derby, analisa o time e esclarece assunto “Borja”

O Derby acabou empatado no Pacaembu na noite deste sábado, em confronto válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, no qual o Palmeiras, que teve amplo domínio da partida, levou um gol aos 46 minutos do segundo tempo e descontou aos 48 com Bruno Henrique.

Acompanhando a repercussão da partida, o técnico Mano Menezes, em coletiva pós-jogo, ainda que o time não tenha saído vencedor, elogiou a postura dos jogadores em termos de dedicação e administração de jogo, lamentando o gol que poderia ter resultado derrota.

“Levamos um gol faltando 3 minutos para terminar o jogo, com um chute espetacular no ângulo, mas ainda tivemos força para criar uma ou até mais duas oportunidades… Quase viramos o jogo. A gente não sai contente, porque não conseguiu vencer, mas entende que a equipe se entregou, criou as oportunidades, faltou aquele detalhe que sempre falta no futebol, talvez porque fosse sábado à noite, não é dia de clássico; talvez, se fosse no domingo, provavelmente teria vencido.”

Taticamente, Mano explicou que a marcação foi bem feita, mas que os jogadores pecaram pelo excesso de condução da bola e, também, pelas tomadas de decisão equivocadas. “Na primeira parte do jogo, recuperamos muitas bolas, marcamos bem no campo do adversário, mas as perdíamos imediatamente porque conduzimos demais a bola, carregamos em demasia, foi um dos assuntos abordados no intervalo. Escolhemos alguns caminhos errados, talvez não escolhemos os mais fáceis…”, explicou o comandante, destacando que o Palmeiras poderia ter criado mais situações de dois contra um.

Questionado sobre os fatores emocionais que normalmente induzem os atletas a cometerem erros incomuns em jogos de peso, o treinador comparou a situação do Derby com o que aconteceu no confronto mais disputado do futebol alemão na atualidade, pela Bundesliga.

“Hoje eu tava olhando Bayern e Borussia, e os primeiros minutos também foram muito parecidos com o nosso, com muitos erros, e são equipes experientes e extremamente qualificadas. Às vezes tem a ver com o momento que se passa, um resultado anterior que te cria uma pressão maior, ou o próprio jogo em si traz esse componente que a gente precisa saber conviver com ele, pois ele estará sempre presente nos jogos grandes, e nós temos que dosar essa vontade e disposição com o gesto técnico”, analisou.

Mano Menezes aproveitou as perguntas para esclarecer o polêmico assunto envolvendo o centroavante Borja que repercutiu nos últimos dias.

“A única coisa que me interessa nessa conversa é a alma do Borja, que é muito boa, e eu não quero de maneira nenhuma atingir. Fiz um comentário absolutamente normal, mas vocês sabe que fazem o que querem com o que a gente fala; a resposta completa que está ali não pertence toda ao Borja, eu estava falando algumas coisas mais gerais sobre as expectativas que se criam e os momentos difíceis de atendê-las”, explicou Mano, afirmando que o Borja continuará sendo utilizado.

Abaixo, a entrevista na íntegra em mais um trabalho da TV Palmeiras/FAM: