Empate no Derby garante Palmeiras na Libertadores de 2020

Taça LibertadoresLonge de ser motivo para qualquer comemoração, o empate no Derby do último sábado garantiu aritmeticamente ao Palmeiras uma vaga na Libertadores de 2020.

O resultado manteve a distância entre o Palmeiras e o SCCP em 18 pontos. O Verdão tem 19 vitórias, contra 12 do rival. Assim, mesmo que o Palmeiras perca todas as partidas até o fim do ano e o SCCP ganhe todas, o Verdão não será ultrapassado.

O SCCP ocupa o oitavo lugar na classificação neste momento e é o primeiro time fora da zona de classificação para a Libertadores – o Athletico-PR está em sexto, mas como tem a vaga direta por ter conquistado a Copa do Brasil, não entra na conta e o Inter fecha a lista dos que se classificariam neste momento.

Para garantir uma vaga direta na fase de grupos, o Palmeiras precisa ficar inalcançável pelo SPFC, que neste momento está em quinto lugar. A diferença está em 15 pontos para o time do Jardim Leonor, que teve o terceiro maior orçamento para 2019 e ainda luta para garantir a vaga na principal competição sul-americana no ano que vem.