O mercado das lotarias em Portugal: tendências e desenvolvimentos

A propósito da nova regulamentação do jogo online em Portugal, o Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, afirmou que a Santa Casa poderá perder até um terço da sua atual base de jogadores de jogo em linha para os operadores offshore. Este prognóstico é muito triste para uma instituição que, entre outras actividades de caridade, presta importantes serviços sociais à população idosa de Portugal. 

Tendo em conta estes problemas no país como um todo, podemos assumir que existe um grande e inexplorado potencial para os jogos de lotaria em Portugal, que tentaremos agora compreender com a ajuda do girarsorte.com.br.

Visão geral do mercado de lotarias em Portugal

A primeira lei sobre jogos de azar foi aprovada em Portugal em 1783. No entanto, uma versão simplificada da lotaria moderna apareceu em Portugal apenas no final do século XX. 

Em 1783, a Lotaria Nacional Portuguesa foi criada como uma forma de caridade para apoiar vários serviços sociais. O objetivo da Lotaria Nacional era aumentar as receitas sem aumentar os impostos. Em 1799, a Lotaria Nacional foi abolida porque era utilizada para selecionar funcionários do governo. A Lotaria Nacional foi reintroduzida com a criação da Santa Casa da Misericórdia em 1783. 

Esta lotaria, apesar de ter sido periodicamente suspensa, existe ainda hoje sob a designação de Lotaria Clássica. As receitas desta lotaria têm sido utilizadas para financiar vários projectos, incluindo a reconstrução de Lisboa após o terramoto e outros programas sociais para os menos afortunados. 

Tendências actuais do mercado das lotarias

O sistema de lotaria moderno em Portugal remonta ao século XVIII, quando a “Lotaria Nacional” foi introduzida em 1783. Na altura, a lotaria era utilizada como meio de gerar receitas para o Estado, mas ao longo do tempo foi cancelada e reintroduzida várias vezes. 

A Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML) tem sido responsável pela gestão da lotaria desde a sua criação e, apesar das diferentes formas que a lotaria assumiu, os seus objectivos mantiveram-se, em geral, os mesmos até aos dias de hoje. A SCML continua a utilizar a lotaria como forma de gerar receitas para financiar projectos sociais em Portugal destinados a ajudar doentes e idosos, oferecendo ao mesmo tempo a oportunidade de ganhar prémios.

 Até à data, a SCML detinha o monopólio dos jogos de lotaria em Portugal. Foi assim até à aprovação e implementação de legislação que permitiu o acesso de operadores de lotarias estrangeiros ao mercado português.

Com a aprovação da Lei 199/91, de 14 de agosto, surgiu a primeira raspadinha, vulgarmente designada por “jogo de ganho instantâneo”, semelhante à que existe nas raspadinhas da Lotaria Nacional do Reino Unido. Este foi o início do que pode ser visto como uma recente aquisição de jogos de ganho instantâneo e jogos de sorteio de números, uma vez que a nova lei permitiu uma gama mais alargada de jogos. 

Isto levou a um declínio global no número de jogos que podem ser rotulados como “lotarias tradicionais” desde que a concessão entrou em vigor em 2012.

Crescimento do número de plataformas de lotaria em linha

A venda de lotarias e apostas em jogos na Internet é regida por um contrato único celebrado pelo SRIJ. 

No ano passado, o mercado registou um crescimento de 45,2 por cento para 122 milhões de euros, o que representa um aumento das vendas de 38,1 milhões de euros. Isto significa que a quota ponderada do jogo na Internet aumentou de 7,6% em 2017 para 11,8% em 2018, acima do aumento médio anual de 5% estabelecido na concessão. Trata-se, portanto, do aumento máximo do fator de ponderação num único ano para os jogos pela Internet. O número de jogadores pagantes também aumentou de 917 000 em 2017 para 1,3 milhões em 2018, o que representa um aumento de 402 000 jogadores, ou seja, 43,8 %.

Em termos de jogos, o crescimento das vendas de jogos na Internet e do fator de ponderação foi largamente influenciado pela liberalização de novos jogos em linha. Atualmente, estão disponíveis 27 jogos de internet diferentes e mais 3 jogos que foram avaliados pelo SRIJ no final de 2018. Isto significa que a disponibilidade de jogos em linha duplicou desde 2016. Uma maior disponibilidade significa um aumento das vendas devido ao facto de os jogadores existentes experimentarem novos jogos e de novos jogadores experimentarem jogos. Este facto pode ser observado no crescimento das vendas nos últimos anos.

Introdução de novos jogos e formatos de lotaria

A indústria da lotaria tem evoluído ao longo dos anos e a maioria das mudanças tem sido para melhor. Os tempos das filas nas bancas de jornais para comprar um bilhete em papel foram revolucionados graças ao jogo online. Isto aumentou a participação para níveis recorde e criou uma plataforma para a introdução de novos jogos e formatos.

As mudanças mais óbvias nos formatos de jogo são o aparecimento do loto e das lotarias nacionais. O loto tem sido um jogo de base para muitas lotarias europeias há vários anos, mas no Reino Unido só recentemente surgiu e tem tido um enorme sucesso. As vendas de jogos de loto continuam a crescer de ano para ano, retirando vendas aos jogos instantâneos e tradicionais de sorteio. Isto deve-se ao facto de o loto ser visto como uma forma fácil de ganhar em grande e ainda proporcionar um entretenimento duradouro.

As lotarias nacionais também estão a ter sucesso. São vistas como um complemento aos jogos de sorteio regulares. Vários prémios mais pequenos são adicionados a um prémio do jackpot antes de um grande número de prémios ser sorteado numa data específica. Os dados sugerem que os jogadores precisam de ser persuadidos a ganhar um prémio numa lotaria, mas graças a jogos como o El Gordo, as lotarias tornaram-se uma loucura nacional.