Felipão: “se tiver que trocar cinco, não me preocupa, pois tenho jogadores de qualidade”

O técnico Luiz Felipe Scolari concedeu entrevista coletiva após a goleada por 5 a 0 sobre o Novorizontino, em pleno Pacaembu, na partida de volta das quartas-de-final do campeonato estadual – resultado que deu ao Palmeiras a classificação para a próxima fase e a liderança isolada na classificação geral. Abaixo, os principais trechos da entrevista.

Preparação de Deyverson

Uma das surpresas do dia foi a presença de Deyverson entre os titulares, pois o atleta se encontrava em recuperação física com previsão de retorno de até três semanas. A volta do centroavante à equipe, no entanto, estava dentro do planejamento de Scolari.

“Ele já vem treinado há sete ou oito dias. É que ele vinha fazendo um trabalho individualizado com os departamentos físico e fisiológico para uma recuperação diferenciada. Não é um jogador pronto para 90 minutos, mas ele tinha que ser usado no jogo de hoje”, evidenciou.

Diferenças na postura da equipe

Em relação ao futebol apresentado no jogo de ida, o Palmeiras teve pleno domínio da partida e um excelente aproveitamento em um ponto que vinha recebendo bastante críticas: o ataque que finalizava mal. Na opinião de Felipão, o gramado do Pacaembu foi determinante para os jogadores fazerem valer a qualidade técnica.

“O campo mudou, a bola tinha melhores condições de ser trabalhada, a atitude foi um pouco diferente. Nós montamos um time estruturado a partir das informações do adversário, até por isso escalamos jogadores com estatura muita elevada para ter vantagem na bola aérea”, explicou o treinador.

A média alta de aproveitamento na relação entre quantidade de gols e número de finalizações também foi, na opinião de Scolari, um ponto importante para a construção do resultado.

“Nós não tivemos tantas chances como em outros jogos. Fizemos cinco gols, mas, contando a dedo, tivemos umas sete chances, o que é um aproveitamento fantástico. No primeiro jogo, nós tivemos quatro chances e conseguimos fazer um gol, então é o aproveitamento que faz a diferença. Acho que eles aproveitaram bem demais hoje e por isso do número expressivo”, completou.

Preservação de atletas visando a Libertadores

Classificado, o Palmeiras terá até o fim de semana para recuperar os jogadores fisicamente e, em seguida, fazer dois jogos em curto espaço de tempo: a primeira partida da semi do estadual, no sábado, e o compromisso pela Libertadores, na Argentina, diante do San Lorenzo, três dias depois.

“Vai depender da condição física dos jogadores. Vocês podem ver que quando o jogo já estava decidido, com 3 a 0, o Felipe Melo saiu, depois Goulart e Deyverson, então a gente vai manobrando de acordo com a condição que eles apresentam. Se eu tiver que tirar três, quatro ou cinco não me preocupa, pois eu tenho jogadores de qualidade, então posso mudar cinco ou seis que eles vão dar a resposta. Não posso garantir quantos vou substituir, mas é certo que uns três ou quatro, vou mudar no sábado”, ponderou.

Confira a entrevista na íntegra, em mais um trabalho da TV Palmeiras/FAM: