Ídolos do Palmeiras: Conheça jogadores que marcaram no Palestra

KTO

Títulos, títulos e mais títulos. 

Eleger os maiores ídolos da história do Palmeiras não foge desta métrica: é impossível citar um grande nome sem ligá-lo a alguma conquista que ajudou a rechear a sala de troféus do alviverde. 

Por exemplo, Dudu do atual elenco, que lidera o time em busca de comprovar o favoritismo apontado pelas casas de apostas nos principais campeonatos em que o Palmeiras está envolvido. Aproveite o cupom KTO para conseguir um bônus clicando aqui. 

O gênio Ademir da Guia é o líder, mas o grande debate será respondido: onde a atual geração se coloca diante de tantas lendas?

Listamos alguns dos maiores ídolos da história do Palmeiras. 

De São Marcos a Dudu, conheça um pouco mais sobre as gerações da Academia e do Palestra que se cruzam no gosto dos especialistas. Confira a lista de votantes no final do especial.

Ademir da Guia

Ademir da Guia, o “Divino”, é certamente o maior jogador da história do Palmeiras, colecionando títulos, recordes e uma história gigantesca com a camisa alviverde.

O meio-campista, notável pela sua capacidade técnica, habilidade e categoria, chegou ao Palmeiras em 1962, e por lá permaneceu durante 15 anos, aposentando-se do futebol com a camisa do clube em 1977.

Ademir da Guia era a principal referência do único time que batia de frente com o Santos de Pelé, na década de 60 e 70.

Jogando ao lado de grandes jogadores já listados aqui, como Djalma Santos, Luís Pereira, Julinho Botelho, Dudu e outros que também merecem uma menção honrosa, como César Maluco, Djalma Dias e Leivinha, Ademir da Guia foi o principal nome da Academia de Futebol do Palmeiras, especialmente da Segunda Academia, quando já tinha mais rodagem. 

Usando a camisa 10, conduziu o clube para grandes conquistas, tais como: Campeonato Paulista (1963, 1966, 1972, 1974 e 1976), Campeonato Brasileiro (1967, 1967, 1969, 1972 e 1973) e o Torneio Rio-São Paulo (1965).

Durante esse tempo vestindo a camisa alviverde, atuou em 902 partidas, sendo o jogador disparado com mais atuações pelo Palmeiras. Além disso, marcou 155 gols e é até hoje o 3° maior artilheiro da história do clube.

Ademir da Guia é filho de Domingos da Guia, outro notório jogador de futebol, que fez história vestindo, principalmente, as camisas do Flamengo e do Corinthians.

Marcos

O Palmeiras é um clube que sempre teve excelentes goleiros em sua história. Depois de Oberdan Cattani, que está na nossa 10ª colocação, outros grandes “arqueiros” se tornaram ídolos do Palmeiras, como Emerson Leão e Velloso, e é justo fazer uma menção honrosa a esses dois atletas que conquistaram muito pelo Palmeiras.

Porém, a escolha do nosso terceiro lugar vai para outro goleiro marcante no alviverde paulista, que superou esses dois, pelo menos na idolatria do torcedor. Além disso, o eterno camisa 12 palmeirense é o símbolo da principal conquista da história do clube, a Libertadores de 1999.

Marcos chegou no clube em 1993, época em que o Palmeiras era um dos grandes times do Brasil. A sua titularidade, no entanto, demorou a ser conquistada, até porque Velloso era um nome incontestável debaixo das traves alviverdes.

A titularidade foi alcançada apenas em 1999. Após Velloso se contundir, Marcos estreou na Libertadores daquele ano na 5ª rodada, e não saiu mais. 

Após grandes atuações, com defesas impactantes, principalmente nas quartas de final da competição, diante do Corinthians, Marcos se tornou peça fundamental e conduziu o Palmeiras para o título inédito do torneio.

No ano seguinte, em 2000, Marcos também foi titular da conquista do Torneio Rio-São Paulo e da Copa dos Campeões.

Depois dessas conquistas, o Palmeiras passou por um período bastante conturbado, sendo rebaixado em 2002 e novamente em 2012. 

No primeiro rebaixamento, em 2002, Marcos poderia ter deixado o clube, já que ele se tornou destaque mundial após ser o goleiro titular da Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo daquele ano.

Mas, apesar das propostas que recebeu, Marcos se manteve fiel ao clube e ajudou a recolocar o Palmeiras na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

O arqueiro permaneceu no palestrino até 2012, quando se aposentou. No total, foram 19 anos vestindo a camisa alviverde. Como goleiro titular, entrou em campo em 533 oportunidades, sendo o 7° jogador com mais atuações pelo Palmeiras.

Dudu

Eduardo Pereira Rodrigues, mais conhecido como Dudu, é o jogador mais recente da nossa lista. A 9ª colocação para o atacante palmeirense se dá principalmente pela importância dele durante o período em que atuou no clube paulista.

Desde o começo dos anos 2000, até 2015, o clube passou por uma época bastante conturbada, com apenas um título Paulista e uma Copa do Brasil, e com dois rebaixamentos para a conta. 

Esse cenário começou a mudar em 2015, e foi ao mesmo tempo que Dudu chegou ao Palmeiras. Buscando uma reformulação, com as contas sanadas e patrocinadores investindo forte no clube, o Palmeiras voltava a se lançar entre os principais times do país, e teve Dudu como o principal nome da equipe.

Logo no seu primeiro ano, em 2015, Dudu comandou o time para o título da Copa do Brasil. Na final diante do Santos, ele marcou os dois gols do jogo da volta, que garantiram a vitória ao Palmeiras e possibilitaram que o confronto fosse para as disputas de pênaltis. Nas cobranças, o time alviverde levou a melhor.