Acervo de Valdir de Morais é doado ao Palmeiras; veja o vídeo

Valdir de Morais
Palmeiras – Site Oficial

De acordo com o Palmeiras, material disponibilizado pela família estará presente no Memorial do clube

Na semana passada, quando o Palmeiras foi jogar contra o Internacional no Beira-Rio, o clube aproveitou a viagem a Porto Alegre para receber o acervo do ex-goleiro Valdir de Morais. O momento foi registrado pela TV Palmeiras/FAM.

O material, que contém fotos, matérias de jornais, troféus individuais, contratos assinados com o Verdão, entre outros documentos, foi entregue ao Palmeiras pela família do lendário arqueiro. Danny Morais, ex-atleta e neto de Valdir, disse que era um desejo do ídolo palmeirense que o material estivesse dentro do clube.

“Eu me aposentei este ano e tive a oportunidade de ver todos estes documentos. Foi muito emocionante (…) Aí partiu de toda família levar o acervo para onde ele queria que estivesse, que é dentro do Palmeiras. Lugar que ele foi mais feliz”, afirmou o ex-zagueiro.

O Palmeiras planeja agora expor todo o acervo no Memorial do clube, que ainda não tem data para ser inaugurado.

Veja abaixo o vídeo produzido pela TV Palmeiras/FAM:

Valdir de Morais foi o pioneiro na profissão de preparador de goleiros

Valdir, que faleceu ano passado aos 88 anos, atuou no Palmeiras entre os anos 1958 a 1968. Ao todo, disputou 481 partidas e conquistou seis títulos: Campeonato Paulista de 1959, Taça Brasil de 1960, Campeonato Paulista de 1963, Torneio Rio-São Paulo de 1965, Campeonato Paulista de 1966 e o Torneio Roberto Gomes Pedroza de 1967.

Os 481 jogos o colocam como o terceiro goleiro que mais vezes defendeu a meta alviverde, atrás apenas de Leão (621) e Marcos (533). No ranking geral, o ex-arqueiro é o 11º jogador com mais partidas pelo clube.

Depois de se aposentar, Valdir inventou a profissão de preparador de goleiros em 1969. Nesta função, ele trabalhou na Seleção Brasileira (Copa do Mundo de 1982) e também em outros clubes, sempre com muito sucesso.

No Verdão, Valdir também foi treinador interino por algumas vezes entre 1973 e 1980, além de consultor técnico.