‘Clean sheet’ nos últimos quatro jogos, Palmeiras pode alcançar feito inédito com Abel

Weverton e Gustavo Gómez, durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol: depois do retorno dos dois, Palmeiras segue clean sheet
Cesar Greco

Após retorno de Weverton e Gómez, o Verdão voltou a apresentar boa solidez defensiva e segue ‘clean sheet’

Líder do Campeonato Brasileiro e vindo de uma sequência de nove vitórias, o Palmeiras pode alcançar mais um feito no jogo de sábado, diante do SPFC.

Caso a equipe termine o duelo sem levar nenhum gol, o Palmeiras atingirá a maior sequência de ‘clean sheets’ (jogos sem sofrer gols) sob o comando do português. O jogo contra o Fluminense no último sábado, vencido por 1 a 0 pelo alviverde, foi o quarto jogo seguido em que a equipe não foi vazada, recorde desde a chegada de Abel.

A última vez que o Palmeiras permaneceu tantos jogos sem levar um gols foi com Luiz Felipe Scolari como técnico. Em 2018, logo no início de sua terceira passagem pelo Verdão, foram oito jogos sem sofrer gols e, no ano seguinte, mais sete.

Atualmente, o Palmeiras tem a sexta melhor defesa do Brasileirão, com 12 gols sofridos, o que ainda não é o ideal para a comissão técnica. Após o jogo do último sábado, o auxiliar João Martins comentou: “Ficamos mais próximos de ganhar quando não sofremos gols, isso é fato. Temos o melhor ataque, isso ajuda, mas queremos ter também a melhor defesa”.

‘Clean sheet’ nos últimos quatro jogos; apenas dois gols sofridos nos últimos sete

Coincidentemente, a boa sequência defensiva voltou a aparecer após as voltas de dois jogadores convocados para a Copa América: Weverton e Gustavo Gómez. O zagueiro paraguaio, um dos principais nomes do Palmeiras nos últimos anos, retornou ao time no duelo contra o Grêmio, que terminou 2 a 0 para o Verdão; já o Weverton entrou em campo a partir do jogo contra a Universidad Católica, no Chile.

Desde a partida diante dos gaúchos, o Palmeiras sofreu apenas dois gols em seis partidas, sendo ambos em cobranças de pênaltis duvidosos, contra o Santos.

Nas sete partidas anteriores, quando ambos estiveram servindo às suas seleções, o Palmeiras sofreu oito gols.

Além do retorno dos dois jogadores, outra peça que encaixou bem na defesa alviverde foi Felipe Melo. Desde a lesão de Luan, o camisa 30 vem sendo o titular ao lado de Gómez. Melo correspondeu bem nos jogos e chegou a ser elogiado por Abel Ferreira em entrevista coletiva. Outro que recebeu elogios do comandante foi Renan, que substituiu Viña na lateral-esquerda.

Confira abaixo os últimos seis jogos do Palmeiras:

(retorno de Gustavo Gómez)
– Palmeiras 2 x 0 Grêmio
– Palmeiras 3 x 2 Santos
(retorno de Weverton)
– Universidad Católica 0 x 1 Palmeiras
– Atlético-GO 0 x 3 Palmeiras
– Palmeiras 1 x 0 Universidad Católica
– Palmeiras 1 x 0 Fluminense