Palmeiras reforça departamento técnico das categorias de base

Base
Reprodução

Foram contratados um coordenador de goleiros e um treinador de trabalhos individuais para trabalhar na base

O Palmeiras anunciou, no começo de tarde desta segunda-feira, a contratação de dois profissionais para as categorias de base do clube. São eles: Luciano Junior, coordenador da preparação de goleiros, e Jeremias Lopes, treinador específico de habilidades individuais.

A adição de Luciano e Jeremias é mais um passo do Verdão no desenvolvimento de suas categorias de base, que vem rendendo frutos consistentes ao time profissional desde a temporada passada. Além dos mais conhecidos Patrick de Paula, Gabriel Menino, Gabriel Veron, Wesley e Danilo, outros 26 jovens foram convocados para partidas da equipe principal entre 2020 e 2021.

Com trabalhos realizados nas categorias inferiores de clubes alemães, Jeremias possui Licença B da UEFA, Licença C da DFB (Federação Alemã de Futebol) e já fez parte da seleção de beach soccer do país, em 2008.

“O meu trabalho aqui no Palmeiras passará pela moldagem dos atletas desde as categorias menores, para que cheguem já preparados individualmente aos times maiores, como sub-17 e sub-20. Já o trabalho nessas categorias passa mais pelo refino da parte técnica do atleta, como aprimorar o domínio de bola na perna dominante. É dar a eles mais intimidade com a bola. Eu trago da Alemanha uma metodologia mais intensiva, mas sem que eles deixem de lado a essência do futebol brasileiro, que é o drible, a arte e o futebol de rua. Estou muito feliz com essa oportunidade e desafio”, disse à TV Palmeiras/FAM.

Luciano Junior, por sua vez, é um velho conhecido do goleiro Weverton, já que trabalhou com o camisa 21 no Athlético-PR. Além do clube paranaense, o preparador de goleiros esteve por 15 anos no Vitória, tanto na base quanto no profissional.

“No momento estou trabalhando no Sub-20 junto ao professor Ricardo Palmeira e também ofereço suporte aos outros preparados de goleiros (Sub-17 e Sub-15), que estão parados por conta da pandemia, mas sempre com atividades online. O objetivo é ajudar nos profissionais que preparam os goleiros aqui e, consequentemente, no desenvolvimento dos atletas”, disse.

“Nas categorias menores fazemos apenas reparos técnicos e não damos tanta carga física e tática. À medida que eles ficam mais velhos nós trazemos um volume físico e um conteúdo tático de maneira mais presente, para que eles tenham toda essa argumentação já que, atualmente, o goleiro está totalmente inserido no modelo de jogo. Assim, eles não ajudam a equipe apenas embaixo da meta, e sim, na organização e nas transições ofensivas e defensivas”, finalizou

Por conta da pandemia, os jogos da base foram suspensos e estão programados para retornar no início de maio, com a disputa da Copa do Brasil Sub-20 e do Brasileiro Sub-17. De acordo com os protocolos governamentais, somente estas categorias têm calendário ativo nesta temporada.