Patrick de Paula dá a volta por cima e volta a marcar após mais de 3 meses

Patrick de Paula, do Palmeiras, comemora o gol marcado sobre o SPFC, no Morumbi
Cesar Greco

Depois de turbulências, Patrick de Paula busca retomar espaço no elenco

Mais uma vez o meio-campista Patrick de Paula foi decisivo em um clássico. Na noite de terça-feira, foi dos pés dele que, aos 28 minutos do segundo tempo, saiu o gol de empate do Palmeiras no duelo contra o SPFC, pelas quartas-de-final da Copa Libertadores.

O tento de Patrick faz com que o Verdão inicie a partida da volta com um placar que interessa: pela regra do gol qualificado, o 0 a 0 garante a passagem do Palmeiras às semifinais da competição.

Apesar de ter começado no banco de reservas, o meia, em pouco mais de 20 minutos, foi o atleta do Palmeiras que mais finalizou a gol, com quatro chutes. O camisa 5 também alcançou outras boas marcas na partida: acertou sete dos dez passes que tentou; teve 50% de êxito nos dribles e, na parte defensiva, ganhou três dos quatro duelos que disputou.

“Fico muito feliz por ter feito um gol tão importante. Jogamos muito bem, neutralizamos todas as válvulas de escapes deles. Saímos com o empate e agora é decidir em casa”, disse Patrick ao final da partida.

O SPFC foi o terceiro rival em que camisa 5 deixou sua marca. No Brasileirão do ano passado, marcou o segundo da vitória sobre o Santos por 2 a 1 e, na final do Paulistão de 2020 contra o SCCP, converteu a cobrança de pênalti que deu o título ao Palmeiras. Na atual temporada, esta foi a segunda vez que o prata-da-casa foi às redes adversárias – ele tinha marcado também na Libertadores, na goleada do Verdão sobre o Independiente Del Valle por 5 a 0.

Patrick de Paula busca novamente a volta por cima no clube

De todas as Crias da Base que subiram para o profissional do Palmeiras na temporada passada, Patrick foi o primeiro a ganhar destaque nacional após fazer o gol do título paulista. Nos meses seguintes, contudo, o camisa 5 não conseguiu manter a regularidade e chegou a ficar de fora de alguns duelos por questões técnicas.

Depois da chegada de Abel Ferreira, o meio-campista, de forma gradual, voltou a fazer boas apresentaçõe; no começo da atual temporada, foi presença constante nas escalações. O atleta esteve entre os onze iniciais nas quatro primeiras partidas do time na Libertadores e foi fundamental: anotou um gol e participou diretamente de outros quatro.

Outro problema, desta vez fora de campo, fez o jogador voltar algumas casas nesta trajetória: no domingo do jogo entre Palmeiras e América-MG, pela quinta rodada do Brasileirão, Patrick entrou em campo com um piercing na orelha, algo que é proibido, e desfalcou a equipe por sete minutos até conseguir tirar a peça.

Para piorar, na mesma noite, após o jogo, quebrou o protocolo de saúde imposto pelo clube e foi flagrado por torcedores na saída de uma balada em São Paulo, sem máscara. Por conta deste episódio, foi multado e afastado pela direção.

Quando Patrick foi reintegrado ao elenco, Abel acertou o meio de campo do time com Danilo e Zé Rafael e o Verdão engatou uma sequência de dez partidas sem perder. Titular na partida contra o Fortaleza, substituindo Danilo que estava suspenso, o camisa 5 iniciou a busca para recuperar seu espaço na equipe.

“O professor Abel sempre fala que não existem titulares, e sim um grupo. Foi assim que ganhamos os campeonatos na temporada passada. Hoje pude novamente entrar e fiz o gol de empate”, disse ele.

Em números na temporada, além dos 29 jogos disputados e dos dois gols anotados, Patrick tem 88% de êxito nos passes, acertou 25 lançamentos e fez 30 desarmes.