Sub-20 vence o Inter nos pênaltis e faz final da Copa Ipiranga contra o SPFC

O time Sub-20 do Palmeiras chegou a mais uma final na temporada. Com 100% de aproveitamento na competição até o início do jogo, nossas crias da base tiveram bastante dificuldades contra o Internacional, time de melhor defesa do torneio. Depois de empate por 1 a 1 no tempo normal, a vaga foi decidida nos tiros da marca penal, e o Verdão levou a melhor: 8 a 7.

A final será disputada contra o SPFC, que venceu o Vasco por 2 a 1 na outra semifinal. O jogo acontece no domingo, às 16h30, no campo da PUCRS em Porto Alegre, com transmissão ao vivo pelo SporTV.

O jogo

Papagaio - Palmeiras x Inter - Copa Ipiranga Sub-20A partida foi disputada sob uma ventania intensa, o que atrapalhou bastante os atletas dos dois times. O Palmeiras manteve seu estilo de jogo de toques rápidos e posse de bola, enquanto o Inter apostava no jogo vertical. Os gaúchos abriram o placar aos 22 minutos, numa falha de nosso sistema defensivo, que deixou Bruno José livre para testar para o gol defendido por Gomes.

O Palmeiras empatou aos 48 do primeiro tempo, com Papagaio, mostrando muito faro de gol – numa bola viva na área após cobrança de escanteio, nosso camisa 9 ajeitou o corpo rápido e deu um jeito de tocar a bola no canto direito da meta gaúcha.

No segundo tempo o Palmeiras teve muito mais presença ofensiva e construiu várias chances de gol, mas deixava o contra-ataque para o Inter, que também soube assustar nosso goleiro. O Verdão perdeu uma chance incrível pare selar a vaga aos 44 minutos, com o zagueiro Volnei tirando a bola em cima da risca após toque de Cesinha, com o goleiro batido.

A decisão foi para os pênaltis, e a primeira série terminou 4 a 4 – Gomes defendeu sem rebote o chute de Cesinha, do Inter. Já o nosso Cesinha tentou bater no mesmo estilo de Papagaio, dando um pulinho antes da batida, mas recuou a bola para o goleiro Lucas. Na disputa 1 contra 1, a vaga só chegou após a nona cobrança de cada time, quando Gabriel Verón bateu no canto direito e Lucas quase defendeu, mas seu tapa não foi suficiente para impedir que a bola entrasse. Gabriel, do Inter, bateu no travessão; a bola subiu e o Palmeiras se classificou para a final.

Pedra no sapato

O time do SPFC tem sido a pedra no sapato do Verdão na temporada. Mesmo se sagrando campeão paulista e brasileiro, o Palmeiras teve problemas quando enfrentou o adversário da final de domingo.

Na Copa do Brasil Sub-20, os dois times disputaram uma vaga na final e o adversário levou a melhor, após vitória por 1 a 0 e empate por 1 a 1. Na Super Copa do Brasil, disputada recentemente, o troféu foi decidido nos pênaltis após vitória do adversário por 4 a 3 na ida e vitória palmeirense por 2 a 1 na volta – mais uma vez o SPFC levou a melhor.

Com dois campeonatos para cada lado no ano, a Copa Ipiranga, um dos campeonatos mais importantes do calendário, será uma espécie de tira-teima da categoria na temporada, já que o título da Copa São Paulo ficou com o Flamengo.

Valor histórico

Adidas 2018Além de decidir qual o time hegemônico na temporada, o jogo reedita a final do torneio no ano passado. O SPFC venceu a final por 4 a 3, numa bobeira incrível de nosso time, que vencia o jogo por 3 a 2 até os 41 do segundo tempo, com dois gols de José Aldo e um de Papagaio que, assim, terá a chance de vingança no domingo.

O jogo também marcará a despedida da Adidas nesta segunda passagem pelo Palmeiras. A parceria, que começou em 2005, chegará ao fim e a partir da Copa São Paulo de 2019 os times do Palmeiras vestirão uniformes cedidos pela Puma.