Com Viña e Gómez, Palmeiras tem aproveitamento de 71%

O lateral Matías Viña, do Palmeiras
Cesar Greco

Após serem desfalques em todo o mês de junho, Viña e Gómez retornaram ao time na última quarta-feira

Na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, na última quarta-feira, Abel Ferreira contou com dois reforços importantíssimos: Gustavo Gómez e Matías Viña. Durante o mês de junho, os dois, ao servirem suas seleções na Copa América e em duas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, desfalcaram o time em dez partidas.

Titulares da equipe, a importância dos gringos para o Palmeiras se reflete nos números: quando atuam juntos, o Verdão tem um aproveitamento de 71%. Ao todo, foram 49 jogos, com 31 vitórias, 12 empates e apenas 6 derrotas. Sem os dois em campo, o que já aconteceu em 27 oportunidades, o aproveitamento cai para 54% (13 vitórias, 5 empates e 9 derrotas).

A boa fase do Palmeiras neste início de Brasileirão ajudou para que o aproveitamento sem os dois à disposição fosse acima de 50%, já que a equipe de Abel Ferreira, nos dez jogos que disputou na competição, venceu sete, empatou uma e perdeu duas. Apesar dos triunfos, o lado esquerdo da defesa deixou a desejar.

“Eu gosto muito de dados estatísticos porque nos ajuda a orientar o nosso trabalho. Independente se for pela esquerda, direita ou bola parada, temos que melhorar a eficiência defensiva (…) Se os números dizem isso [que o time sofreu mais gols do lado esquerdo] nós, comissão e jogadores, temos que assumir e aprimorar, apesar do pouco tempo de treino”, chegou a dizer Abel Ferreira após o duelo contra o Bahia, vencido pelo Verdão por 3 a 2.

Depois deste jogo, Victor Luis, que vinha sendo o maior alvo das críticas, deixou a equipe titular e deu lugar ao zagueiro Renan. Em seus retornos ao gramado, diante do Grêmio, Gómez fez seis cortes, três interceptações e ganhou três dos quatro duelos aéreos. Já Viña, além de ajudar na parte defensiva com dois desarmes e três interceptações, foi o responsável por cruzar a bola na cabeça de Gabriel Menino, no segundo gol palmeirense.

De volta, Viña se diz feliz no clube

Após o confronto, o lateral-esquerdo conversou com a TV Palmeiras/FAM e disse estar feliz por voltar ao time.

“Muito bom [voltar]. Fiquei feliz também por ser chamado pela minha seleção, é sempre uma honra; desfrutei bastante, aprendi com todos os companheiros, mas já foi. Estou contente por voltar a jogar aqui, estava um tempo fora. A verdade é que aqui me sinto em casa, passo mais tempo no clube do que com minha família. Então considero todos daqui como minha segunda família. Ganhamos [do Grêmio] e seguimos na briga pelo campeonato Brasileiro.

Viña, Gómez e o Palmeiras voltam a campo amanhã para enfrentar o Santos. Líder do Brasileirão, a equipe de Abel Ferreira buscará a quinta vitória consecutiva.