Palmeiras empata com o Internacional e é eliminado do Campeonato Brasileiro Sub-20

Palmeiras empata com o Internacional e é eliminado do Campeonato Brasileiro Sub-20.
Fabio Menotti

Com a eliminação, o Palmeiras volta as atenções ao Campeonato Paulista

O Sub-20 do Palmeiras entrou em campo na manhã deste domingo, no Allianz Parque, para enfrentar o Internacional, em busca de uma vaga nas semifinais do Campeonato Brasileiro da categoria. Depois de perder o jogo de ida, no Rio Grande do Sul, por 2 a 1, o Verdão precisava vencer por dois gols de diferença para se classificar de forma direta (ou por um gol para levar a decisão para os pênaltis).

Até os 30 minutos do segundo tempo, o Palmeiras vencia por 3 a 1 e estava se classificando. Entretanto, o Internacional buscou o empate em 3 a 3 e eliminou o Verdão. Os gols da equipe foram anotados por Jhonatan, Gabriel Silva e Kevin.

O jogo

Gilmey Aymberê levou a campo praticamente o mesmo time que atuou no Sul, apenas Vitinho apareceu na equipe titular no lugar de Ramon. Sendo assim, os titulares foram: Matheus; Garcia, Michel, Lucas Freitas e Vanderlan; Naves, Vitinho e Jhonatan; Kevin, Vitor Hugo e Gabriel Silva.

Precisando vencer para avançar, o Palmeiras iniciou a partida tendo o controle da bola, mas com algumas dificuldades de encontrar os espaços na defesa do Internacional, que estava bem postada.

A partir dos 15 minutos, o jogo palmeirense começou a fluir e as chances apareceram. Vitor Hugo e Lucas Freitas quase abriram o placar. Entretanto, o Inter se mostrava perigoso nas transições e aos 22 minutos, Lucas Vital roubou a bola de Vitinho no meio de campo com falta (mas o juiz não marcou), e lançou para Allison; o atacante invadiu a área e tocou na saída de Matheus, fazendo o 1 a 0.

Apesar de manter a posse, o Verdão sentiu o gol nos minutos seguintes; a equipe gaúcha por sua vez, se mantinha perigosa nos contra-ataques. O Palmeiras voltou a encaixar bons passes e aos 32 minutos, Vanderlan cruzou na cabeça de Jhonatan, que antecipou o zagueiro e empatou o duelo.

O atacante Gabriel Silva marcou pela 23ª vez em 23 jogos na temporada, pelo Palmeiras Sub-20.
Fabio Menotti

O gol fez a equipe crescer e antes que o primeiro tempo acabasse, Jhonatan deu um bonito passe para Gabriel Silva, que cara a cara com o goleiro não desperdiçou e virou a partida para o Verdão. Este foi o 16º gol do camisa 9 em 16 jogos no Brasileiro (23º em 23 partidas na temporada), artilheiro máximo da competição.

O jogo foi para o intervalo com o placar apontando 2 a 1 para o Verdão. E esse resultado estava levando a partida para os pênaltis.

Logo aos 15 segundos do segundo tempo, Kevin aproveitou cruzamento de Gabriel Silva e fez o terceiro do Palmeiras (o 3 a 1 classificava a equipe). Depois do gol, no entanto, o Verdão caiu de produção e viu o adversário crescer. Gilmey fez quatro alterações para mudar o cenário e voltar a ter controle – saíram Vitor Hugo, Vitinho, Naves e Vanderlan; entraram Giovani, Fabinho, Pedro Bicalho e Ian – porém, o Inter continuou melhor e, em dois lances seguidos, aos 31 e 33 minutos, empatou (no agregado, o duelo estava 4 a 3 para os gaúchos).

Nos minutos finais, Aymberê apostou nas entradas de Endrick e Newton para tentar o gol salvador, mas o Palmeiras não criou mais nenhuma oportunidade e acabou eliminado do Campeonato Brasileiro.

Palmeiras terá pela frente o Campeonato Paulista Sub-20

Com a eliminação, resta ao Palmeiras o Campeonato Paulista Sub-20. O time, que começará a ser comandado por Paulo Victor, enfrentará na próxima quinta-feira, às 15h, o Itapirense, fora de casa. O duelo é válido pela terceira rodada da segunda fase.

A equipe se despede das competições nacionais em 2021 com duas eliminações na fase de quartas-de-final. Na Copa do Brasil o Verdão caiu para o Avaí e, no Brasileiro, para o Internacional. Em ambos os duelos o Palmeiras perdeu o primeiro jogo fora de casa, fez os gols necessários para avançar no Allianz Parque, mas acabou sofrendo o empate e, consequentemente, a eliminação.