Seguimos nossa análise do elenco do Palmeiras, desta vez focando nos volantes.
De todas as funções exercidas pelos atletas, a proteção à zaga parece ser a mais nebulosa. Três dos cinco jogadores podem ter a permanência discutida, por razões distintas.
Tão importante quanto o desempenho técnico, a decisão por manter ou negociar esses atletas passa pela análise da situação de mercado de cada um, e de como Abel pretende montar o esquema tático do time, sabendo que Estêvão está em seus últimos meses defendendo nossas cores.
Trata-se de um setor fundamental para dar equilíbrio ao time em toda a temporada. As decisões precisam ser muito bem pensadas.
Goleiros | Laterais | Zagueiros | Volantes | Meias/pontas | Centroavantes
Comissão técnica e Diretoria
Volantes
Aníbal Moreno
13/05/99 (25 anos)
Contrato até: dez/28
Foi a melhor contratação do ano, mostrando todas as qualidades necessárias para a função, aliando técnica a vigor físico. No entanto, caiu muito de rendimento justamente na parte mais importante da temporada.
Aníbal jogou muito mal nas últimas semanas do ano e sua queda de performance foi um dos fatores pelos quais perdemos os jogos mais importantes. A causa mais provável é física e é de se esperar que, com uma preparação adequada nesta pré-temporada, consiga render melhor na parte mais aguda de 2025. Segue titular absoluto.
✅ FICA
Richard Ríos
02/06/00 (24 anos)
Contrato até: dez/28
O bom desempenho no Palmeiras rendeu-lhe convocações com atuações destacadas pela seleção colombiana. Deslumbrou-se e oscilou.
Tem muita bola no pé e mostrou na reta final, quando voltou a ser um dos melhores do time; resta saber se aprendeu com os erros de 2024 ou se acha que a vida é uma festa. Tem um ótimo valor de revenda.
🤔 DISCUTÍVEL
Zé Rafael
16/06/93 (31 anos)
Contrato até: dez/26
É o volante mais completo do elenco e conta com muita experiência. Perdeu espaço com a ascensão de Ríos, além da preferência de Abel por usar o segundo volante mais pelo lado direito, o preferido do colombiano (Zé prefere o lado esquerdo para jogar avançado, o que não casa com o esquema que libera o lateral-esquerdo para o apoio).
O maior problema do camisa 8, no entanto, parece ser físico. Dores na coluna prejudicaram bastante sua temporada. Resta saber se o NSP julga que a pré-temporada será suficiente para livrá-lo deste incômodo, ou se a situação é crônica e com poucas chances de reversão. Inteiro, é indispensável ao elenco.
🤔 DISCUTÍVEL
Gabriel Menino
29/09/00 (24 anos)
Contrato até: dez/27
Mais um jogador que, a despeito do talento com a bola nos pés, não consegue se desenvolver no aspecto mental, sofrendo com distrações e apagões constantemente.
Pode render um bom dinheiro ao clube, que ainda precisa avaliar se a maturidade que cresce em todo jogador ano a ano será capaz de fazer valer uma insistência no último remanescente da safra de 2020 das Crias.
🤔 DISCUTÍVEL
Fabinho
09/04/2002 (22 anos)
Contrato até: dez/27
Vigor físico, disciplina tática e bons passes o credenciam para seguir como parte do elenco de apoio. Possivelmente brigará por uma vaga de reserva imediato este ano, caso continue nesta curva ascendente. Com três anos de contrato pela frente, é uma aposta certa para o futuro, seja para ser titular do time, seja para uma ótima negociação.
✅ FICA
Goleiros | Laterais | Zagueiros | Volantes | Meias/pontas | Centroavantes
Comissão técnica e Diretoria