A derrota de ontem para o Fluminense deixou todos os palmeirenses muito irritados. O Palmeiras tinha o dever cívico de rebaixar o time carioca no Brasileirão, e falhou.
A temporada terminou de fato e seguimos nosso exercício de reavaliação do elenco visando a próxima temporada.
Neste momento de decepção e revolta, o mais difícil é resistir à tentação de “mandar todo mundo embora”.
É o que tentaremos não fazer por aqui hoje, quando avaliaremos os laterais, e nos próximos dias.
Goleiros | Laterais | Zagueiros | Volantes | Meias/pontas | Centroavantes
Comissão técnica e Diretoria
Laterais
Marcos Rocha
11/12/88 (35 anos)
Contrato até: dez/25
Um enorme chama-títulos, precisa ser tratado com muito respeito. A temporada de 2024 foi fraca, com mais baixos que altos, e sinalizou que o ciclo talvez já esteja no fim.
Como seu contrato foi recentemente estendido até o fim da próxima temporada, não há discussão sobre sua permanência ou dispensa. Ainda pode ter muito a contribuir ao elenco com sua experiência e liderança, mas sua condição de titular está fortemente sob suspeita.
🤷♂️ FICA
Mayke
10/11/92 (32 anos)
Contrato até: dez/25
Prestes a completar oito anos de casa, Mayke teve uma temporada ruim devido a uma sequência incômoda de lesões – o que é uma pena, já que o ano de 2023 havia sido o seu melhor com a camisa do Palmeiras.
Resta saber se é possível contar com ele na próxima temporada; se a tendência a lesões é algo crônico ou se foi apenas uma onda de má sorte. Aos 32 anos, em tese, ainda tem lenha para queimar. Mas com a renovação de Marcos Rocha, dos três laterais direitos, é o que mais tem chance de abrir vaga para um reforço.
🤔 DISCUTÍVEL
Giay
16/01/04 (20 anos)
Contrato até: dez/29
O saldo da primeira temporada (na verdade, meia temporada) foi negativo, o que é compreensível para um atleta estrangeiro com tão pouca idade.
Ainda precisa se adaptar por completo às exigências do calendário do futebol brasileiro, bem como ao ritmo de jogo local. Como principal ponto positivo, por enquanto, podemos destacar a tranquilidade. Mesmo com nítidas dificuldades, parece não se abalar; a bola não queima em seus pés. Segue sendo uma boa aposta para o futuro. E tomara que vingue, porque veio caro.
✅ FICA
Piquerez
24/08/98 (26 anos)
Contrato até: dez/26
A má fase por que passou o time na segunda metade do ano apenas escancarou a falta que o uruguaio fez ao flanco esquerdo desde sua lesão, em julho. Sua saída do time coincide com a queda de rendimento assombrosa do Verdão e, sem dúvidas, foi um de seus principais motivos.
Sua volta ao time chegou a ser especulada para as partidas finais da temporada, o que não se concretizou. Apesar de seu sumiço das imagens dos treinos nas últimas semanas, esperamos poder contar com ele com força total para 2025.
✅ FICA
Vanderlan
07/09/02 (22 anos)
Contrato até: dez/28
A chegada de Caio Paulista interrompeu sua ascensão, já que vinha sendo uma boa alternativa às eventuais ausências de Piquerez em 2023. Talvez sua confiança tenha sido abalada; talvez seja porque não tem o nível que desejamos. O fato é que, aos 22 anos, Vanderlan fez uma temporada muito fraca.
Ainda pode receber um voto de confiança caso esteja em seus planos permanecer no clube como reserva imediato, ou eventualmente, voltar ao posto de segundo reserva para seguir evoluindo. Depende das perspectivas que ele e seus agentes têm para sua carreira. Caso saia, o posto de terceira opção pode ser ocupado por Arthur, da base.
🤔 DISCUTÍVEL
Caio Paulista
11/05/98 (26 anos)
Contrato até: dez/28
Chegou causando alvoroço por ter sido um “chapéu” no São Paulo, onde, de fato, não jogava nem metade do que tinha apresentado na temporada anterior, no Fluminense. Qual era o verdadeiro Caio, o de 2022 ou o de 2023? Hoje, sabemos.
Infelizmente, os bons momentos de Fluminense só foram vistos por aqui em 2 ou 3 partidas. Caio Paulista precisa dar espaço para outros jogadores na folha de pagamento.
❌ SAI
Goleiros | Laterais | Zagueiros | Volantes | Meias/pontas | Centroavantes
Comissão técnica e Diretoria
Isso é verdade. Eu sempre me esforço para dar ao Abel o benefício da dúvida, pois ele é quem trabalha todos os dias com os jogadores, mas algumas escolhas são difíceis de entender. O que o Rony fez nessa pequena sequência de titular na reta final da temporada? O Lopez não é espetacular, nem genial, mas a bola não queima em seus pés, dá sequência nas jogadas. O Rústico já deu o que tinha de dar. O Dudu é mais jogador e liberaram de graça. Não dá para entender.
Fico imaginando aqui o quanto o Dudu vai render ano que vem no Cruzeiro. Na boa, o Dudu para mim é um cara que pode jogar nas duas pontas (todos sabemos) e também como meia (eu lembro dele jogando bem improvisado nessa posição, em minha opinião, nos tempos de Felipão). O Dudu foi sendo cada vez menos “bem aproveitado” pelo Abel. Deixou de ser o cobrado de faltas (aquelas de longa distância que ele jogava na área), de escanteio, de ser uma opção para o meio. Isso foi minando os números do jogador. A gestão da situação foi a pior possível, com o jogador saindo de graça para um rival. O melhor dos mundos, em caso de saída, seria ser vendido, por boas cifras, para a algum time da América do Norte ou Oriente Médio.
Sinceramente eu torço para estar certo e, se eu estiver, ele vai se destacar muito ano que vem e deixar todos com muita dor de cotovelo.
Admito que ficaria surpreso se o Abel vai deixar o Caio Paulista ir embora. O problema dele (Abel) é acreditar muito nos jogadores quando alguns não servem.