Na História: há 50 anos, o Palmeiras conquistava o pentacampeonato Brasileiro

Na História: Há 50 anos, o Palmeiras conquistava o pentacampeonato Brasileiro.
Reprodução

Conquista marcou também o primeiro título da Segunda Academia do Palmeiras

Há exatos 50 anos, o Palmeiras empatava em 0 a 0 com o Botafogo, no Morumbi, e comemorava o título do Campeonato Brasileiro de 1972, o quinto de sua História. O troféu marcou também a primeira conquista de âmbito nacional da Segunda Academia.

Por ter tido uma campanha melhor que o adversário na competição, o Verdão teve o direito de jogar a final em seus domínios e também tinha a vantagem do empate. A partida ocorreu no Morumbi para 58.287 torcedores. Sem poder contar com o atacante César durante todo o campeonato, devido a uma punição do STJD, o técnico Oswaldo Brandão alinhou o Palmeiras na decisão com Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Madurga, Leivinha e Nei.

O Palmeiras dominou o primeiro tempo e sufocou o Botafogo em seu campo de defesa. Boas oportunidades foram criadas aos 7, 10 e 18 minutos, com Leivinha, Madurga e Ademir, respectivamente.

Na etapa final, houve um equilíbrio maior entre as equipes, porém o nervosismo foi aumentando. O atacante botafoguense Jairzinho acertou uma cotovelada em Alfredo, que desmaiou, e o tempo fechou – o jogo ficou mais de cinco minutos paralisados. Nos minutos finais, o Verdão, com muita experiência, apenas administrou o placar em branco e celebrou mais um título Brasileiro.

Trajetória do Palmeiras até a final

Consistente, o Palmeiras terminou a primeira fase da competição como o primeiro colocado de seu grupo e da classificação geral, conquistando 36 pontos em 50 possíveis – foram 14 vitórias, 8 empates e 3 derrotas. Na segunda fase, a equipe caiu no Grupo B, ao lado de SPFC, América-RJ e Coritiba, que fora disputado em turno único, com apenas o primeiro colocado se classificando às semifinais.

Depois de perder o Choque-Rei no primeiro jogo por 2 a 0, o Palmeiras ficou em situação complicada na tabela, mas avançou para o mata-mata após vencer os outros dois jogos e ver o SPFC ser derrotado, na rodada derradeira, para o América.

Tendo a vantagem do empate contra o Internacional na semifinal, disputada em jogo único, o Palmeiras segurou o 1 a 1 com os gaúchos, graças ao gol de Nei aos 25’ da etapa final, e seguiu para enfrentar o Botafogo, que do outro lado da chave havia vencido o SCCP. O 0 a 0 com a equipe carioca na decisão assegurou o quinto título Brasileiro do clube.

Ao final, a campanha palmeirense na competição foi de 16 vitórias, 10 empates e quatro derrotas, nos 30 jogos disputados. Além disso, foram 46 gols marcados e 19 sofridos.

Além do Campeonato Brasileiro de 1972, você pode conferir a participação do Palmeiras em todas as demais edições, não só do maior torneio nacional como dos demais campeonatos disputados nesses gloriosos 108 anos de história. O Almanaque do Verdazzo é o maior banco de dados do mundo sobre um time de futebol específico e o tira-teima definitivo para qualquer discussão em redes sociais ou mesa de bar. Acesse e aproveite!

Um comentário em “Na História: há 50 anos, o Palmeiras conquistava o pentacampeonato Brasileiro

  1. Time inesquecível. Tinha 11 anos quando essa equipe foi campeã e até hoje sei decor a escalação deste maravilhoso Palmeiras.

Deixe uma resposta