Depois de Jailson, Felipe Melo também é homenageado pelo Palmeiras

Homenagem na despedida para Felipe Melo, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Felipe Melo, que não teve seu contrato renovado, jogou 5 temporadas no Palmeiras e conquistou 5 títulos

Depois do goleiro Jailson, foi a vez do volante Felipe Melo ser homenageado pelo Palmeiras. O volante, que não teve seu contrato renovado com o clube para 2022, visitou a Academia de Futebol na manhã desta sexta-feira e recebeu das mãos de Maurício Galiotte uma placa de agradecimento. 

“Agradeço a oportunidade de ter jogado nesse clube e ter conquistado muitos títulos. A Sociedade Esportiva Palmeiras está tatuada no meu coração”, disse Melo.

Contratado em janeiro de 2017, Felipe Melo deixa o Palmeiras com 225 partidas disputadas (terceiro do elenco com mais jogos), 13 gols marcados e cinco títulos conquistados: Campeonato Brasileiro (2018), Campeonato Paulista (2020), Copa do Brasil (2020) e duas Copa Libertadores (2020 e 2021).

Entre todos os meio-campistas que atuaram na História do clube, Melo está na 20ª posição no quesito jogos e o 14º em relação a títulos (empatado com Lucas Lima, Gustavo Scarpa, Gengo, Flávio Conceição e Del Nero).

Um dos principais líderes do elenco e capitão da equipe na maioria dos jogos, o camisa 30 teve um começo de trajetória no Palmeiras complicado, chegando a ser afastado pelo técnico Cuca. Entretanto, ainda em 2017, voltou a ser relacionado e atuou nas últimas partidas daquela temporada.

Em 2018, com Luiz Felipe Scolari de técnico, foi um dos pilares do time na conquista do decacampeonato brasileiro e manteve o alto nível até o seu último jogo, contra o Flamengo pela decisão da Libertadores, mesmo tendo sofrido uma grave lesão no tornozelo no final do ano passado.  

Confira algumas imagens e vídeos da homenagem recebida por Felipe Melo

Ganhando oportunidade, Michel apresenta bons números defensivos nos últimos 2 jogos

Michel durante partida do Palmeiras contra o Athletico-PR, válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2021, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR.
Fabio Menotti

Fã de Felipe Melo, Michel está no Palmeiras desde 2019 e coleciona títulos nas categorias de base

Sem mais nenhuma pretensão na temporada, o Palmeiras foi a campo nos últimos dois jogos do Brasileirão com o time recheado de garotos do Sub-20. Destaque na base, o zagueiro Michel vem repetindo as boas atuações no profissional e consolidando seus números defensivos.

De acordo com o aplicativo de estatísticas SofaScore, o defensor somou 24 cortes nos confrontos contra Cuiabá e Athletico-PR (líder da equipe neste recorte), fez sete desarmes e ganhou 71% dos duelos, além de ter participado bem da parte ofensiva.

Aos 18 anos, Michel estreou no profissional do Palmeiras ainda no Campeonato Paulista, em um duelo vencido pela equipe sobre a Ponte Preta, por 3 a 0. Depois disso, atuou contra o CRB pela Copa do Brasil, em Alagoas, e vem sendo titular nesta reta final de Campeonato Brasileiro.

O defensor, assim como outros jovens do Sub-20, pode receber mais oportunidades no Paulistão de 2022. O auxiliar João Martins, após a vitória sobre o Cuiabá, disse que esses atletas deverão ser testados no estadual.

Michel coleciona títulos na base

No Palmeiras há dois anos, Michel é visto com bons olhos pelo clube desde seu início. Fã de Felipe Melo, o defensor foi campeão da Copa do Brasil e da Supercopa Sub-17 e, na decisão do Paulista Sub-20 do ano passado, marcou o gol que levou a disputa contra o SCCP para os pênaltis – o Verdão saiu com o troféu ao final das penalidades máximas.

Na atual temporada do Sub-20, o zagueiro foi titular em praticamente todas as partidas do time no Brasileiro da categoria e vem jogando o mata-mata do estadual. Ao todo, disputou 24 jogos em 2021.

Com idade para jogar mais dois anos no Sub-20, Michel tem contrato com o Palmeiras até 2026.

Felipe Melo não acerta renovação e deixa o Palmeiras

Felipe Melo nas comemorações do Palmeiras pela conquista da Copa Libertadores 2021.
Reprodução

Clube decidiu por não renovar o contrato de Felipe Melo, que se encerra no final de dezembro

O volante Felipe Melo não ficará no Palmeiras em 2022. Após cinco temporadas, Melo não teve seu contrato, que se encerra no dia 30 deste mês, renovado com o Verdão.

Na tarde deste sábado, o Palmeiras usou suas redes sociais para anunciar sua saída, além de apresentar uma carta de agradecimento jogador de 38 anos.

Contratado em janeiro de 2017, Felipe Melo disputou 225 partidas com a camisa do Palmeiras (terceiro do elenco com mais jogos), anotou 13 gols e conquistou cinco títulos: Campeonato Brasileiro (2018), Campeonato Paulista (2020), Copa do Brasil (2020) e duas Copa Libertadores (2020 e 2021). Confira mais sobre Felipe Melo no Verdão clicando aqui.

Um dos principais líderes do elenco e capitão da equipe na maioria dos jogos, Melo teve um começo de trajetória no Palmeiras complicado, chegando a ser afastado pelo técnico Cuca. Entretanto, ainda em 2017, voltou a ser relacionado e atuou nas últimas partidas daquela temporada.

Em 2018, com Luiz Felipe Scolari de técnico, foi um dos pilares do time na conquista do decacampeonato brasileiro e manteve o alto nível até o seu último jogo, contra o Flamengo pela decisão da Libertadores, mesmo tendo sofrido uma grave lesão no tornozelo no final do ano passado.

O presidente Maurício Galiotte, que ficará no cargo até o dia 15 de dezembro, já havia afirmado que o clube não tinha o desejo de renovar com o atleta por duas temporadas, algo que era uma vontade de Melo.

Veja a nota do Palmeiras para Felipe Melo:

Felipe, quando você chegou, em janeiro de 2017, você disse que tinha o objetivo de ser ídolo do Palmeiras e conqusitar títulos importantes. Cinco anos depois, olhando em retrospectiva, você levantou o Brasileiro de 2018, o Paulista de 2020, a Copa do Brasil de 2020 e as duas Libertadores de 2020 e 2021. Que missão cumprida!

Por falar em Libertadores, você se lembra do quanto te instigava, do quanto te arrepiava ouvir das arquibancadas de que a Taça Libertadores é obsessão? Pois então. Você trouxe essa alegria à torcida que canta e vibra duas vezes. A mesma torcida que, desde o começo te abraçou e cantou a plenos pulmões: “o bagulho é doido, Felipe Melo pitbull cachorro louco”.

Na primeira conquista, você precisou se esforçar e suar ainda mais para voltar a tempo de estar à disposição no Maracanã. Só você e sua família carregarão para sempre o valor do épico gol do Breno Lopes nos acréscimos. Em 2021, um caminho árduo. São Paulo favorito? Atlético-MG favorito? Flamengo? Você contagiou todos e mostrou que, sim, era possível. E foi. Deus capacitou!

Em cinco anos houve também momentos difíceis, temporadas sem títulos, mas sempre com intensidade, como é ser Palmeiras e como é ser Felipe Melo. Realmente a sua escolha foi a melhor possível quando você decidiu voltar ao Brasil para dar sequência à sua vencedora carreira na Europa. Afinal, um verdadeiro campeão reconhece o outro.

Decisões difíceis na hora certa definem o peso do personagem na história. Sua saída não marca o fim de sua trajetória no Palmeiras, mas o início da eternização. Você ascende ao patamar mais elevado que o futebol proporciona, marcado para sempre nas paredes do clube e na memória do torcedor. Felipe, você fez história no Maior Campeão do Brasil e agora tricampeão da América.

Palmeiras divulga preleção de Felipe Melo antes da final; confira

Felipe Melo comemora conquista da Copa Libertadores pelo Palmeiras contra o Flamengo, após partida pela final da Libertadores 2021, no Estádio Centenário, em Montevideo.
Reprodução

Um dos capitães da equipe, Felipe Melo entrou em campo só no final do segundo tempo da prorrogação

O Palmeiras alcançou o tricampeonato da Copa Libertadores ao bater na tarde deste sábado, em Montevidéu, o Flamengo por 2 a 1. Os gols do Verdão foram anotados por Raphael Veiga, aos 5 minutos da etapa inicial, e Deyverson, aos 4 do primeiro tempo da prorrogação.

O volante Felipe Melo fez um discurso vibrante no vestiário do Verdão, antes dos jogadores subirem ao gramado do estádio Centenário. Aos 38 anos, Melo é um dos principais líderes do elenco palmeirense e dividiu com Gustavo Gómez o momento de levantar a taça da Libertadores.

Por não estar 100% fisicamente, o camisa 30 iniciou a decisão entre os reservas e só foi colocado em campo nos minutos finais do segundo tempo da prorrogação, no lugar de Piquerez, quando o placar apontava 2 a 1 para o Palmeiras.

Durante a festa palmeirense no gramado do Centenário, Felipe Melo aproveitou para rebater a provocação de Willian Arão, que afirmou que o Flamengo venceria o duelo por 2 a 0: “Senhor Arão, você disse que o Flamengo venceria por 2 a 0. Só nos seus sonhos”, disse.

Confira a preleção de Felipe Melo:

Felipe Melo fala sobre ansiedade pela final e projeta o duelo

Felipe Melo durante coletiva de imprensa do Palmeiras, no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Cesar Greco

Capitão da equipe, Felipe Melo afirmou estar 100% recuperado e à disposição da comissão técnica

Na tarde desta sexta-feira, no estádio Centenário, o volante Felipe Melo participou de uma entrevista coletiva ao lado de Abel Ferreira e falou sobre a decisão da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, que acontecerá amanhã, às 17h (horário de Brasília).

“São dois times gigantes, com grande elenco e tudo pode acontecer. Será um jogo difícil, eles jogam um dos melhores futebol da América do Sul. Existe muito respeito da nossa parte, mas não temos medo. Vamos deixar tudo dentro de campo para defender a nossa taça”, discursou.

Melo também rechaçou o favoritismo ao Flamengo e disparou: “Existe uma má vontade muito grande quando se fala do Palmeiras e isso é uma realidade. Muita gente falou que a nossa final contra o Santos [na Libertadores passada] foi a pior decisão de Libertadores da história, e foi decidido no último minuto. Há 2 anos, a final também foi decidida nos últimos minutos”.

“Flamengo e Palmeiras são dois gigantes e a cada dia nós temos que provar que somos capazes, que somos Palmeiras. Não importa quem está do outro lado e, sim, o que a gente faz. Quanto ao falarem sobre o favoritismo do Flamengo, para mim não há e isso também não entra dentro de campo. Foi assim contra o SPFC e o Atlético-MG e fomos nós que chegamos até a final”, completou.

Um dos atletas mais experientes do futebol brasileiro, tendo uma Copa do Mundo no currículo, o camisa 30 comentou também sobre a ansiedade pela final.

“A ansiedade é normal. Enquanto tiver o frio na barriga quer dizer que estamos no caminho certo. Falo isso aos meus filhos. Gosto de narrar o jogo no meu quarto, ver o que vai acontecer na partida. Isso me deixa tranquilo. Portanto é normal sentir o frio na barriga. Mas quando a bola começa a rolar isso passa. É a nossa profissão e ganhamos bem para isso”, contou.

Felipe Melo confirma estar bem fisicamente

Desfalque dos últimos jogos por conta de dores no joelho direito, Felipe Melo afirmou que está recuperado e à disposição da comissão técnica.

“Na final contra o Santos eu estava voltando de uma grave lesão e achei que não conseguiria estar disponível para aquele jogo, mas consegui ficar. [Nas últimas semanas] eu tive um problema novamente, porém gosto de encarar os problemas como solução. Para mim, quanto maior a luta, maior será a recompensa. Estou me preparando e com certeza estarei à disposição do treinador para ajudar os companheiros. O capitão, ele ajuda jogando 5, 10 ou todos os minutos. No vestiário também, e é isso que procuro fazer”, finalizou.

De acordo com Abel Ferreira, o volante estará presente na final como titular.