João Martins freia empolgação após goleada e elogia Rafael Navarro

João Martins em jogo do Palmeiras contra o Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

João Martins substituiu Abel Ferreira, que cumpriu suspensão por expulsão no segundo jogo da Recopa Sul-Americana

Assim como na estreia do Palmeiras na Libertadores 2022, contra o Deportivo Táchira, quem comandou o Palmeiras à beira do gramado na goleada histórica por 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero (BOL), na noite de terça-feira, foi o auxiliar técnico João Martins, que substituiu o suspenso Abel Ferreira.

Em entrevista coletiva ao final da partida, Martins enalteceu o feito do Palmeiras contra os bolivianos, mas freou a empolgação pelo resultado. “Sabemos que foram só mais três pontos, queremos fazer o máximo de pontos possível nessa primeira fase para ficar em primeiro e ter a vantagem dos jogos em casa. Não podemos diminuir o ritmo”, disse.

O 8 a 1 sobre o Petrolero foi a maior goleada do Palmeiras na História da Libertadores e do Allianz Parque. Além disso, a equipe ultrapassou a marca de 400 gols na competição e se tornou o brasileiro com mais vitórias como mandante, com 72.

“Nos sentimos orgulhosos [pelas marcas alcançadas], mas esses recordes não ganham títulos. Fico feliz pelo Rony [maior artilheiro do Palmeiras na Libertadores, ao lado de Alex] e Navarro também. A equipe em geral”, completou João Martins.

Com uma escalação inicial alternativa, o Palmeiras teve na formação de ataque Breno Lopes, Navarro, Gabriel Veron e Wesley. No primeiro tempo, Breno começou aberto pela direita, enquanto Veron estava mais por dentro. No segundo tempo, os dois inverteram de posição e João Martins explicou os motivos dessa alteração.

“Foi por conta do gol que sofremos. O adversário se fechou em uma linha de cinco e precisávamos de muitos movimentos sem bola, que não fizemos na primeira parte. Estávamos estáticos, apesar de termos tido chances de ter feito o segundo gol. Optamos por trocá-los. Sabíamos que o Breno faz muito bem o movimento entre o zagueiro e o lateral; foi assim que saiu o gol do 2 a 1. Nós tínhamos de ter boas ações de facões entre as linhas dos zagueiros, furar aquela linha”, detalhou.

João Martins elogia Rafael Navarro

Rafael Navarro comemora um de seus gols com Vitor Castanheira e João Martins pelo Palmeiras, contra o Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Depois de marcar dois gols na Venezuela contra o Táchira, Rafael Navarro novamente brilhou na Libertadores e foi às redes quatro vezes diante da equipe boliviana. O jogador, que teve um início difícil no Verdão, foi elogiado por João Martins.

“Ficamos muito felizes com o Navarro, independentemente de ter feito gol ou não. Sabemos que o centroavante tem a necessidade de fazer o gol, mas a vida do jogador e do treinador é saber lidar e ser equilibrado em todos os níveis. Não houve nenhum trabalho diferente com ele. Sabíamos que mais cedo ou mais tarde os gols iam aparecer, ele tem qualidade. E se nos próximos três jogos não fizer gols, não pode voltar a ser o pior do mundo”, disse.

“Sabemos que tem que ter sempre equilíbrio. Isso faz parte do nosso trabalho. Não é porque ficou 13 jogos sem fazer gols que era o pior do mundo, não é agora que fez seis gols em dois jogos que vai ser o melhor do mundo. Faz parte do nosso trabalho passar esse equilíbrio aos atletas”, finalizou.

Com a vitória, o Palmeiras chegou a seis pontos na competição e manteve a liderança do Grupo A. A equipe volta a campo no próximo sábado para jogar o Brasileirão. Após a derrota para o Ceará, o Verdão busca a reabilitação contra o Goiás, em Goiânia.

Suspenso, Abel Ferreira não comandará o Palmeiras na estreia da Libertadores 2022

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Athletico-PR, durante segunda partida válida pelas finais da Recopa Sul-Americana 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Abel Ferreira cumprirá suspensão automática por ter sido expulso no segundo jogo da Recopa Sul-Americana

Campeão Paulista no último domingo, ao bater o SPFC por 4 a 0 no Allianz Parque, o Palmeiras já tem outro compromisso importante nesta quarta-feira, a estreia na Libertadores de 2022. O duelo será diante do Deportivo Táchira, em San Cristóbal, na Venezuela.

Por conta da maratona de jogos, o Verdão enfrentará os venezuelanos com algumas mudanças na equipe. Piquerez e Rony estão machucados, enquanto Marcos Rocha e Danilo, poupados, sequer viajaram com a delegação.

Além da alteração em campo, o Palmeiras terá uma mudança também no banco de reservas: expulso contra o Athletico-PR, no segundo jogo da Recopa Sul-Americana, o técnico Abel Ferreira está suspenso para a partida e desfalcará o Verdão.

O comandante foi ejetado do confronto diante dos paranaenses nos minutos finais, após chutar uma garrafinha na comemoração do segundo gol palmeirense. Na ocasião, a ação de Abel causou revolta no banco de reservas adversário.

João Martins deve substituir Abel Ferreira

O calmo João Martins deve ser o substituto de Abel contra o Deportivo Táchira. Com o auxiliar técnico à frente do banco de reserva palmeirense, o clube nunca foi derrotado: foram 11 partidas, com seis vitórias e cinco empates, com 22 gols marcados e dez sofridos.

Atual bicampeão da Libertadores, o Palmeiras está no Grupo A, ao lado de Deportivo Táchira (VEN), Emelec (EQU) e Independiente Petrolero (BOL).

Palmeiras tem alto índice de finalizações e solidez defensiva em 2022; confira

Raphael Veiga do Palmeiras em disputa com Bruno Silva do Guarani, durante partida válida pela décima rodada do Paulistão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Palmeiras tem a segunda melhor defesa entre as equipes da Série A e é uma das que mais finaliza no Campeonato Paulista

No último domingo, o Palmeiras recebeu o Guarani, em partida válida pela décima rodada do Campeonato Paulista, e venceu o adversário por 2 a 0, com gols de Gustavo Scarpa e Wesley. Invicto na competição, o Verdão repetiu contra a equipe de Campinas a mesma solidez defensiva que vem tendo desde o início do ano.

A equipe disputou 10 partidas pela atual temporada (os jogos do Mundial de Clubes são contabilizados para a temporada de 2021) e sofreu apenas três gols; por outro lado, marcou 16. Ao contabilizarmos apenas o Paulistão, os números são ainda mais expressivos: nove gols anotados e apenas um sofrido – o que faz com que o Palmeiras lidere as estatísticas de defesa do torneio.

Em entrevista coletiva após a vitória de domingo, Abel Ferreira foi questionado sobre a performance defensiva do Palmeiras e atribuiu esse sucesso ao desempenho ofensivo do time.

“Nossa defesa é consequência da forma que atacamos. Se finalizo mais de 20 vezes, ofereço pouca oportunidade do adversário nos atacar. E quando não finalizamos a jogada, nossos jogadores têm tido um comportamento e um gatilho coletivo de pressionar o mais rápido possível o adversário”, disse o comandante, que completou enaltecendo os atletas.

“Isso é fruto do trabalho e do comprometimento deles. Temos princípios de jogo coletivo e eles estão seguindo. Não importa quem for escalado, dá gosto ver o padrão de jogo ofensivo e defensivo”, finalizou.

De acordo com o site de estatísticas SofaScore, o Palmeiras só não finalizou mais vezes que o adversário em apenas uma partida: contra o Água Santa, no dia 1 de fevereiro – duelo vencido por 1 a 0. Confira os números:

  • Palmeiras 2 x 0 Guarani:
    • Palmeiras: 21 finalizações (total), sendo cinco no alvo
    • Guarani: 9 finalizações (total), sendo duas no alvo
  • Inter Limeira 0 x 0 Palmeiras:
    • Palmeiras: 9 finalizações (total), sendo uma no alvo
    • Inter de Limeira: 8 finalizações (total), sendo duas no alvo
  • Palmeiras 1 x 0 Santo André:
    • Palmeiras: 18 finalizações (total), sendo três no alvo
    • Santo André: 10 finalizações (total), sendo cinco no alvo
  • Ferroviária 0 x 2 Palmeiras:
    • Palmeiras: 18 finalizações (total), sendo seis no alvo
    • Ferroviária: 9 finalizações (total)sendo duas no alvo
  • Palmeiras 1 x 0 Água Santa:
    • Palmeiras: 10 finalizações (total), sendo uma no alvo
    • Água Santa: 11 finalizações (total), sendo três no alvo
  • São Bernardo 1 x 1 Palmeiras:
    • Palmeiras: 17 finalizações (total), sendo quatro no alvo
    • São Bernardo: 8 finalizações (total), sendo uma no alvo
  • Palmeiras 3 x 0 Ponte Preta:
    • Palmeiras: 15 finalizações (total), sendo três no alvo
    • Ponte Preta: 7 finalizações (total), sendo uma no alvo
  • Novorizontino 0 x 2 Palmeiras:
    • Palmeiras: 14 finalizações (total), sendo cinco no alvo
    • Novorizontino: 10 finalizações (total), sendo uma no alvo

A média de finalizações e finalizações no alvo do Palmeiras por partida na temporada é de 16,2 e 4, respectivamente. Enquanto isso, os adversários arriscaram 9,3 chutes contra a meta palmeirense, mas apenas 2,3 vão em direção ao gol. O Verdão ostenta ainda a segunda melhor defesa desta temporada, entre os clubes da Série A do Brasileirão, com média de 0,3 gol sofrido por partida, atrás apenas do Fluminense, com 0,25.

O desempenho do time atacando e defendendo será colocado à prova nos próximos jogos. Isto porque o Palmeiras terá três clássicos em sequência (SPFC – 10/3; Santos – 13/3; e SCCP – 17/3), além de um confronto contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, no dia 20 deste mês.

Palmeiras tem melhor início de temporada atuando no Allianz Parque

Os resultados positivos e a performance ofensiva e defensiva do Palmeiras na temporada fizeram com que o clube tivesse seu melhor início de ano jogando no Allianz Parque. Até o momento, o Verdão tem 100% de aproveitamento dos pontos (cinco vitórias em cinco partidas), colocou nove bolas na rede e ainda não foi vazado.

A performance nos primeiros jogos de 2022 em casa supera a dos anos de 2017 e 2020, quando o Palmeiras obteve quatro vitórias e um empate nos cinco jogos iniciais.

“Brutal!”: confira o discurso de Abel Ferreira após conquista da Recopa Sul-Americana

Abel Ferreira discursa para o elenco após a conquista da Recopa Sul-Americana 2022 pelo Palmeiras, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Reunião do elenco e comissão técnica com Abel Ferreira após a conquista foi divulgada na noite de ontem, pela TV Palmeiras/FAM

Na noite da última quarta-feira, o Palmeiras conquistou pela primeira vez em sua História o título da Recopa Sul-Americana ao vencer o Athletico-PR por 2 a 0, no Allianz Parque (o placar agregado foi 4 a 2).

Após a festa no gramado do estádio, Abel Ferreira reuniu todos no vestiário e discursou sobre mais um título conquistado pelo Verdão.

“Parabéns, [vocês] fizeram um jogo brutal! No futebol ganhamos como equipe. Se me perguntam se estava nos meus sonhos cruzar o Atlântico e disputar oito finais, não, mas eu pagava. Vamos celebrar, ter orgulho de nós, da nossa família e do nosso empenho. É para ter orgulho, mas isso também nos traz responsabilidade e agora é continuar trabalhando com intensidade”, disse o treinador.

O Palmeiras já volta a campo neste domingo para enfrentar o Guarani, pelo Campeonato Paulista, no Allianz Parque.

Confira o discurso de Abel Ferreira para os jogadores e profissionais do Palmeiras:

Pilares do atual elenco do Palmeiras alcançam feitos históricos com o título da Recopa Sul-Americana

Raphael Veiga, Zé Rafael, Gustavo Gómez e Gustavo Scarpa comemoram a conquista da Recopa Sul-Americana 2022 pelo Palmeiras contra o Athletico-PR, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Com gols de Zé Rafael e Danilo, Palmeiras venceu o Athletico-PR por 2 a 0 e conquistou a competição pela primeira vez

O Palmeiras conquistou na noite de quarta-feira seu quarto título em pouco mais de um ano. Após empatar o duelo de ida da Recopa Sul-Americana em 2 a 2, contra o Athletico-PR, o Verdão venceu a equipe paranaense no Allianz Parque por 2 a 0 e garantiu mais um troféu internacional para sua galeria.

O triunfo sobre o Athletico também fez com que alguns jogadores do elenco quebrassem recordes e superassem ídolos da História palmeirense. No gol, Weverton ultrapassou o ex-goleiro Marcos em números de títulos pelo Palmeiras e atualmente está empatado com os lendários: Oberdan Cattani, Velloso, Valdir Joaquim de Morais e Leão – todos com seis troféus; o primeiro da lista é Sérgio, com sete.

“Fica marcado nas páginas da história do clube. Era um título que o Palmeiras ainda não tinha, então com certeza o nosso nome vai estar lá”, disse Weverton ao final da partida.

Na linha de defesa, Marcos Rocha e Mayke também alcançaram a marca de seis títulos com a camisa do Verdão e empataram com Djalma Santos, como os laterais mais vencedores da História do clube – os dois deixaram para trás nomes como: Ferrari, Zeca, Eurico, Junior e Roberto Carlos.

Gustavo Gómez, que está no Palmeiras desde 2018, tornou-se o estrangeiro com mais conquistas pelo Verdão (seis taças). Na relação de zagueiros, o camisa 15 empatou com Tonhão no quesito, ficando atrás apenas de Cléber e Carnera (7) e Junqueira (9).

“[Ser o estrangeiro com mais títulos pelo Palmeiras] significa muito. Muito feliz por escrever meu nome na História do Palmeiras a cada dia. Sou muito grato por todos que trabalham comigo, desde os jogadores até os profissionais do CT. O respeito dos companheiros vale mais do que qualquer coisa”, disse Gómez em entrevista coletiva após a vitória.

Dudu alcança o topo; Veiga e Zé Rafael superam nomes importantes da História do Palmeiras

Dudu comemora conquista da Recopa Sul-Americana após jogo do Palmeiras contra o Athletico-PR, durante segunda partida válida pelas finais da Recopa Sul-Americana 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Fundamentais para o meio de campo do Palmeiras de Abel Ferreira, Raphael Veiga e Zé Rafael chegaram a cinco títulos cada no clube e deixaram para trás jogadores que marcaram época no Verdão, como Alex e Mazinho, que conseguiram quatro troféus. O líder em conquistas entre os meio-campistas é Ademir da Guia, que ergueu 11 taças.

Já o ranking dos atacantes tem um novo líder: Dudu. No clube desde 2015 e símbolo de uma reconstrução, o ‘Baixola’ chegou a sete títulos e empatou com Lima, que tem mais jogos. Com a conquista da Recopa, Dudu superou Edu Bala, César Maluco e Lara.

“Conquistar mais um título pelo Palmeiras é absolutamente incrível. É um sentimento maravilhoso. Agora, já são sete títulos oficiais aqui em pouco tempo. Cada um deles com um significado especial e fruto do grande trabalho realizado nos últimos anos por todos dentro do clube, desde nós, jogadores, até o pessoal que cuida de nós todos os dias lá no CT. Sem a ajuda dessas pessoas, nada seria possível”, disse o jogador ao site oficial do Palmeiras.

* Todas as listas mencionadas podem ser acessadas através dos filtros na seção de JOGADORES do nosso Almanaque.

Veja a lista de títulos de cada jogador citado na matéria:

  • Weverton:
    • Campeonato Brasileiro (2018);
    • Campeonato Paulista (2020);
    • Copa do Brasil (2020);
    • Copa Libertadores (2020 e 2021);
    • Recopa Sul-Americana (2022).
  • Marcos Rocha e Mayke:
    • Campeonato Brasileiro (2018);
    • Campeonato Paulista (2020);
    • Copa do Brasil (2020);
    • Copa Libertadores (2020 e 2021);
    • Recopa Sul-Americana (2022).
  • Gustavo Gómez:
    • Campeonato Brasileiro (2018);
    • Campeonato Paulista (2020);
    • Copa do Brasil (2020);
    • Copa Libertadores (2020 e 2021);
    • Recopa Sul-Americana (2022).
  • Raphael Veiga e Zé Rafael:
    • Campeonato Paulista (2020);
    • Copa do Brasil (2020);
    • Copa Libertadores (2020 e 2021);
    • Recopa Sul-Americana (2022).
  • Dudu:
    • Campeonato Brasileiro (2016 e 2018);
    • Campeonato Paulista (2020);
    • Copa do Brasil (2015);
    • Copa Libertadores (2020 e 2021);
    • Recopa Sul-Americana (2022).