Abel completa 9 meses de Palmeiras e se torna o 4º técnico mais longevo dos últimos 11 anos

Abel Ferreira dirige o Palmeiras em Caxias do Sul, em partida contra o Juventude
Cesar Greco

Sob o comando de Abel, Palmeiras disputou cinco taças e conquistou duas

No dia de ontem, Abel Ferreira completou nove meses como técnico do Palmeiras. O primeiro desafio do português foi contra o Red Bull Bragantino, jogo de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil do ano passado, vencido pela equipe alviverde por 1 a 0.

Este período à frente do clube faz com que Abel seja o quarto técnico mais longevo dos últimos 11 anos. À sua frente, ainda estão Vanderlei Luxemburgo, que ficou no cargo por 10 meses na temporada passada; Gilson Kleina, que permaneceu no Verdão por 20 meses, e Luiz Felipe Scolari.

Neste recorte, Felipão teve duas passagens pelo alviverde; no começo da década passada, assumiu o clube em 18 de julho de 2010 e saiu no dia 12 de setembro de 2012. Seis anos depois, o gaúcho retornou ao clube para mais um ano e 26 dias de clube (05/08/2018 a 01/09/2019).

O técnico Cuca, comandante do eneacampeonato, não chegou a completar nove meses corridos no clube. Em 2016, dirigiu o Palmeiras por pouco mais de oito meses antes de deixar a equipe por motivos pessoais; no mês de maio do ano seguinte, voltou ao Verdão, mas não conseguiu repetir o mesmo sucesso e saiu cinco meses depois.

Abel tem recordes estabelecidos e títulos conquistados

O português cativou grande parte da torcida palmeirense logo em sua coletiva de apresentação. Apesar de ter vindo da Grécia, Abel demonstrou muito conhecimento da História do clube e do elenco, citando alguns jogadores nominalmente.

Sua afirmação no Verdão, no entanto, não ficou apenas nas palavras. Três meses depois, o comandante levou o clube ao topo da América ao vencer a Libertadores e poucas semanas depois comandou o time na conquista da quarta Copa do Brasil de 2020.

Após os insucessos nas disputas do Mundial, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e principalmente na Copa do Brasil de 2021, o trabalho de Abel enfrentou desconfianças, que foram superadas com a sequência de dez jogos sem derrotas (sendo nove vitórias seguidas), mais a liderança do Brasileirão, conquistada no último mês.

Em números gerais, além dos dois títulos, Abel Ferreira contabiliza 69 jogos pelo Palmeiras, com 40 vitórias, 12 empates e 17 derrotas (64% de aproveitamento). Ao expandir este número para toda a comissão técnica portuguesa, já que Abel ficou alguns jogos de fora por Covid-19 e suspensões, são 79 partidas no total e 45 vitórias alcançadas.