Após eliminação na Copa do Brasil, Palmeiras foca em dobradinha inédita na sua história

Verdão caminha para título nacional e tem ótimas chances na Libertadores. Foto: Divulgação/Cesar Greco

A queda na Copa do Brasil ainda dói no peito dos palmeirenses – sobretudo por ter sido diante do rival São Paulo – mas há motivos para o torcedor se animar. Isso porque o clube tem boas chances de conquistar tanto o Brasileirão quanto a Copa Libertadores.

Se isso acontecer, será a primeira vez que o Verdão alcança o feito em sua história, além de igualar uma façanha que apenas o Santos de Pelé e o Flamengo de Jorge Jesus conseguiram, ou seja, o principal título nacional e o maior torneio continental na mesma temporada.

Isso tudo somado ao título paulista conquistado em abril daria ao Palmeiras mais uma vez uma tríplice coroa, repetindo 2020, quando conquistou Paulistão, Copa do Brasil e Copa Libertadores. No entanto, trocar a Copa do Brasil pelo Brasileirão significaria um “upgrade”, afinal, o torneio de pontos corridos é o de maior relevância no cenário nacional.

Brasileirão: 12º título encaminhado

O Palmeiras terminou o primeiro turno do Brasileirão com uma campanha que o credencia a mais um título. Com 39 pontos, fechou na 1ª colocação e conquistou o título simbólico Troféu Osmar Santos, entregue pelo Lance!

A história do Campeonato mostra que o time que vence o primeiro turno conquista também o título ao final em 13 de 18 oportunidades, ou seja, em mais de 70% das vezes. Além disso, das vezes em que o primeiro colocado conseguiu pelo menos 4 pontos de vantagem sobre o segundo, apenas em um ano o time em questão não se sagrou campeão (Grêmio de 2008).

Segundo os matemáticos, o Palmeiras tem mais de 50% de chance de conquistar o título nacional pela 12ª vez, contra 17% de Fluminense e 15% do Corinthians. Campeão em 2021, o Atlético Mineiro tem somente 3,6%.

Libertadores: tetracampeonato no horizonte

Na Copa Libertadores, colocar o Palmeiras entre os favoritos é ainda mais fácil. Atual bicampeão, o clube alviverde faz uma campanha irrepreensível e lidera os prognósticos de apostas para o torneio, com as maiores odds para levar seu 4º título e se isolar como maior campeão do principal campeonato do continente entre os brasileiros – São Paulo, Grêmio e Santos também têm três conquistas.

A campanha até aqui não deixa dúvidas, já que o Palmeiras chegou às quartas de final com 8 vitórias em 8 jogos, além de um ataque recorde na história da competição, com 33 gols marcados. A defesa também impressiona, com apenas 4 sofridos.

Agora, o clube encara o Atlético Mineiro em uma reedição da Libertadores 2021, quando enfrentou o Galo na semifinal e acabou saindo vencedor após empate por 0 a 0 no Allianz e 1 a 1 no Mineirão.

Se passar pelo Galo, o Palmeiras espera por Athletico Paranaense e Estudiantes, que também se enfrentam pelas quartas de final. Um confronto contra o time de Curitiba marcaria um reencontro especial com Luiz Felipe Scolari, técnico do Verdão na primeira conquista da América, em 1999.

Maratona de jogos pode pesar?

Para conseguir essa dobradinha inédita na história em coroar 2022 como um dos grandes anos do Palmeiras em todos os tempos, será preciso superar a barreira da maratona de jogos. Se o Verdão chegar à final da Libertadores, serão 24 partidas até o final da temporada, o que certamente exigirá muito da parte física.

Desse ponto de vista, a queda diante do São Paulo na Copa do Brasil pode trazer um efeito colateral positivo – afinal, será uma competição a menos para desgastar os jogadores. Em tese, dos três campeonatos, a Copa do Brasil é justamente a de menor relevância.

Pesa contra, no entanto, o fato de o time não ter buscado muitos reforços na janela de transferências, que abriu recentemente. Apenas os atacantes Miguel Merentiel e Flaco López chegaram para compor o elenco. Neste momento, a diretoria parece apostar na força do elenco – mas já teve perdas recentes de jogadores importantes por conta de problemas físicos, como Rony e Raphael Veiga.

Aspectos físicos à parte, não restam dúvidas de que, tecnicamente, o Palmeiras tem bola para brigar – e conquistar – tanto o Brasileirão quanto a Libertadores, adicionando mais uma tríplice coroa na estante. Se isso de fato acontecer, a eliminação na Copa do Brasil sequer será lembrada pelos torcedores, afinal, já serão 4 títulos da competição na sala de troféus.