Palmeiras finaliza preparação para enfrentar Cerro Porteño; Jorge testa positivo para Covid-19

Atletas durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

O lateral-esquerdo foi o único da delegação do Palmeiras a ser diagnosticado com o vírus em testes realizados nesta semana e será desfalque

O Palmeiras está pronto para enfrentar o Cerro Porteño, pela Libertadores. Na manhã desta terça-feira, a equipe realizou o último treinamento na Academia de Futebol antes da viagem à capital paraguaia, que ocorrerá no período da tarde.

Após a ativação física e aquecimento, que incluiu atividades de cognição, o treinador Abel Ferreira e sua comissão técnica realizaram treinos técnicos de posse de bola, troca de passes e marcação, além de enfrentamentos de sete contra sete com ênfase nas finalizações.

Ao final das movimentações, os centroavantes foram separados do grupo e realizaram trabalhos específicos. Vale ressaltar que Merentiel e López, contratados recentemente, ainda não poderão atuar nas oitavas-de-final da Libertadores, já que a janela de transferência internacional reabre no dia 18 de julho.

Por isso, o Palmeiras decidiu por não alterar a lista de inscritos para a competição, que atualmente conta com 49 nomes – o clube tinha o direito de realizar até cinco mudanças para o primeiro confronto do mata-mata.

Jorge testa positivo pra Covid-19 e será desfalque do Palmeiras

Além do lesionado Jailson, outro atleta que não estará com a delegação no Paraguai é o lateral-esquerdo Jorge, que testou positivo para Covid-19 em exames feitos nesta semana – a realização dos testes antes das partidas de Libertadores é obrigatória.

O camisa 6 foi prontamente isolado de todo o grupo e seguirá o protocolo de recuperação acompanhado pelos médicos do Núcleo de Saúde e Performance.

O primeiro jogo entre Palmeiras e Cerro Porteño acontece no estádio General Pablo Rojas, nesta quarta-feira, às 19h15.

Às vésperas do Choque Rei, Palmeiras treina com novidades na Academia de Futebol; Abel Ferreira testa negativo para Covid-19

Atletas durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Recuperado de lesão na coxa, Raphael Veiga treinou normalmente e pode ser novidade na relação do Palmeiras diante do SPFC

Às vésperas de enfrentar novamente o SPFC na semana, desta vez pela Copa do Brasil, o Palmeiras treinou com novidades na Academia de Futebol, na tarde desta quarta-feira.

Recuperado de lesão muscular, o meio-campista Raphael Veiga participou normalmente das movimentações propostas pela comissão técnica e deve ser relacionado para o Choque-Rei – sua presença na equipe titular, no entanto, ainda é incerta. Já o atacante argentino López, que só poderá estrear no mês que vem, foi a campo e trabalhou pela primeira vez ao lado dos novos companheiros.

Em campo, os jogadores, acompanhados por Abel Ferreira, que testou negativo para Covid-19, realizaram atividades técnicas, com as dimensões do campo reduzidas. A escalação inicial do Verdão para o duelo deve ter algumas mudanças em comparação ao jogo anterior, já que Zé Rafael volta a ficar à disposição, assim como Marcos Rocha, que novamente treinou sem restrições.

Abel ainda não está liberado para comandar o Palmeiras à beira do gramado

Apesar de ter testado negativo para Covid-19, o técnico Abel Ferreira ainda não foi liberado pela CBF para comandar o Verdão à beira do gramado no Choque-Rei devido ao protocolo de saúde da entidade, que só permite o retorno dos profissionais após sete dias do primeiro exame realizado – o comandante foi diagnosticado com o vírus na sexta-feira passada. O Palmeiras, no entanto, informou que buscará a liberação do treinador.

Caso Abel não fique disponível, a equipe será comandada novamente por João Martins, que está invicto à frente do Verdão: em 15 jogos, foram 10 vitórias e cinco derrotas.

O primeiro duelo entre Palmeiras e SPFC nas oitavas de final da Copa do Brasil acontece amanhã no Morumbi, às 20h; enquanto a volta está marcada para o dia 14 de julho, no Allianz Parque.

Reapresentação do Palmeiras: positivado para Covid-19, Abel Ferreira não comanda treinamento

Kuscevic e Merentiel durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

De acordo com o Palmeiras, o comandante já está em isolamento e sendo monitorado pelos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance

O técnico Abel Ferreira foi ausência na reapresentação do Palmeiras na manhã deste sábado, na Academia de Futebol. De acordo com o clube, o treinador apresentou sintomas gripais e testou positivo para Covid-19 – ele já está em isolamento e terá toda a recuperação monitorada pelos médicos do Núcleo de Saúde e Performance. Assim, João Martins deve comandar o Verdão diante do SPFC.

Sem o comandante, o Palmeiras iniciou a preparação para o Choque-Rei com um treino coletivo, em campo reduzido, comandado pelos auxiliares de Abel, que contou com a presença dos jogadores que iniciaram o último jogo no banco de reservas; os demais atletas permaneceram na parte interna do Centro de Excelência para trabalhos regenerativos.

De volta ao clube após período com a seleção chilena, o zagueiro Kuscevic participou normalmente de todas as movimentações técnicas e estará à disposição para o clássico. Já o lateral Jorge, recuperando-se de um trauma no joelho direito, fez aquecimento integrado ao grupo e, em seguida, realizou atividades à parte.

O elenco dá sequência ao trabalho visando o SPFC neste domingo, às 11h. O clássico acontece na segunda-feira, às 20h, no Morumbi.

Mayke comenta preparação para Palmeiras x SPFC

Mayke durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Ao final do treinamento, o lateral-direito Mayke, que voltou a atuar contra o Atlético-GO após desfalcar a equipe por sete jogos em recuperação de uma lesão no tendão da perna direita, comentou sobre o retorno e a preparação da equipe para o confronto contra o SPFC.

“Graças a Deus e a todo o departamento médico do Palmeiras, estou de volta depois de um mês. Fico feliz de estar retornando aos gramados, estar à disposição do treinador. Estou preparado, treinando forte para que se ele precisar de mim eu possa entrar em campo, dar o máximo e ajudar meus companheiros”, disse o camisa 12.

“O Palmeiras está muito bem, é muito bom para o jogador voltar nessa fase. Vou procurar aproveitar ao máximo. É sempre bom jogar clássicos. Na segunda, é um jogo muito importante para nos mantermos em primeiro lugar, e na quinta-feira um jogo mata-mata que começa na casa deles. O professor vai nos passar o máximo de informações para irmos bem dentro de campo e fazermos excelentes jogos no Morumbi”, completou.

Com Marcos Rocha ainda fora por conta de desgastes musculares, Mayke pode ser a novidade do time na segunda-feira.

Raphael Veiga testa positivo para Covid-19

Raphael Veiga durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

De acordo com o Palmeiras, no entanto, Raphael Veiga tem chances de atuar contra o Santos

O Palmeiras informou, na noite de terça-feira, que o meio-campista Raphael Veiga testou positivo para Covid-19. Em um primeiro momento, o camisa 23 havia ficado de fora do jogo contra o Juventude, no último sábado, devido a uma virose. Contudo, em exames realizados no domingo, foi confirmada a infecção por Covid.

Veiga está assintomático e segue em isolamento, sob orientação do Núcleo de Saúde e Performance. Ele ficou de fora do duelo contra o Deportivo Táchira, mas tem chances de atuar no domingo, contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. De acordo com o clube, o jogador terá condições de ir à Vila Belmiro se os resultados de seus exames testarem negativo para Covid até o próximo sábado.

Raphael Veiga vem sendo um dos principais jogadores do Palmeiras em 2022. São 29 jogos no ano, com 18 gols marcados e sete assistências. Ele lidera os dois critérios entre os jogadores no atual elenco.

Sem Raphael Veiga, Gustavo Scarpa atua centralizado

Com Raphael Veiga fora de combate, quem vem ocupando o setor é Gustavo Scarpa. O camisa 14, que com Abel Ferreira vem atuando com mais frequência nas pontas, já declarou em diversas oportunidades sua preferência em jogar mais centralizado, que é a sua função de origem.

Contra o Juventude, o camisa 14 permaneceu em campo por 78 minutos e participou do lance do primeiro gol, marcado por Zé Rafael. Já diante do Deportivo Táchira, foi o destaque da partida ao anotar um hat-trick e participar de quase todos os lances ofensivos da equipe. O meia foi substituído aos 31 minutos da segunda etapa.

Gustavo Gómez testa positivo para Covid-19 e desfalca Palmeiras no jogo de ida da Recopa

Gustavo Gómez durante partida entre Palmeiras e Chelsea, válida pela final do Mundial de Clubes da FIFA 2021, no Mohammed Bin Zayed Stadium, em Abu Dhabi-EAU.
Fabio Menotti

Para o segundo jogo, a presença de Gustavo Gómez ainda é incerta

O técnico Abel Ferreira não poderá contar com Gustavo Gómez no jogo de ida da Recopa Sul-Americana contra o Athletico-PR, que acontecerá na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba.

O zagueiro testou positivo para Covid-19 nos exames realizados na segunda-feira na Academia de Futebol e foi isolado do restante da delegação imediatamente. O protocolo da Conmebol em relação aos atletas positivados para a doença aponta que eles deverão cumprir 10 dias de isolamento. A medida adotada pela entidade é diferente do que ocorre nas competições no Brasil, na qual os jogadores, caso estejam assintomáticos, ficam afastados por cinco dias.

Sendo assim, a presença do capitão no duelo da volta, que acontecerá no dia 2 de março, justamente quando Gómez completará o período de isolamento, ainda é incerta. Vale lembrar que Luan, parceiro do paraguaio na zaga, está afastado das atividades sem data prevista de retorno por conta de uma lesão na coxa esquerda.

Sem Gómez e Luan, a tendência é que Kuscevic e Murilo sejam titulares

Com as ausências de Gustavo Gómez e Luan, a tendência é que a comissão técnica leve a campo a defesa com Kuscevic e Murilo. Na atual temporada, o chileno foi a campo apenas uma vez, contra a Ferroviária, e o brasileiro cinco vezes. Caso opte por uma improvisação, Abel Ferreira tem à disposição o volante Jailson, que já atuou algumas vezes de zagueiro.

Os outros zagueiros presentes na lista enviada pelo Palmeiras à Conmebol com os jogadores inscritos para a Recopa Sul-Americana são: Renan, Lucas Freitas, Michel e Naves.