Jailson se despede do Palmeiras após não ter o contrato renovado: “Grande orgulho de vestir essa camisa”

Jailson comemora a conquista do Brasileirão 2023 pelo Palmeiras, após jogo contra o Cruzeiro, em partida válida pela trigésima oitava rodada, no Mineirão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Jailson ficou 2 anos no Palmeiras e conquistou seis títulos

Jailson não ficará no Palmeiras para a temporada de 2024. O jogador, que tem seu contrato vencendo com o clube no final de dezembro, se despediu do Verdão nas redes sociais. “Agradeço a todos os integrantes da comissão técnica, funcionários e jogadores pelo convívio e respeito”, escreveu o volante.

Jailson passou duas temporadas no Palmeiras. Ele chegou ao clube em janeiro do ano passado, depois de uma passagem pela China, porém uma lesão grave no joelho o fez atuar em apenas 46 partidas.

“Atravessei o pior momento de um atleta profissional, uma grave lesão, com todo suporte do clube. Jamais esquecerei o carinho e cuidado que tiveram comigo”, complementou.

O camisa 5 teve um começo de destaque no Palmeiras, chegando a ser titular no primeiro jogo da Recopa Sul-Americana e marcando um gol contra o Athletico-PR, na Ligga Arena. Entretanto, depois da lesão, o jogador não conseguiu repetir as boas atuações e foi alvo de muitas críticas da torcida.

Aos 28 anos, Jailson deixa o Palmeiras com 46 partidas disputadas, um gol e duas assistências, além de seis títulos: Campeonato Paulista (2022 e 2023); Recopa Sul-Americana (2022); Campeonato Brasileiro (2022 e 2023); e a Supercopa do Brasil (2023).

Confira na íntegra o post de despedida de Jailson:

Abel faz testes no meio-campo do Palmeiras e busca por substituto de Danilo

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o SPFC, durante partida válida pela terceira rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/By Canon

Após Jailson ter recebido chances de Abel, foi a vez de Gabriel Menino ser titular no Palmeiras

O confronto entre Palmeiras e Flamengo pela Supercopa do Brasil vai se aproximando e o técnico Abel Ferreira segue com testes no meio-campo da equipe. Sem poder contar com Danilo, negociado com o Nottingham Forest, o treinador já utilizou Jailson, Atuesta e Gabriel Menino ao lado de Zé Rafael, porém nenhum teve papel de destaque.

Jailson foi o escolhido por Abel para ser o titular nos dois primeiros jogos do Verdão na temporada, contra São Bento e Botafogo-SP. Foram 61 minutos na estreia e mais 45 em Ribeirão. No clássico frente ao SPFC, o camisa 30, contudo, não foi utilizado.

Atuesta, por sua vez, não começou nenhuma das três como titular e veio do banco de reservas nas últimas duas partidas; Gabriel Menino foi o único a jogar todos os duelos do Verdão na temporada, sendo escalado entre os onze iniciais no prélio mais recente, o empate no Choque-Rei.

De acordo com Abel, os testes se dão pelo fato dos três possuírem características diferentes e também porque o treinador priorizou dar mais ritmo a Atuesta e Jailson neste início de ano. “Nós sabemos o que o Gabriel Menino pode nos dar, ano passado jogou as partidas decisivas. Mas nesse início queríamos ver o que Jailson e Atuesta nos entregavam, queríamos dar ritmo e competitividade a eles. O Menino fez um excelente jogo [contra o SPFC], talvez eu tenha substituído ele cedo demais”, disse o treinador na última coletiva.

A saída de bola do Palmeiras também foi impactada com a venda de Danilo, segundo Abel: “Temos dois jogadores que chegaram no ano passado, um está retornando de lesão e o outro estamos querendo ver em uma posição mais recuada, de camisa 5 [Atuesta]. Alteramos nossa saída de bola com a saída do Danilo, antes ele ficava sozinho à frente da linha de três defensores, era 3+1; agora a gente faz a saída 3+2, para ter uma ajuda maior no meio”.

A comissão técnica terá o último teste antes da Supercopa nesta quarta-feira, quando o Verdão enfrenta o Ituano, fora de casa, às 19h30.

Confira os números dos 3 jogadores nos jogos do Palmeiras na temporada:

Jailson

  • 106 minutos jogados;
  • 91% de aproveitamento nos passes;
  • 83% de aproveitamento nos lançamentos (5 tentados);
  • 1 finalização;
  • 1 desarme;
  • 3 cortes;
  • 5 disputas de bola vencidas (42% de aproveitamento);
  • 5 duelos ganhos (38.5% de aproveitamento)

Gabriel Menino

  • 109 minutos jogados;
  • 77% de aproveitamento nos passes;
  • 3 finalizações;
  • 1 bola recuperada;
  • 2 desarmes;
  • 5 disputas de bola vencidas (36% de aproveitamento);
  • 5 duelos ganhos (36% de aproveitamento).

Atuesta

  • 72 minutos jogados;
  • 82% de aproveitamento nos passes;
  • 50% de aproveitamento nos lançamentos (2 tentados);
  • 1 finalização;
  • 3 interceptações;
  • 4 desarmes;
  • 1 corte;
  • 6 disputas de bola vencidas (46% de aproveitamento);
  • 3 duelos ganhos (55% de aproveitamento).

*Dados levantados do app Sofascore

Buscando titularidade, Gabriel Menino comemora 3 anos como profissional no Palmeiras

Gabriel Menino em disputa pelo Palmeiras contra o São Bento, durante partida válida pela primeira rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Cria da Academia, Gabriel Menino estreou pela equipe principal no dia 15 de janeiro de 2020

O meio-campista Gabriel Menino completou, no domingo, três anos de sua estreia como profissional do Palmeiras. Promovido à equipe principal em 2020, ao lado de jogadores como Patrick de Paula, Wesley, Lucas Esteves e Gabriel Veron, o camisa 25 realizou sua primeira partida contra o Atlético Nacional, da Colômbia, pela Florida Cup.

“É um sonho sendo realizado jogar no maior clube do Brasil. A gente treina e trabalha desde criança para alcançar isso e é um prazer imenso vestir esse manto. Quero agradecer ao Palmeiras por ter me dado essa oportunidade, acreditar em mim, no meu potencial”, destacou o jogador.

A Cria da Academia contabiliza 141 jogos pelo Verdão, oito gols e seis títulos conquistados: Campeonato Paulista (2020 e 2022), Copa do Brasil (2020), Libertadores (2020 e 2021) e Campeonato Brasileiro (2020); além disso, o meia fez parte do elenco campeão da Recopa Sul-Americana no ano passado.

Desde que o Palmeiras mudou a filosofia de contratações e decidiu apostar mais nos pratas-da-casa, Menino é único jogador que subiu em 2020 que permanece no elenco atual. Danilo, que foi promovido em setembro daquele ano, deixou o clube na semana passada e acertou com o Nottingham Forest, da Inglaterra.

“Três anos passam voando, você nem sente, nem vê. Só vai ter lembranças de tudo o que fez e ganhou. Olhando para trás, deixei minha História aqui, mas quero construir muito mais; agora é só seguir em frente”, concluiu.

Gabriel Menino disputa titularidade com Jailson

Com a saída de Danilo, a vaga de titular no meio de campo ao lado de Zé Rafael está em aberto. No primeiro jogo da temporada, o técnico Abel Ferreira optou por começar a partida com Jailson; o camisa 25 entrou em campo na segunda etapa.

Abel Ferreira e Gabriel Menino no jogo do Palmeiras contra o São Bento, durante partida válida pela primeira rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

De acordo com o treinador, em entrevista coletiva após a partida, ainda não há uma definição quanto ao titular da posição. Menino esteve em campo por 29 minutos e chegou a dar a assistência para o gol de Dudu que foi anulado pelo VAR. O recém-promovido Fabinho corre por fora na disputa. Vale destacar que o Palmeiras pode buscar no mercado a reposição para Danilo.

Treino regenerativo e Jailson pronto para a estreia marcam a quarta-feira do Palmeiras

Após ficar oito meses afastado por lesão, Jailson se diz 100% e projeta grandes conquistas para o Palmeiras em 2023

O meio-campista Jailson participa de treino regenerativo na Academia de Futebol
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após realizarem dois jogos-treino na quarta-feira, os jogadores do Palmeiras se reapresentaram na manhã de hoje na Academia de Futebol e fizeram apenas trabalhos regenerativos na parte interna do Centro de Excelência. A equipe se prepara para enfrentar o São Bento, no sábado, na estreia do Paulistão.

O elenco fez trabalhos de ativação muscular, mobilidade e musculação, entre outros processos de recuperação. Os goleiros trabalharam movimentos específicos da posição. Os jogadores também estrearam as pulseiras personalizadas que se conectam às novas máquinas adquiridas pelo clube. Com a tecnologia, os profissionais do clube poderão monitorar em tempo real a performance de cada atleta.

Ao final das atividades, o meio-campista Jailson foi o personagem do dia da TV Palmeiras/FAM e falou da expectativa de voltar a jogar com a camisa palmeirense. O camisa 30 lesionou o joelho em abril do ano passado e desde então não entra em campo em uma partida oficial.

“Estou muito feliz por voltar a treinar com os meus companheiros, por estar participando totalmente com o grupo e por estar fazendo tudo. Foram oito meses fora e a gente fica triste por não poder estar jogando, mas, graças a Deus, a recuperação correu bem e agora estou 100%. Aos poucos, vou pegando mais ritmo e meu objetivo é fazer mais uma grande temporada e conquistar grandes coisas aqui no Palmeiras”, disse o jogador, que disputou as partidas amistosas no Allianz Parque na quarta-feira.

“Muito bom voltar a jogar no Allianz Parque com a torcida e sentir um gosto de um jogo quase oficial. Agora é aproveitar o tempo para se concentrar ao máximo, treinar ainda mais forte para quando começar o campeonato a gente estar preparado para ajudar da melhor maneira possível”, complementou.

Jailson e a concorrência no meio-campo

Jailson chegou ao Palmeiras em janeiro do ano passado e disputou 20 jogos, sendo 11 como titular. Apesar de ter atuado pouco tempo, foi importante no título da Recopa Sul-Americana ao marcar um gol no empate em 2 a 2 com o Athletico-PR, na partida de ida.

O volante era o reserva imediato do meio-campo até se lesionar; agora, precisará buscar novamente seu espaço no elenco, já que Gabriel Menino e Atuesta terminaram 2022 em alta. Joga a seu favor o fato de ser versátil em campo, podendo ser escalado tanto como volante, seu posicionamento de origem, quanto na zaga, ou mesmo mais avançado, na armação.

Palmeiras se reapresenta e inicia preparação para enfrentar o Cuiabá

Observados por Abel Ferreira, atletas do Palmeiras praticam atividades durante treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco

De volta após o título Brasileiro, o Palmeiras joga neste domingo, às 18h30; Jailson e Giovani participaram da atividade

Após a conquista do título Brasileiro e o objetivo alcançado, o Palmeiras voltou aos treinamentos na Academia de Futebol na manhã desta sexta-feira. Com ainda três jogos para fazer antes do término da temporada, a equipe deu início à preparação para o confronto diante do Cuiabá, que acontece neste domingo, na Arena Pantanal, às 18h30.

Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na goleada sobre o Fortaleza não foram a campo e permaneceram na parte interna para atividades regenerativas. Os demais trabalharam a posse de bola e realizaram um enfrentamento de sete contra sete em campo reduzido.

Em transição física depois de se recuperar de uma lesão no joelho, o meio-campista Jailson participou de parte das atividades com os companheiros, assim como o atacante Giovani. Raphael Veiga, por sua vez, esteve junto do grupo no aquecimento e, na sequência, seguiu cronograma de recuperação da cirurgia no tornozelo com exercícios em campo e na academia.

Palmeiras terá mudanças

O Palmeiras que entrará em campo para encarar o Cuiabá terá mudanças na equipe titular em relação aos últimos jogos. Os meias Gustavo Scarpa e Zé Rafael levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos; Gabriel Menino e Atuesta concorrem por uma vaga no lugar do camisa 8 enquanto Bruno Tabata pode ser o substituto de Scarpa.

Há a expectativa que mais alterações ocorram, já que o objetivo final foi alcançado, com jogadores com menos minutagem ganhando oportunidades. O que é certo é a presença de Dudu. O camisa 7, em entrevista ao SporTV na quinta-feira, revelou que conversou com Abel Ferreira e pediu para jogar as partidas restantes – caso isso se confirme, o atacante atuará em todos os jogos do Brasileirão e igualará o feito de Conca, em 2010.

A equipe volta a treinar na manhã deste sábado, às 11h, novamente na Academia de Futebol.