1
X
3
25/01/2023 - 19:30
Jogando de pijamas, o Palmeiras venceu o Ituano por 3 a 1 no estádio Novelli Junior e assumiu a liderança geral do campeonato paulista, mesmo atuando com o time reserva. Com uma boa movimentação do quarteto ofensivo suplente, o Verdão envolveu o surpreendentemente frágil time do interior e chegou ao triunfo com alguma facilidade.
Abel Ferreira poupou os titulares, sem exceção, até do banco de reservas e assim deu chances aos reservas de mostrarem serviço, além de dar-lhes mais ritmo – algo necessário, principalmente, aos defensores, que ainda não haviam participado de nenhuma partida oficial na temporada. Luan e Kuscevic demonstraram que estavam mesmo precisando de ritmo de jogo, exibindo mais do que todos aquela ferrugem típica dos jogos iniciais de temporada.
Bruno Tabata demonstrou grande inteligência tática ao desempenhar com perfeição o papel de Raphael Veiga no time principal. Caindo bastante pela direita, o camisa 11 também contou com o impecável apoio de Mayke e os deslocamentos de Rafael Navarro para agredir o flanco defendido por Mário Sérgio e Bernardo.
Mas o Ituano também tinha suas armas e, com Paulo Victor, tentava explorar as costas de Vanderlan, que estranhamente subia ao ataque, mesmo com Breno Lopes jogando mais aberto do lado esquerdo. Sem a devida cobertura, deixou uma clareira que o time do interior, mesmo ainda demonstrando bastante falta de entrosamento, soube explorar.
O Verdão abriu o placar com Rafael Navarro após ótima jogada de Mayke, bem quando o Ituano demonstrava seu maior volume de jogo. A vantagem no placar deu confiança ao time, que passou a dominar a partida até o fim do primeiro tempo.
Na volta dos vestiários, o time da casa, com duas modificações, mostrou-se decidido a mudar o rumo do jogo e, depois de duas boas chances, chegou ao empate explorando exatamente as costas de Vanderlan, com o bom meio-campista Eduardo Person escorando para o gol um passe perfeito de Paulo Victor.
E mais uma vez, quando parecia que o Ituano assumiria de vez o controle do jogo, o Palmeiras deu o bote decisivo. Poucos instantes depois de um gol de Kuscevic ser anulado pela arbitragem após escanteio cobrado por Bruno Tabata, o camisa 11 alçou nova bola na área e Flaco López, apagado, testou meio sem jeito – a bola desviou em Lucas Siqueira e mudou totalmente de direção, enganando o goleiro Jefferson Paulino.
O gol foi a chamada ducha de água fria sobre o Ituano, que desmontou em campo. O Palmeiras tomou conta do campo de ataque e naturalmente chegou ao terceiro – um prêmio para Bruno Tabata, que cobrou pênalti sofrido por Flaco López.
No final, Abel deu rodagem à molecada que estava no banco e o time que terminou a partida parecia ser o da Copinha. A curiosidade ficou por conta do rápido teste com Garcia na ponta-esquerda (?!?).
O jogo foi uma excelente oportunidade para que os reservas, finalmente utilizados num jogo completo, pudessem exibir seus potenciais num ritmo que suas habituais entradas restando 10 ou 15 minutos não permitem. Mayke, Tabata e Navarro foram os que mais aproveitaram. A decepção foi Atuesta, que se manteve em ritmo letárgico.
Ao manter os titulares na capital paulista, Abel deixou claro, para quem ainda estava em dúvida, o que significaram estes quatro jogos de janeiro: mera pré-temporada. O foco está todo na Supercopa e no Flamengo. Isto explica um pouco a apatia vista nos jogos contra São Bento, Botafogo – e mesmo no clássico contra o SPFC.
E ainda assim, com os 3 a 1 em Itu, o Palmeiras chegou à liderança geral do estadual. Como tem sorte, esse Abel! Rumo a Brasília! VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Ituano
Primeiro tempo
Kuscevic abriu pra Breno Lopes que invadiu a área e bateu cruzado, para fora.
Diego Quirino roubou a bola de Kuscevic na saída, ajeitou e chutou de longe; Marcelo Lomba pegou firme.
Rafael Navarro tabelou com Bruno Tabata pelo flanco direito e ajeitou; Tabata bateu pressionado de dentro da área – a bola saiu por pouco, ao lado do gol de Jefferson Paulino.
Paulo Victor foi lançado em velocidade na esquerda, nas costas de Mayke, foi pra cima de Luan, cortou para dentro e bateu forte, rasteiro – Lomba caiu no canto direito e fez a defesa firme.
Eduardo Person recebeu por dentro, entrou na área, deu um corte em Luan e bateu rasteiro – a bola saiu a dois dedos da trave direita de Marcelo Lomba
GOL DO PALMEIRAS! Mayke roubou a bola no meio do campo e a sobra ficou com Flaco, que devolveu rápido para o camisa 12, que invadiu a área e preferiu rolar para Rafael Navarro, que entrou em velocidade e escorou para as redes do Ituano.
Bruno Tabata roubou a bola pela direita e acionou Rafael Navarro dentro da área; mesmo com pouco ângulo ele soltou a bomba, obrigando Jefferson Paulino a rebater para o lado.
Yago foi lançado nas costas de Vanderlan, em posição duvidosa; invadiu a área e finalizou – Lomba estava bem colocado e defendeu firme.
Atuesta deu um lindo lançamento para Flaco López, que conduziu a bola da direita para dentro e alçou para Breno Lopes na esquerda – o camisa 19 enquadrou o corpo e buscou o chute no ângulo, cruzado, mas a bola subiu um pouco.
Jailson recebeu de Mayke na direita, fez uma linda jogada individual e cruzou por baixo; bola passou por Navarro e López e ninguém empurrou para as redes.
Breno Lopes acionou Flaco por trás da zaga; o camisa 18 entrou na área, mas perdeu velocidade e precisou cortar o marcador; aí perdeu ângulo e concluiu em cima do goleiro, que defendeu com as pernas.
Thiago Scarascati encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários.
Mário Sergio ganhou de Jailson e chutou forte, à esquerda do gol.
Gol do Ituano – Diego Quirino fez a parede e lançou Paulo Victor em velocidade, nas costas de Vanderlan; o cruzamento por baixo encontrou Eduardo Person, que escorou no canto direito de Lomba – Mayke ainda tentou salvar em cima da risca mas não conseguiu.
Felipe Saraiva recebeu no bico da área, na esquerda, e chutou rasteiro – Lomba pegou firme no canto direito.
Diego Quirino ganhou de Kuscevic, entrou na área e centrou na cabeça de Eduardo Person, que escorou para fora.
Flaco López acertou um chute forte da intermediária, obrigando Jefferson Paulino a cair no canto esquerdo – pegou firme, mas com dificuldades.
Bruno Tabata bateu escanteio da direita, a bola foi desviada no meio do bolo e sobrou para Jailson, que dominou a bola junto ao segundo pau e tocou para Kuscevic embaixo da trave e o chileno mandou para as redes – o árbitro anulou o gol acusando toque de mão de Jailson
GOL DO PALMEIRAS! Agora valeu – Tabata bateu escanteio da direita e Flaco López testou – a bola resvalou em Lucas Siqueira e morreu no canto esquerdo de Jefferson Paulino.
Saiu: Atuesta
Entrou: Fabinho
GOL DO PALMEIRAS! Pênalti para o Palmeiras – Vanderlan cobrou lateral na área para Flaco López; Frazan chegou atropelando e cometeu a falta. Bruno Tabata bateu no meio do gol, alto, e fez o terceiro do Verdão.
Breno Lopes foi lançado em velocidade, invadiu a área e bateu forte; Jefferson rebateu e Navarro tentou aproveitar; o chute saiu prensado e Breno Lopes emendou, mas desta vez estava impedido – a bola saiu com muito perigo.
Saiu: Flaco López
Entrou: Merentiel
Saiu: Rafael Navarro
Entrou: Jhon Jhon
Saiu: Bruno Tabata
Entrou: Giovani
Saiu Breno Lopes
Entrou: Garcia
Thiago Scarascati, fraco, encerrou a partida.