Após estreia com revés, Artur cita as dificuldades da altitude e Lomba sai em defesa do elenco

Artur em disputa pelo Palmeiras contra o Bolívar, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Hernando Siles.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em entrevistas pós-jogo, Artur falou da “falta de ar”, enquanto Lomba elogiou o plantel palmeirense

Jogando com um time alternativo e recheado de garotos do Sub-20, o Palmeiras perdeu para o Bolívar, fora de casa, por 3 a 1 na estreia da Libertadores. O Verdão saiu na frente do placar com um golaço de Flaco López, mas logo em seguida sofreu o empate e a virada após a expulsão de Jailson.

Ao final da partida, o goleiro Marcelo Lomba e o atacante Artur, que reestrou com a camisa do Palmeiras, concederam entrevista e falaram sobre a partida. O camisa 14 comentou as dificuldades de atuar na altitude de La Paz e também o sentimento de voltar a jogar pelo Verdão. Já o arqueiro defendeu o elenco palmeirense e também falou da arbitragem.

Confira o que disse Artur e Marcelo Lomba

Artur

“Sentimento muito bom de reestrear, não foi das melhores por causa da derrota, mas estou muito feliz por estar no Palmeiras. Estou realizado e espero dar a resposta para a torcida palmeirense. A principal dificuldade foi a falta de ar mesmo, a gente procura e não acha, mas é isso. O Palmeiras é na dificuldade, agora é reerguer e fazer um bom jogo domingo e no restante da temporada”.

“Triste pela estreia com derrota, a gente sabe que é muito difícil jogar aqui. Um adversário muito difícil, ainda mais na altitude, mas agora é seguir e torcer para a gente ser campeão no domingo. O nosso trabalho tem sido muito bom, tenho muita confiança que a nossa temporada também será”.

Lomba

“Temos um elenco muito forte, viemos aqui e trabalhamos muito. Uma parte do grupo ficou no Brasil se preparando para a final, mas os que vieram aqui treinaram muito. Tivemos muitos meninos em campo, que são talentosos e ganharam experiência internacional. Lutamos com as armas que tínhamos, nos faltou algumas coisas, mas o grupo continua forte e unido”.

“A gente veio para vencer o jogo. Eles tiveram méritos, foram contundentes, criaram oportunidades. Mas a arbitragem foi muito rigorosa e desequilibrou a gente em momentos chaves da partida. Agora é levantar a cabeça, conversar porque temos jogos importantes pela frente”.

Reposição à altura: Marcelo Lomba mantém invencibilidade no gol do Palmeiras

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Atlético-MG, durante partida válida pela vigésima oitava rodada do Brasileirão 2022, no Mineirão.
Cesar Greco

Reserva imediata de Weverton, Marcelo Lomba atuou em 11 partidas pelo Verdão e não foi derrotado

A contratação de Marcelo Lomba pelo Palmeiras, em dezembro do ano passado, dividiu as opiniões dos torcedores palmeirenses, principalmente nas redes sociais.

Enquanto parte da torcida criticava a aquisição e queria a aposta em Vinicius, já que a Cria da Academia havia deixado boas impressões na reta final do Brasileiro de 2021, a outra apontava a experiência do goleiro como fator importante para ser o reserva imediato de Weverton, que desfalca o Verdão em jogos da Seleção Brasileira.

Passado 9 meses de temporada, a avaliação sobre Lomba tem sido positiva estádio afora e, internamente, celebrada pelas expectativas atingidas. O camisa 42 defendeu o gol palmeirense em 11 oportunidades no ano e não sabe o que é perder: sete vitórias e quatro empates.

Sua última aparição foi na vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG, no Mineirão, por 1 a 0, pelo Brasileirão. Lomba foi bastante exigido no primeiro tempo e defendeu um chute de Hulk ‘à queima roupa’, evitando o que seria o primeiro gol da partida. Ao todo, realizou três defesas no confronto.

“Vim preparado para isso, de defender o Palmeiras e substituir o Weverton. Trabalhar muito, principalmente a parte mental. Agradeço minha família, minha esposa e filhos, que me apoiam muito”, disse o camisa 42, em entrevista ao Ge.com, na zona mista do Mineirão após a partida de quarta-feira.

Além de seguir invicto na meta palmeirense, o arqueiro manteve a ‘baliza a zero’ em sete dos 11 jogos que disputou. “Meus companheiros fazem uma festa, às vezes quem joga menos se apoia muito para dar suporte”, acrescentou.

Aos 35 anos, Lomba tem contrato com o Verdão até o final da temporada. Focado na reta final do Brasileirão, o arqueiro afirma que há conversas por uma renovação. “Sobre 2023, estamos tratando. Sinto-me feliz aqui, com o grupo. Minha família também está feliz e estamos conversando”, concluiu.

Confira a sequência invicta de Marcelo Lomba no Palmeiras:

“A ponto de bala”: Marcelo Lomba valoriza semana de trabalho e projeta reta final da temporada

Marcelo Lomba durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Com Weverton na seleção, Marcelo Lomba deve ser o goleiro titular do Palmeiras contra o Atlético-MG

Depois de quase dez dias de preparação, o Palmeiras volta a campo para enfrentar o Atlético-MG, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time titular do Verdão para o duelo terá, ao menos, quatro mudanças em relação ao último jogo, sendo uma delas no gol: Weverton, na Seleção Brasileira, será substituído por Marcelo Lomba.

O experiente goleiro, contratado para esta temporada, não entra em campo desde o dia 5 de junho, coincidentemente no confronto do primeiro turno da competição entre Palmeiras e Atlético-MG. Em conversa com a TV Palmeiras/FAM, Lomba destacou a importância do período sem jogos para deixar todos “a ponto de bala”.

“Está sendo muito bom, a gente pôde treinar todos os aspectos. Temos um grupo que se conhece bem e estamos no final da temporada. Foi hora de quem precisava se recuperar, de quem precisava pegar um pouco mais pesado, e vejo que está todo mundo agora a ponto de bala para poder fazer bem esses últimos jogos”, disse o arqueiro.

“Faltam dois meses [para o fim da temporada]. É concentração total e os detalhes podem fazer a diferença. Procuramos, nestes dias sem jogos, ajustar os detalhes, mantendo o que fazemos de bom e evoluir para que nos tornemos uma equipe ainda mais dura, sólida e vencedora”, complementou.

Além do gol, as outras alterações acontecerão na zaga e no meio-campo. Gómez, suspenso, deve ceder a vaga para Luan, enquanto Fabinho e Atuesta são opções para atuarem nas ausências de Danilo, Gabriel Menino e Zé Rafael. O técnico Abel Ferreira também está fora do jogo.

“O Atlético-MG tem um poder ofensivo muito grande e temos de ficar atentos a isso. Estamos nos preparando com jogadas, vídeos e muita conversa. A consistência do Palmeiras vem de trabalhar duro todos os dias, então a gente não está abrindo mão de nada e vamos usar tudo o que temos à nossa disposição para vencer”, concluiu.

Marcelo Lomba feliz no Palmeiras

Embora não esteja sendo muito utilizado na temporada, Marcelo Lomba, que completará contra o Atlético-MG sua 11ª partida pelo Verdão, não se arrepende de ter aceitado o convite de jogar pelo Palmeiras e quer desfrutar do momento.

“Estou muito feliz pela decisão que tomei de vir pra cá, de conhecer a torcida, trabalhar com o Abel, com o Rogério e o Thales (preparadores de goleiro), além deste grupo vitorioso. A gente já foi premiado com dois títulos e estamos na briga por mais um. Da parte pessoal, estou muito contente e minha família também. Estamos bem adaptados e com a expectativa de ir mais longe, de viver essa reta final com tudo”, finalizou Lomba, que não foi vazado em seis das dez partidas que disputou pelo clube.

Lomba aproveita a oportunidade: “goleiro de time grande aparece nas horas certas”

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela quarta de final do Paulistão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Marcelo Lomba está substituindo Weverton, que está servindo à seleção da CBF

Sem Weverton, que está servindo à seleção brasileira, Marcelo Lomba foi o goleiro titular do Palmeiras contra o Ituano e finalizou mais uma partida pelo clube sem sofrer gols – o Verdão venceu o duelo por 2 a 0 e se classificou à semifinal do Paulistão.

O Palmeiras manteve o controle absoluto do jogo desde o apito inicial de Thiago Scarascati. Entretanto, Lomba precisou aparecer no início do segundo tempo para defender um chute cruzado de João Victor, na única escapada do adversário, quando o placar ainda apontava 1 a 0.

“O foco é esse: estar bem sempre que tiver uma oportunidade. Aprendo muito com o Weverton, a gente tem um ambiente muito bom de trabalho. Com os pés no chão, os goleiros aparecem quando é preciso. A gente não quer aparecer em todos os momentos, goleiro de time grande aparece nas horas certas”, disse o goleiro em entrevista aos jornalistas na zona mista do Allianz Parque.

“A gente trabalha muito. A camisa de goleiro do Palmeiras é vitoriosa e excelentes profissionais passaram por aqui. O trabalho dos preparadores [de goleiros] é muito bom, sinto-me muito bem preparado. Tudo vem com o trabalho”, completou Lomba.

Lomba fala da adaptação ao clube

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela quarta de final do Paulistão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Marcelo Lomba foi contratado para substituir Jailson e ser o reserva imediato de Weverton. Sua estreia pelo clube ocorreu contra a Ponte Preta e, a partir deste confronto, o camisa 42 disputou seis partidas e sofreu apenas dois gols. De acordo com o goleiro, o que facilitou sua adaptação ao Verdão é o trabalho que é desenvolvido pela comissão técnica.

“É um conceito do Palmeiras, parte do Abel, do staff que está em volta. Fica muito mais fácil para se adaptar, já tem uma linha de trabalho. O grupo é muito disciplinado e focado, está bem representado independentemente de quem esteja em campo”, finalizou.

Lomba será novamente titular na semifinal do Paulista, já que Weverton só retorna ao clube no meio da semana que vem. O Palmeiras enfrentará o Red Bull Bragantino ou o Guarani.

Contra Ituano, Marcelo Lomba disputará seu primeiro mata-mata pelo Palmeiras

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela décima segunda rodada do Paulistão 2022, no Estádio Nabi Abi Chedid.
Cesar Greco

Contratado em 2022, Lomba fez cinco jogos com a camisa do Palmeiras e sofreu apenas dois gols

Dono da melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista, o Palmeiras enfrentará o Ituano nas quartas-de-final. A partida, que será definida em jogo único, acontecerá quarta-feira no Allianz Parque, às 21h35.

Para o duelo, Abel Ferreira não poderá contar com jogadores importantes do elenco, seja por conta de convocações ou lesões. O goleiro Weverton se apresenta à seleção brasileira nesta semana e só deve retornar à meta palmeirense no Paulistão caso a equipe chegue à final. Sem o camisa 21, a tendência é que Marcelo Lomba seja o arqueiro do Verdão no confronto.

Contratado para esta temporada, Lomba atuou como titular no duelo de ontem, entre Palmeiras e Red Bull Bragantino, e ajudou a equipe a não sair derrotada da partida ao realizar boas defesas, sendo uma delas já nos minutos finais em chute de fora da área de Bruninho.

“Foi um jogo bem jogado, debaixo de muita chuva. Tivemos boas oportunidades e eles tiveram chances com bastante bolas aéreas; a nossa defesa foi bastante exigida e pude participar bastante do jogo”, disse Lomba ao final do jogo, que complementou falando sobre sua participação no duelo com a bola nos pés.

“Tive que participar com os pés também, o que é algo que treinamos dia a dia, mas sempre visando a construção da melhor forma de atacar”, finalizou. O goleiro participou ativamente da saída de bola palmeirense, mas o lance que mais chamou atenção foi aos 18 minutos do primeiro tempo, quando driblou o meio-campista Miguel dentro da área e saiu jogando com Jailson.

“Pensamento é na quarta-feira”, diz Lomba

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela décima segunda rodada do Paulistão 2022, no Estádio Nabi Abi Chedid.
Cesar Greco

Assim que Flavio Rodrigues de Souza apitou o fim da partida em Bragança Paulista, o foco dos palmeirenses já se direcionou ao Ituano. A equipe terá três treinos na Academia de Futebol até o duelo, e Lomba ressaltou que a preparação será para “melhorar o desempenho coletivo e individual para cada um somar com a equipe”.

Aos 35 anos e com a primeira chance de jogar uma partida eliminatória com a camisa do Palmeiras, o arqueiro finalizou falando sobre o apoio da torcida. “Nosso pensamento é na quarta-feira. Estamos muito focados e temos a oportunidade de jogar em casa com apoio da torcida”.

Com ele em campo, o Palmeiras disputou cinco partidas, venceu três jogos e empatou dois.