3
X
1

Bolívar 3x1 Palmeiras

O Palmeiras perdeu por 3 a 1 para o Bolívar, em La Paz, na estreia da Copa Libertadores da América de 2023. Jogando com o time reserva, o Verdão começou a partida muito bem, mas novamente foi vítima da combinação de seus próprios erros com intervenções erradas da arbitragem, que culminaram na virada do time local.

Com o time titular todo poupado da viagem à Bolívia, a torcida teve boas notícias com as participações de Flaco López, Richard e Marcelo Lomba, mais as estreias de Pedro Lima e Ian. Artur, outro (re)estreante da noite,  exibiu algum talento, mas ainda precisa de tempo para se aclimatar ao time.

Depois de resistir à pressão inicial do time da casa, o Verdão abriu o placar num golaço de Flaco López. O time parecia senhor das ações, dosando as energias e cadenciando o jogo, bem posicionado para aproveitar os espaços e ampliar o placar. Mas um erro de Naves na saída de bola proporcionou o gol de empate ao Bolívar, que recuperou moral e passou a apertar o Verdão na parte final do primeiro tempo, aproveitando também os efeitos da altitude em nossos jogadores.

Talvez tenha sido a falta de oxigenação no cérebro que fez com que Jailson, que havia sido injustamente amarelado, cometesse o toque com o braço que resultou em sua expulsão. No lance, ele quase cometeu pênalti – mas não importa muito, porque o segundo gol saiu logo na sequência, com nossa defesa ainda desarrumada.

Com um a menos e atrás no placar, Abel precisou reconfigurar o time e queimou duas substituições no intervalo. A expulsão de José Sagredo reequilibrou o jogo numericamente, mas o Palmeira já estava desfigurado. Além disso, o excesso de espaços seguia favorecendo o time local, que desejava um jogo com mais velocidade.

Mesmo assim, o Palmeiras seguia tentando se impor e teve bons momentos, sobretudo com Richard, que fez uma estreia muito promissora. Abel seguiu trocando as peças e promoveu as estreias de Pedro Lima e Ian, após perder Mayke e Naves, lesionados.

Com um time muito jovem em campo, o Verdão lutou, mas acabou sucumbindo à maior experiência dos bolivianos na altitude. O terceiro gol acabou com o jogo e o Verdão ainda levou uma bola na trave.

A se lamentar a péssima arbitragem do venezuelano Alexis Herrera, que interferiu no resultado do jogo. Resta ao Verdão virar a chavinha rapidamente e fazer o sacrifício valer a pena. Se tivemos todas essas dificuldades, foi pensando na decisão do Paulista. Ganhá-lo, no domingo, já era questão de não passar vergonha, e agora a obrigação aumentou. Que a torcida saiba fazer sua parte, desde o momento do apito final, nas redes sociais, passando pelos momentos que antecedem o jogo, no entorno do estádio, até o momento decisivo, com a bola rolando no Allianz PArque. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Bolívar

Carlos Lampe
Jesús Sagredo
Bryan Bentaberry
José Sagredo
Fernando Saucedo
Leonel Justiniano
Diego Bejarano
Nicolás Ferreyra
Pablo Hervías
Miguel Villarroel
Gabriel Villamíl
Roberto Fernández
Patricio Rodríguez
Javier Uzeda
Ronnie Fernández
Gabriel Poveda
Beñat San Jose
TÉCNICO


Primeiro tempo

8'
Bolívar

Saucedo bateu falta da ponta esquerda; a bola desviou em Artur na barreira e quase enganou Marcelo Lomba, que se recuperou e espalmou para o lado.

12'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Flaco López recebeu na direita de Garcia, fez jogada individual em cima de Bentaberry, puxou para o bico da área e bateu forte, na última gaveta – a bola ainda bateu na trave e entrou.

17'
Palmeiras

Breno Lopes tabelou com Flaco, recebeu na frente, entrou na área e tocou na saída de Lampe, mas pegou mal na bola e mandou por cima do travessão.

19'
Bolívar

Gol do Bolívar – Naves saiu jogando errado; o passe saiu rápido para a direção de Patricio Rodríguez, que cruzou para a chegada de Hervias, que testou livre no contrapé de Marcelo Lomba.

23'
Palmeiras

Mayke lançou longo para Garcia, que cruzou rasteiro, para a chegada de Breno Lopes, que bateu de primeira – a bola tinha o endereço do rodapé direito da meta, mas José Sagredo desviou para escanteio, com o goleiro batido.

28'
Palmeiras

Bola de pé em pé – de Breno Lopes para Jailson, e dele para Flaco López, que dominou dentro da área, trouxe para o pé esquerdo e bateu rasteiro – Lampe foi no cantinho e espalmou para escanteio.

30'
Palmeiras

Breno Lopes recebeu na esquerda, fez a jogada individual em cima de Jesús Sagredo e bateu de chapa, buscando o ângulo esquerdo, mas a bola saiu demais e passou ao lado da meta.

44'

Jailson cortou um chute a gol com o braço, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso do jogo.

46'
Bolívar

Gol do Bolívar – Após escanteio ensaiado, Roberto Fernández cruzou da esquerda; José Sagredo testou para o meio da pequena área e Bejarano testou para o gol, com a defesa do Palmeiras perdidinha.

48'
Palmeiras

Garcia enfiou para Breno Lopes em velocidade; mais uma vez o camisa 19 entrou na área com ela dominada e tocou pelo alto, encobrindo o gol.

O fraco juiz venezuelano encerrou o primeiro tempo. O primeiro cartão para Jailson foi altamente questionável.


Segundo tempo

Entrou: Gabriel Menino
Saiu: Garcia

Entrou: Richard Ríos
Saiu: Fabinho

5'
Palmeiras

Richard desceu pela direita e cruzou por baixo; Artur tentou emendar de primeira mas não encaixou o chute, e a bola cruzou toda a área.

6'

José Sagredo fez falta forte em Richard e recebeu o segundo amarelo, deixando o time da casa também com dez jogadores.

11'
Bolívar

Saucedo bateu falta da meia direita e mandou a bola muito perto – a bola morreu na rede pelo lado de fora.

13'
Palmeiras

Artur conduziu pela direita e bateu forte de canhota, rasteiro – Lampe foi no rodapé e desviou a escanteio.

14'
Bolívar

Bentaberry fez falta grosseira em Mayke ao lado da área mas o juiz mandou seguir; o Bolívar armou o contra-ataque e o próprio Bentaberry chegou na meia esquerda e disparou no ângulo esquerdo; Marcelo Lomba foi buscar e espalmou a escanteio.  Mayke se machucou no lance.

18'

Entrou: Pedro Lima
Saiu: Mayke

26'
Bolívar

Roberto Fernández recebeu de Ronnie Fernández e chutou forte – a bola passou perto do ângulo direito de Lomba.

30'

Entrou: Ian
Saiu: Naves

33'
Palmeiras

Breno Lopes tentou encobrir o goleiro num chute de surpresa, da linha lateral – Lampe espalmou a escanteio.

34'

Entrou: Rafael Navarro
Saiu: Breno Lopes

38'
Palmeiras

Rafael Navarro bateu forte do bico da área e Lampe desviou a escanteio.

42'
Bolívar

Gabriel Poveda enfileirou três jogadores de nossa defesa e chegou cara a cara com Lomba, que defendeu a finalização com um tapa preciso.

43'
Bolívar

Gol do Bolívar – Uzeda aproveitou bola cruzada rasteira, após jogada individual de Fernández, e fuzilou Lomba.

47'
Bolívar

Villarroel chutou da meia direita; Lomba raspou na bola e ela explodiu no travessão.

52'

O árbitro, que complicou para todo mundo, encerrou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Marcelo Lomba
Apesar de ter sofrido três gols, foi o melhor do Palmeiras em campo.
8
Mayke
Fazia uma partida bem equilibrada entre defesa e ataque, até sofrer uma tentativa de amputação.
6.5
Pedro Lima
Mostrou personalidade na estreia, mas suas tentativas não tiveram muito sucesso.
6
Luan
Foi importante para abafar a pressão inicial do adversário, mas caiu bastante de rendimento conforme o jogo se desenrolava.
6
Naves
Parece ter sentido o nervosismo e cometeu um erro grave.
5
Ian
Jogou leve, parecia que ainda estava na base. Dos três laterais esquerdos do elenco, parece ser o que cruza melhor.
6.5
Vanderlan
Parecia bem preocupado com a dosagem física para ter pulmões no fim do jogo; mesmo assim fez uma partida consistente.
6.5
Fabinho
Foi quem mais parecia estar com o freio de mão puxado, também preocupado com os efeitos da altitude. Quem dosa demais também perde rendimento.
5.5
Richard Ríos
Não sentiu o peso da camisa e deu demonstrações que veio para brigar por vaga entre os titulares.
7.5
Jailson
Só acertou uma jogada - passe para Flaco, que finalizou. De resto, errou tudo, de forma irritante. Só não merecia ter levado o primeiro amarelo.
2
Gustavo Garcia
Jogou leve e encaixou ótimos passes pelo flanco direito.
7
Gabriel Menino
Fez várias funções conforme o time foi perdendo jogadores. Talvez, por isso, tenha oscilado.
7
Artur
Jogando por dentro, ainda reconhecendo o terreno, ficou abaixo do esperado.
5.5
Breno Lopes
Desperdiçou duas chances claras de gol que certamente teriam mudado o rumo do jogo.
5
Rafael Navarro
Entrou com muita disposição, mas não teve tempo para repetir o desempenho dos jogos da Libertadores passada.
6
Flaco López
Uma das melhores notícias do jogo. Se movimentou com inteligência, fez ótimas tabelas e guardou um golaço.
7.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Quando não se têm recursos à disposição, é necessário correr riscos. Abel calculou esses riscos e não deve estar arrependido. Escancarou o que toda a torcida vem alertando há tempos: o elenco é insuficiente.
6




2 comentários em “05-04-2023 – Bolívar 3×1 Palmeiras – Libertadores da América 2023

  1. estrategia perfeita do abel. botou o sub20 pra pegar cancha na libertadores, descansou os titulares, ao contrario do cheirinho, mostrou pra blogueirinha que o time precisa de reforços e escancarou a ruindade do cover do will smith. resultado mais que esperado, agora é botar na balança pra tirar 15 pontos no grupo.

  2. Sinceramente, é muito difícil ver o Breno Lopes em campo. Total gratidão pelo gol do título na Liberta, mas o ciclo já deveria ter sido encerrado. A insistência em colocá-lo no time já me faz lembrar o Márcio Araújo “olhos de margarida”.

Deixe uma resposta